A CTPS ou Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento obrigatório para todo trabalhador que realize qualquer tipo de atividade com remuneração. Neste texto, ensinaremos passo-a-passo como realizar o agendamento da carteira de trabalho.

É importante que qualquer cidadão tenha sempre ela em sua mão, visto que em qualquer emprego será necessária a entrega da CTPS para anotações, sendo que será ela que comprovará a relação de emprego, assim como sua duração e salário.

Antigamente para se retirar sua Carteira de Trabalho, era necessário se dirigir ate o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, e esperar filas quilométricas, o que demandava bastante tempo do trabalhador, gerando enormes prejuízos.

Agora para agendar seu pedido junto ao MTE, basta que o cidadão faça seu agendamento ONLINE diretamente no site.

Como Realizar o agendamento da Carteira de trabalho no MTE?

Com a informatização dos sistemas do Governo no Brasil, agora o trabalhador pode realizar seu agendamento junto ao Ministério do Trabalho e Emprego de forma simples e rápida, no conforto de sua casa.

Para realizar o agendamento junto ao MTE de sua CTPS, basta que o trabalhador possua um computador ou um Smartphone com acesso a internet e uma impressora, para imprimir o comprovante e seguir nosso guia passo-a-passo.

  1. Tendo o material necessário, basta que o cidadão entre no site do MTE: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam
  2. Após acessa o WEBSITE, basta que escolha seu Estado, em seguida sua cidade e em seguida em TIPO DE ATENDIMENTO, selecionar EMISSÃO DE CARTEIRA DE TRABALHO BRASILEIRO (Ou estrangeiro, dependendo se você for brasileiro ou não)agendamento carteira de trabalho
  3. Coloque os códigos verificadores (que estão na caixa em colorido) e clicar em prosseguir
  4. Em seguida aparecerá todos os postos de atendimento em é possível realizar o agendamento da carteira de trabalho, clique na agenda abaixo de “ações”agendar carteira de trabalho mte
  5. Selecione o melhor dia e horário entre os disponíveis.
  6. Imprima o comprovante apertando na impressora no lado direito em cima ou apertando CTRL + P no seu teclado.

Pronto, agora basta ir até o Ministério do Trabalho e Emprego que você agendou com todos os seus documentos, como RG, CPF e Comprovante de Residência.

Caso seja necessário realizar o reagendamento do seu atendimento, basta clicar novamente no link do MTE: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam

reagendamento carteira de trabalho

Após entrar no WEBSITE, basta clicar em REAGENDAMENTO, do lado esquerdo da página e remarcar para outro horário que seja possível o seu atendimento.

Lembre-se também de verificar se todos os seus dados foram inseridos corretos, para evitar maiores complicações no futuro.

Caso tenha encontrado algum problema, vá até o final da página, que apresentamos os principais problemas na hora de agendar sua carteira de trabalho e como solucionar os mesmo.

Outras formas de Agendamento da Carteira de Trabalho:

O agendamento da Carteira de Trabalho geralmente é feito ONLINE, porém pode-se também ligar para 158, o telefone de atendimento do MTE e marcar diretamente com uma atendente, selecionando a opção AGENDAMENTO (apertando a tecla 8)

Este caso é interessante, quando não se consegue acessar o WEBSITE do Ministério do Trabalho e Emprego por algum motivo.

Lembre-se que também é possível se dirigir até um posto de atendimento e realizar o agendamento, apesar de não ser o modo mais prático, as vezes é a unica maneira do trabalhador conseguir solicitar sua CTPS.

Qualquer dúvida que tenha ficado, o número de atendimento 158 também servirá para resolver os problemas que porventura venham a surgir quando o trabalhador deseja solicitar seu documento de trabalho.

É possível também que em cidades de menores portes, não possua nenhuma agência do MTE. Nestes casos, para retirar sua CTPS é preciso descobrir qual o órgão responsável pela sua emissão.

Nestes casos, geralmente a prefeitura se encarrega de realizar os procedimentos relativos a Carteira de Trabalho. Caso não seja lá, eles saberão indicar qual o órgão municipal responsavel por esta área em sua cidade.

Principais problemas ao agendar a carteira de trabalho:

Infelizmente as vezes o trabalhador esbarra em algum problema ao tentar agendar seu pedido de CTPS, alguns casos se dão apenas por desconhecimento do cidadão outros porque o sistema está fora do ar.

Caso você tenha problema ao tentar solicitar o agendamento da sua carteira de trabalho, o primeiro passo é tentar novamente em outro horário, devido ao grande volume de solicitações as vezes o site do MTE se encontra fora do ar. Tente novamente após meia-noite ou em outro horário em que não haja tanto movimento no WEBSITE.

Caso o seu problema seja que não há vagas para solicitações, a solução é novamente tentar após meia-noite, aonde o sistema é reiniciado e então é criado novas vagas de atendimento nos postos do Ministério do Trabalho e Emprego.

Outra problema bastante é comum é de a WEBPAGE não carregar, neste caso tente acessar o site em outro computador ou atualizar seu navegador, utilizando sempre o Google Chrome ou o Firefox. (Lembre-se de sempre atualizar todos os software da maquina que se deseja usar)

Caso nenhuma das soluções acima apresentadas funcione, tente ligar para o atendimento telefônico no número 158, ou se dirija até um posto de atendimento do Ministério e faça seu agendamento pessoalmente.

Você também pode deixar um comentário abaixo ou clicar na área de contato.

Nossa equipe responderá sua dúvida na maior brevidade possível.

Espero que após todos essas dicas, você tenha conseguido realizar o agendamento da sua carteira de trabalho junto ao MTE.

Compartilhar com amigos:

Leia também:

3 Comentários

  1. Estou estarrecida com o péssimo atendimento de vocês em relação ao agendamento pela internet para tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho. Primeiro porque só liberam as vagas após 0:00 (zero) hora, depois quando consigo escolher a hora no dia que aparece ter vagas, preencho os campos certos me mostram o dia e os horários e, no final dizem que tem erros, sei que não tem, mesmo assim não consigo concluir o agendamento. Há dois dias que tento um agendamento para o meu primo, fico tentando por mais de uma hora e não consigo. Isso é piada ou brincadeira de mau gosto? Afinal quais são os meus direitos?

    Fonte: Agendamento da Carteira de Trabalho: CTPS | Saiba seus Direitos

    • Olá Teônia, tudo bom?

      Nosso site não tem qualquer relação com o Ministério do Trabalho ou qualquer agência do governo.
      Somos uma empresa de consultória previdenciária, o texto acima tem a função de ajudar os trabalhadores que precisam agendar sua CTPS, visto que o próprio site do MTE tem pouca informação sobre o assunto.

      Abraços.

  2. Bom dia fiz o agendamento para segunda via da carteira falou que estava tudo ok so que nao saiu o papel do agendamento como faco para imprimir uma segunda via

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário