INSS previdência social

O Instituto Nacional do Seguro Social ou INSS disponibiliza o serviço AGENDAMENTO INSS para aposentadoria pelo telefone ou pela internet, de modo a agilizar o requerimento da concessão do beneficio e facilitar a vida do segurado.

Desta forma o segurado não terá que passar longas horas nas fila do INSS apenas para ter que retornar posteriormente para outra consulta, sendo a melhor forma do trabalhador agendar o atendimento junto ao órgão da previdência.

Este modelo serve para requerer diversos benefícios, como o auxilio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte, aposentadoria por idade. Sendo em alguns casos possível requerer a pensão por morte e o salário-maternidade e enviar os documentos pelos correios.

Importante você ter em mãos para o agendamento INSS:

  • Papel e caneta,
  • Número de CPF e RG;
  • o número do benefício em mãos;
  • Número do PIS/PASEP – presente na carteira de trabalho do trabalhador;
  • Número do NIT – é o número de identificação de contribuintes individuais, domésticos e facultativos;

Após o pedido, você poderá verificar como anda seu pedido do beneficio, através do site do INSS, desta forma poderá verifica também após a requisição da perícia ou agendamento junto a previdência social, sabendo no conforto da sua casa se o seu pedido de benefício foi concedido ou indeferido.

AGENDAMENTO INSS PELO TELEFONE

Para agendar a perícia com o INSS pelo telefone, basta ligar 135 do seu telefone para a previdência social, entre os horários de 07:00 as 22:00 horas, de segunda a sexta.

O agendamento INSS disponibiliza pelo telefone os seguintes serviços:

  • Auxílio doença;
  • Pedido de Prorrogação de auxílio doença;
  • Pedido de Reconsideração  de auxílio doença;
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Benefício assistencial;
  • Encaminhar pedido de aposentadoria;
  • Pedir certidão de tempo de contribuição;

Importante destacar, que se ligar pelo telefone celular, haverá o custo de uma ligação local. Importante também você verificar todos os documentos necessários para o dia do atendimento, para que não se tenha que voltar ao INSS após já ter sido realizado o primeiro agendamento.

AGENDAMENTO INSS PELA INTERNET

É possível através da internet agendar quase qualquer um dos benefícios disponíveis no INSS, visto que cada unidade da previdência social só pode atender uma quantidade de pessoas por dia, assim o segurado já vai na hora e no dia marcado, evitando filas e esperas demoradas.

O primeiro passo para pedir o agendamento via internet é entra neste LINK. Após clicar no link, clique em “Seleciona um serviço” e escolha o tipo de atendimento que você vai requerer, depois basta colocar o código verificador e avançar e que depois você agende na sede mais perto da sua casa.

AGENDAMENTO INSS

AGENDAMENTO INSS

Após escolher o tipo de agendamento, basta preencher os seus dados, selecionar que unidade da previdência social você deseja agendar sua consulta e imprimir o comprovante do requerimento.

AGENDAMENTOS DE PERÍCIAS

O segurado também poderá usar o agendamento INSS pelo telefone ou pela internet, usado principalmente nos casos de pedido do auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez.

Para isto, basta ligar o número 135 ou clicar neste link, que você será redirecionado para o site do INSS, para que você agende sua perícia.

Em seguida basta inserir o código verificar, depois colocar o estado, a cidade e qual o posto da previdência social você deseja agendar o seu pedido de perícia e pronto, você já marcou o seu atendimento, bastando ir no dia marcado com todos os documentos necessários listados abaixo.

Infelizmente, há muitos casos em que o INSS nega a pericia do segurado, mesmo quando é devido o benefício de auxílio-doença, se este é o seu caso, entre em contato com nossa equipe através da central de atendimento.

QUE DOCUMENTOS EU PRECISO LEVAR PARA O AGENDAMENTO INSS?

  • Documento de identificação válido e oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
  • Segurado especial (lavrador, pescador artesanal, indígena etc): deve apresentar  os documentos que comprovem esta situação, como a declaração do sindicato, contratos de arrendamento, documentos da época em que conste a sua ocupação, etc. Saiba mais sobre a comprovação de atividade do segurado especial;

problemas no agendamento inss

PROBLEMAS AO REALIZAR O PROCEDIMENTO

Infelizmente como muitos sites do governo, o trabalhador ao tentar realizar o agendamento do INSS pode se deparar com alguns problemas.

O principal deles é de simplesmente o site não estar acessível.

Caso isso ocorra, o que se pode fazer é tentar acessar o website em outro horário, visto que o mesmo pode encontrar-se sobrecarregado. Tente agendar cedo da manhã ou tarde da noite, quando há menos pessoas realizando o procedimento.

Caso o erro persista, tente acessar o site com outro computador (nunca do celular), visto que seu equipamento pode encontrar-se com algum tipo de incompatibilidade com o site.

Se mesmo assim você não conseguir, ligue 135 ou vá diretamente ao posto de atendimento do INSS, aonde você pode resolver diretamente com uma atendente.

PRINCIPAIS RESULTADOS DO AGENDAMENTO INSS:

Após verificar como anda o pedido de aposentadoria, auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez junto a Previdência Social, o trabalhador as vezes fica confuso pela linguagem técnica utilizada. Os três principais resultados são:

  • Pedido deferido: Significa que seu pedido junto a previdência foi concedido. Em breve chegará a carta de concessão na sua casa, porém você também pode imprimir diretamente do site e levar ao banco designado.
  • Pedido Indeferido: Significa que o seu pedido não concedido, por algum motivo a previdência decidiu não conceder o seu benefício. Essa é a hora de ter calma, analisar porque não foi deferido e procurar ajuda especializada para ingressar com o recurso e/ou ação judicial para obrigar o INSS a conceder a aposentadoria.
  • Pedido Habilitado: Significa que a previdência já está analisando o seu pedido, geralmente este periodo demora entre 15 a 30 dias, demorando um pouco mais em alguns casos. Caso a demora seja excessiva, procure a ouvidoria do órgão e/ou um advogado

Qualquer outra dúvida que porventura tenha ficado sobre o agendamento inss, você pode entrar em contato diretamente com o INSS pelo telefone 135, ou deixar sua mensagem para nossa equipe de especialista no assunto, ficaremos felizes em ajudar.

Você pode verificar sua Carta de Concessão no Meu INSS.

Também achei um vídeo que também explica passo a passo como realizar o procedimento.

Compartilhar com amigos:

Leia também:

20 Comentários

  1. os valores a serem transmitidos foram devidamente calculados estao corretos e foram devidamente aceitos eu por fim aceito mas espero um possivel retorno sobvre valores a serem di9scutidos sobre juros e correçoes monetarias

  2. Boa tarde quero saber se eu tenho direito o salario maternidade tenho uma filha de 4 anos e um bebe de 9 meses sendo que já trabalhei de carteira assinada 4 vezes e quando eu tiver meu bebe tavo sem trabalha um ano e meio tenho direito o salário maternidades

  3. Oi queria saber uma coisa meu pai faleceu faz 12 anos e tenho direito alguma coisa ele tinha carteira assinada desde 19 anos eu tenho hj 19 me disseram que eu tenho um dinheiro para pegar q o governo q da Quando o pais faleceram e verdade isso ele tinha 53 anos quando faleceu

  4. Boa tarde, estou com tempo de contribuição completos, porém me falta uma CTC certidão por tempo de contribuição. este será emitido pela Prefeitura que trabalho, que será somado com o tempo de serviços prestados no regime geral. Minha dúvidas são as seguintes: Já fiz requerimentos por duas vezes na agencia do INSS, no qual me solicitaram esta CTC, consegui uma novo agendamento para o mês de Novembro/2017. Se acaso a lei mudar neste intermédio eu posso perder meu direito???? Aguardo resposta Grato. Paulo Rocha

  5. Estou ligando a dois dias para o 135 para agendar um atendimento para pedir o amparo assistencial ao idoso mais não há vaga disponível no momento o que fazer para marcar esse atendimento se eu ir no inss eles marcam lá com os números do protocolo ?

  6. Olá!!
    Estou com uma irmã internada há quinze dias esperando por uma vaga para cirurgia e precisa dar entrada no INSS.
    Pergunta: Eu como irmã, posso agendar sua perícia junto ao INSS? Preciso de uma procuração para representá-la uma vez que se encontra internada e impossibilitada de ir pessoalmente?

    • Olá Diana, você deve então tentar realizar o procedimento cedo da manhã. Caso mesmo assim não consiga, vá diretamente ao posto de atendimento.

  7. Olá Diego tentei marcar um agendamento de aposentadoria em todos os sistemas como o 135 a internet e presencial na agencia, me respondem de que não esta agendando podem fazer isso?

  8. Após a confirmação do meu pedido e o inss deferir o meu pedido,o inss vai me pagar desde o dia do telefonema para o 135,ou só a partir do deferimento ?

  9. Comecei trabalhar de carteira assinada,1999, até 2017 ,com este tempo de contribuição posso aposentar? Como faço pra saber se tenho direito para aposentadoria?

    • Olá Jasmira!

      Você pode ir no posto de atendimento do INSS requerer seu CNIS para ver o seu tempo total de contribuição. Mas ao meu ver você ainda não completou o tempo minimo de contribuição de 30 anos para sua aposentadoria.

      Abraços.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário