Professores que exercem função de magistério fora da sala de aula podem se beneficiar da aposentadoria especial. Esse foi a decisão do desembargador Luiz Eduardo de Sousa, do TJ de Goiás, ao conceder o benefício para um professor contratado pelo estado.

A aposentadoria especial reduz em cinco anos o tempo de contribuição do professor.

O professor disse que, em mais de 30 anos no serviço público, exerceu as funções de auxiliar de sala de leitura, auxiliar de apoio educacional, supervisor, orientador de projeto e coordenador de turno. Por isso, apresentou Mandado de Segurança para ter o direito reconhecido.

O município recorreu, alegando ausência de direito líquido e certo do autor do processo. A prefeitura afirmouque o servidor deveria ter exercido plenamente as funções estabelecidas no artigo 67 da Lei 11.301/2006, que são as de professor regente, diretor ou coordenador pedagógico.

O desembargador, porém, considerou que o professor merece a aposentadoria especial. Em decisão monocrática, Sousa disse que as funções exercidas, “embora não adstritas ao âmbito da sala de aula, guardam relação com a atividade de docência, tanto é que foram desempenhadas no ambiente escolar.”

O relator apontou que o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça já decidiram em casos semelhantes que professores que exercem atividades-meio ou fins do ensino têm direito à aposentadoria, “em prol da valorização dos profissionais do ensino básico”. 

É importante salientar que o INSS exige comprovação da atividade como professor. Para mais detalhes observe as regras descritas na Instrução Normativa nº 077/PRES/INSS de 21.01.2015 conforme abaixo:

Art. 239. A aposentadoria por tempo de contribuição será devida ao professor que comprovar, exclusivamente, tempo de atividade exercida em funções de magistério em estabelecimento de educação básica, bem como em cursos de formação autorizados e reconhecidos pelos Órgãos competentes do Poder Executivo Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e alterações posteriores, após completar trinta anos se homem e 25 (vinte e cinco) anos, se mulher, independentemente da idade, e desde que cumprida a carência exigida para o benefício.

aposentadoria especial do professor

O que fazer se o INSS não reconhece meu direito?

Infelizmente o INSS não reconhece que o professor tem direito ao seu benefício de aposentadoria quando trabalha fora de sala de aula.

Apesar da decisão ter sido tomada, e haver jurisprudência sobre o caso, o INSS ainda indefere quase todos os pedidos de professores que exercem sua profissão além da sala.

Nestes casos é de extrema importância que o professor busque seus direitos na justiça, seja através da defensoria pública ou através de um advogado previdenciarista. Apenas assim obrigará a previdência social a reconhecer seu direito de se aposentar.

Buscar sua aposentadoria é um direito e obrigação do professor, que ajudará a criar jurisprudências que obrigará aposentar os professores que tem seu beneficio aposentados e não buscam seus direitos na justiça.

Como funciona a aposentadoria especial do Professor?

a “aposentadoria especial do professor” é uma nomenclatura popular e um pouco errada. Visto que o professor tem sim uma diminuição no tempo de contribuição necessária para se aposentar, porém ainda sofre do fator previdenciário.

O direito do professor de aposentar com 05 anos à menos do que as outras profissões, se dá pelo desgaste que a profissão dá, e diferente dos outros casos de redução do tempo necessário, como profissionais exposto a químicos, infelizmente o STF vem decidindo que nestes casos, há sim à incidência do fator previdenciário.

Você pode saber mais sobre isso, lendo nosso texto completo sobre o assunto, clicando aqui.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, você pode deixar um comentário abaixo.

Compartilhar com amigos:

Leia também:

296 Comentários

  1. Gostaria de saber se um professor que tem uma gratificação por ter exercido a sua função de direção por 5 anos consecutivo, tem direito a levar esta gratificação para a aposentadoria, pois ele já tem 32 anos trabalhando no magistério.

    • Olá Ivante,

      A gratificação de função só pode ser incorporada ao salário do empregado quando for percebida por, no mínimo dez anos seguidos.

      Abraços.

      • Ola Diego tenho 57 anos dezenove anos de auxiliar de educação infantil e 8 anos de professora na educação infantil posso me aposentar? cleide

          • O tempo de 5 anos no Exército conta para fins de aposentadoria? Tenho 23 anos de sala de aula e 48 de idade.

        • Sou agente educacional, gostaria de saber se tenho direto da aposentadoria com 25anos pois trabalho dentro da sala de aula 40hs?

    • Oi Diego
      Sou professora há 28 anos e tenho 58 anos, porém o INSS da minha cidade diz que só posso me aposentar com 30 anos de contribuição e que a aposentadoria especial reduz somente a idade e não a contribuição. Como devo agir? Que lei assegura a aposentadoria especial de 25 anos de magistério?

    • Boa noite,
      Sou professora da república Estadual de São Paulo; já tenho os 25 anos publicados e pagos ( diário oficial e holerite ), até onde eu sei, para ter aposentadoria integral preciso completar meus 50 anos ( agora 16/07/16)- estou esperando este prazo para começar o processo, que em minha região – SANTOS SP- é absurdamente lento e burocrático. O texto diz em 25, INDEPENDENTEMENTE DA IDADE (?). Enfim ? qual a informação correta, pois estou disposta até, a contratar advogado particular, para moralizar o tempo do meu processo.
      Desde já agradeço- Sandra Cristina Marques Rafael.

    • Dr. Diego fui professora universitária por 2 anos, antes de 1996; e no ensino fundamental já completei 23 anos, como professora. Portanto fecha 25 anos de contribuição.
      Por estes dois anos de prof universitaria, haver sido antes da lei de 1996, não poderia contar para tempo de contribuição.

  2. Que bom… pena que após tantos anos de luta e ao aposentar-se pelo regime previdenciário do INSS, o trabalhador da educação (professores, coordenadores etc) perde grande parte do salário que recebe ao estar na ativa… e vai viver o restinho de sua vida, de migalhas. Engraçado que nenhum advogado ou nenhum político percebeu essa injustiça ??? … em prol da valorização dos profissionais do ensino básico !!!

    • Dr. Diego fui professora universitária por 2 anos, antes de 1996; e no ensino fundamental já completei 23 anos, como professora. Portanto fecha 25 anos de contribuição.
      Por estes dois anos de prof universitaria, haver sido antes da lei de 1996, não poderia contar para tempo de contribuição.

  3. Quando aposentei como não tinha 25 anos como regente , completarão com meu tempo de : diretor , vice , como se esses cargos não fizesse o mesmo de regente , que é educar , aí tive que aposentar com 30 anos , isso é correto ?

    • Olá Marilene,

      O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 29 de outubro pela modificação da Súmula 726, que garantia aposentadoria especial apenas para professores com tempo de serviço em sala de aula. Com a decisão, a redução em cinco anos nos requisitos de idade e tempo de contribuição para a aposentadoria será estendida também para diretores e coordenadores de unidade escolar, além de assessores pedagógicos na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.

      Caso seja negado sua aposentadoria especial, entre em contato com um advogado ou a defensoria publica.

      Qualquer duvida entre em contato: diegocastroadv@outlook.com

  4. BOM DIA, SOU PROFESSORA ESTADUAL E QUANDO JÁ TINHA O TEMPO DE 25 ANOS DE SERVIÇO,FUI READAPTADA NA SALA DE LEITURA, DEPOIS DE SEIS MESÊS COMPLETEI 50 ANOS.HOJE DEPOIS DE 2 ANOS AINDA NA SALA DE LEITURA MEUS PAPEIS DA APOSENTADORIA VOLTARAM,DISSERAM QUE TENHO QUE TER 30 ANOS DE SERVIÇO E 55 DE IDADE.PERDI O DIREITO DA ESPECIAL.GOSTARIA DE SABER REALMENTE MEUS DIREITOS.ATENCIOSAMENTE .

    • Olá Paula!

      Você tem direito a se aposentar aos 25 anos de serviço. Se você foi readaptada depois dos 25 anos, então o seu direito já está garantido.

      Para buscar seus direitos, o ideal é buscar um advogado ou a defensoria publica.

      Qualquer duvida: diegocastroadv@outlook.com

  5. com quanto tempo de trabalho um professor se aposenta??? pode acrescentar nesse tempo outros trabalhos com carteira assinada??

    • A aposentadoria do professor por tempo de contribuição é cinco anos mais cedo. O professor tem direito a aposentadoria aos 30 anos de contribuição e a professora aos 25 anos de contribuição, desde que comprove o tempo de efetivo exercício em função de magistério na educação infantil, no ensino fundamental ou no ensino médio.

      Para ter direito a aposentadoria do professor é preciso que o segurado tenha trabalhado todo o tempo exclusivamente como professor. Se um homem trabalhou, por exemplo, 10 anos em atividade fora da escola e outros 20 como professor não terá direito a aposentadoria do professor. Nesse caso terá que completar os 35 anos de contribuição.

      Qualquer duvida envie um email para:

      diegocastroadv@outlook.com

      • boa noite! moro em Belem.Sou professora estadual hà quase 29 anos ,vou fazer mes q ven 51 anos..fui diretora escolar hà uns 18 anos,fui coordenadora pedagogica,professora etc..Na Seduc,me disseram q como sai de sala de aula ,tenho q me aposentar com 55 anos de idade e 30 de serviço..baseada na portaria do Lula,mas q so ampara os professores nessas funçoes a partir de 2006 ,dos anos anteriores a essa data nao ampara..to querendo muito me aposentar…o q decidiram ,vai valer p os anos anteriores? ou so a partir de2015

  6. Bom dia!
    Tenho 25 anos de magistério, exercido em sala de aula, mas farei 44 anos no mês de novembro. Posso me aposentar? Com qual vencimento?
    Att,
    Maristela Silva dos Santos

    • Olá Maristela,

      Poderá sim, porém se não possuir regime próprio, sofrerá forte incidência do fator previdenciário.

      abraço.

    • Olá Carla,

      Você poderia ser mais clara? Preciso saber em que você trabalha, a quanto tempo, se é professora.

      Só se formada em pedagogia não dá o direito de aposentadoria especial.

      Até mais.

  7. Tenho 28 anos de magisterio(professora e coordenadora pedagogica) e 46 anos de idade, mas não tenho direito a aposentadoria devido ao fator previdenciario???, tenho que esperar até que idade para me aposentar com vencimentos integrais?

    • Olá Janete,

      Exatamente. A não ser que você esteja em regime próprio. Se for se aposentar pelo INSS haverá sim forte incidência do fator previdenciário.

      abraço.

  8. Gostaria de saber quando posso dar entrada em minha aposentadoria? Comecei a trabalhar em 15 de março de 1987 pela prefeitura com assistente administrativo, porém em 2007 através de outro concurso passei para sala de aula pela mesma prefeitura. No ano de 1992 iniciei no Estado concomitamente com a Prefeitura como professor em designação temporária. Att. Lúcia.

  9. Boa tarde , sou pedagoga trabalho há 26 anos na educação estadual , e vou me aposentar em janeiro 2016, recebo 4.102.00 desconta 436,00 reais de contribuição previdenciário. Você sabe me dizer qual o valor do salário que irei receber depois de me aposentar? Desde já agradeço,obrigada.

    • Olá Lucilene,

      Como o calculo envolve diversos fatores, recomendo que se dirija ao INSS ou ao Instituto de previdência que você contribui.

      Obrigado,

      Diego Castro

      • Ola, trabalhei nos anos de 1987 a 1992 de Auxiliar de professor. Agora entrei com a aposentadoria e deu indeferido esses anos. A alegação foi que essa nomenclatura Auxiliar de professor não serve para a aposentadoria de 25 anos.
        Ja entrei na procuradoria,mas eles não resolvem e nem me mostram caminho para ser resolvido. Estou procurando algum documento desses ano de 1987. Para ver direitos e tb se esse cargo era incluído no de professor. Mas so encontro professor auxilar

    • Olá Rosanna,

      Poderá sim, porém se não possuir regime próprio, sofrerá incidência do fator previdenciário.

      abraço.

  10. Trabalhei alguns anos com estagio remunerado na educação antes de passar no concurso para professora. Esses anos contam na aposentadoria

    • Oi Livia,

      Os estagiários não são obrigados a contribuir para a Previdência Social e, por isso, o tempo trabalhado nessa condição não conta para o cálculo da aposentadoria. Entretanto, os estagiários podem pagar a contribuição voluntariamente, como contribuintes facultativos, para que o período do estágio entre no cálculo dos benefícios do INSS.

      Até mais,

      Diego Castro

      • Graziela 26/10/2015
        Oi, sou professora e tenho mais de 25 anos de contribuição ao Inss mas quando fui dar entrada nos papeis fiquei sabendo que como fui registrada como recrecionista no início do meu registro isto não contaria para aposentadoria especial com isso ficou faltando 4 anos para me aposentar sendo que tenho 27 de registro disse que precisaria estar escrito auxiliar de professora é desta maneira mesmo?

        • Olá Graziela,

          É sim necessário. Mas se o papel que você desempenhava era de professora, você pode procurar um advogado para entrar na justiça, apesar de que pode ser um pouco difícil de provar.

          Espero que tudo dê certo.

        • Trabalhei como diretor escolar em escola Estadual de 93 a abril de 2010 sem interrupção mim aposentei e perdi a gratificação de diretor não foi incorporada e agora o que faço posso pedir revisão de aposentadoria?

          • Se dirija ao INSS e peça a revisão do seu beneficio. Caso não seja reconhecido, procure um Advogado ou a defensoria pública.

            Abraços.

    • Oi boa tarde!
      Sou professor das séries iniciais ,estou com 54anos e 36 anos de magistério,
      Com esse tempo já posso pedir a minha aposentadoria?

    • Olá Ladislau,

      As alterações constitucionais trazidas pela EC 20/98 lograram direcionar a aposentadoria com redução de tempo tão somente ao professor que exclusivamente exerceu suas atividades na educação básica e ensino fundamental e médio.

      abraço.

      • Ola diego tenho 26 anos de sala de aula no ensino fundamental e 28 meses de. Firma .tenho 50 anos de idade quero saber se tenho direito a me aposentar sem perca de salario.

  11. Sou professora do município fazem 30anos completei esse ano 50 anos de idade estou como diretora fazem 7 anos me aposento dia 1 de dezembro e ai perco minha gratificação de gestora isso e legal?

    • Olá Ivante,

      A gratificação de função só pode ser incorporada ao salário do empregado quando for percebida por, no mínimo dez anos seguidos.

      Abraços.

  12. boa noite Diego,
    Sou professora estadual ha 12 anos, mas tenho mais 17 anos de contribuição do estado na area do transporte, somando tenho 29 anos de contribuição. Nesses 12 anos de magistério esta inchuso a rede municipal, estadual e federal, isso complicará no meu processo de aposentadoria?
    Ja tentei entrar c o processso p requerer minha aposentadoria por auxilio doença, mas me barraram, estou com 51 anos e não consigo mais dar aula, sinto muitas dores, tenho fibriomialgia e tenilite no braço direito, vc tem alguma orientação p me dar?
    Por favor

    • Olá Marta,

      Com apenas mais um ano de contribuição você poderá se aposentar pela regra normal, pois terá 30 anos de contribuição.

      Porém, se não consegue mais exercer o trabalho e o INSS negou o auxilio-doença, só resta ingressar com ação Judicial.

      Abraço.

      • Boa noite Diego, a ação judicial que vc menciona, seria ao certo contratar um advogado primeiro é isso? Porém eles cobram um absurdo aqui em nossa cidade! Vc tem alguma indicação?

  13. Estou recebendo auxílio- doença ha 3 anos, por causa de depressão.Tenho 21 anos de trabalho, tenho direito na aposentadoria especial?

  14. Gostaria de saber a partir de quantos anos de direção de escolas a gratificação pode ser incorporado ao salário?

  15. Tenho 29 anos de serviço, completei 50 anos agora em abril, como trabalhei no Laboratório de Informatica, disseram que não tenho direito a especial, porque minha função era auxiliar o prof. de sala de aula, e eu tinha que fazer planejamento p/ cada turma, o prof. só dava o conteúdo.

    • Rosane,

      A aposentadoria com 25 anos é exclusiva do professor. Mas falta apenas um ano para sua aposentadoria integral.

      abraços.

  16. Bom dia ! Completei em agosto deste ano 25 anos de magisterio. Destes , 22 foram em sala de aula. Tenho 44 anos de idade. Já posso solicitar minha aposentadoria?

    • Olá Monica,

      A lei explica que deve ser exclusivamente em sala de aula, para se aposentar agora, por causa desses três anos fora dela, você terá que ingressar judicialmente. Além de que por você só ter 44 anos de idade o fator previdenciário prejudicará bastante o seu rendimento.

      Abraços.

      – Diego Castro

  17. Gostaria de saber se professor da carreira federal Ensino Básico Técnico Tecnológico que atua nos institutos federais tem direito a aposentadoria especial. Nesse caso, como comprovar que atuou no ensino básico se nessas instituições há também ensino superior.

    • Olá Lucy,

      Terá direito apenas quem atuou no ensino básico. (Infantil, médio e fundamental)

      Se este é o seu caso, você poderá sim. Para provar, você pode requerer da instituição uma declaração, provando que a senhora trabalhava neste setor.

      Abraço.

  18. Trabalhei de professora eventual muitos anos no estado e município e agora sou professara contratada .Tenho 20 anos de contribuição no INSS.Tenho direito da aposentadoria Especial?

    • Olá Aparecida,

      Se comprovada o exercício de magistério, e 25 anos de contribuição, você poderá sim se aposentar quando completar essa data.

      Abraços.

  19. Sou Professora desde 04/05/1989. Hoje, pertenço ao quadro próprio do município regime CLT, mas sempre prestei serviços ao município de Jacarezinho/PR; porém ora era o Estado que pagava, ora através de convênios com outras prefeituras, tudo registrado em carteira de trabalho, tenho 44 anos. gostaria de saber quando poderei pedir minha aposentadoria? É verdade que o regime CLT em questão de anos aposentada esterei recebendo o equivalente a um salário minimo?
    Att.
    Sirlei
    Paraná

    • Olá Sirlei,

      Você poderá se aposentar quando completar 25 anos de contribuição. Porém se sua cidade não possuir regime próprio, sofrerá forte incidência do fator previdenciário.

      Sobre o valor, é impossível calcular sem saber o seu rendimento atual.

      abraço.

  20. Oi tenho 51 anos de idade, 30 de trabalho na rede estadual. Desempenhei varias funções durante esse tempo(secretaria, coordenadora, professora). No momento estou readaptada (este ano). Tenho direito a aposentadoria especial? Os proventos serão integrais? Pois segundo me orientaram só posso requerer a aposentadoria em abril/2017.

    • Olá Nilva,

      Como você já contribui a 30 anos, acredito que você possa se aposentar sem perdas. Esta orientação veio do próprio INSS?

      Abraço.

  21. Olá, sempre trabalhei com educação, e sempre foi em projeto e em escola particular, só que no registro, está como instrutora infantil, auxiliar de desenvolvimento infantil, mesmo assim eu posso entrar com a aposentadoria especial.

    • Olá Sandra,

      Se faz necessário provar que você exerce a função de magistrado dentro de sala de aula. O que entendo bastante complicado no seu caso.

      Abraço.

  22. Boa tarde! ingressei como atendente de creche, concursada em 91, me readaptei em 2005 e mudaram meu concurso do magistério para o executivo, hoje sou secretária escolar. Em janeiro farei 25 anos de serviço e 50 de idade. Posso ter direito a aposentadoria especial?
    Abraços

  23. Sou professora Estadual do RS,tenho 25 anos de serviço, mas trabalhei em biblioteca também , terei pagar este tempo que estive atuando em Biblioteca?

    • Olá Nilva,

      Eles devem estar falando sobre o fator previdenciário. É interessante que você vá ao próprio INSS solicitar essa informação.

      abraço.

  24. Trabalhei e contribui por 22 anos(De 1987 a 2009) como professora, tive dois afastamento por tempo indeterminado, mas sempre paguei as contribuições. Porém a 6 anos que pedi exoneração do estado de SP e comecei então descontar para o inss e não tenho trabalho registado desde então. Tenho 49 anos e gostaria de saber se ainda tenho direito aposentadoria especial.

    • Olá Monica,

      Apenas se você completar os 25 anos de contribuição como professora. Caso contrario você só poderá se aposentar com os 30 anos de contribuição!

      Espero que tenha ajudado,

      Diego Castro

  25. Fiquei sabendo que já existe jurisprudência sobre aposentadoria especial x fator previdenciário. Gostaria de saber sua opinião, pois não é muito lógico você ter direito a uma aposentadoria e nãopoder usufrui-la por causa da idade. Dá com uma mão e tira com a outra.

    • Infelizmente é como o governo trabalha, te dá com uma mão para retirar com outra.

      Sobre o fator previdenciário, ainda há muitas divergências sobre o mesmo. Alguns ganham, outros não. Apesar de eu pessoalmente não concordar, acredito que o STJ julgará com a continuidade do fator previdenciário.

    • A sua aposentadoria então é pelo regime próprio então. Você deve procurar o instituto em que você paga sua contribuição.

  26. Boa noite!!! sou professora desde 1988 com carteira assinada.Sempre trabalhei em sala de aula eu escolas da rede privada e dois anos em contrato da rede estadual..Fiz 50 anos,em agosto. Gostaria de saber se o meu salário após a aposentadoria será o mesmo ou sofre redução, em quantos por centos? se for o caso. Soube que os cálculos são feitos com base nos últimos três meses de salários. Você pode me esclarecer? Eu te agradeço.

    • Olá Maria,

      Caso se aposente pelo INSS sofrerá incidência do Fator Previdenciário, que diminuirá o seu salário. O Calculo é feito Separando-se os 80% maiores salários-de-contribuição existentes e faz-se uma média aritmética simples.

      abraço.

  27. Sou Professora no estado do RS, concursada e na Prefeitura Municipal de São Borja . Gostaria de entender sobre o fator previdenciário. Ele só vale se pagarmos o INSS? Se tiver fundo próprio é 25 anos de contribuição?

    • O fator previdenciário só incide se você se aposentar pelo INSS. Regime próprio não sofre o fator previdenciário!

      Abraço.

  28. Trabalhei 30 anos como professor na Prefeitura e aposentei por contribuição pela Previdência Municipal, aproveitando apenas o tempo de contribuição pela prefeitura, mas tenho saldo 9 anos de contribuição pelo INSS em empresas privada (não como professor) e 13 anos como professor estatutário pelo Estado de Mato Grosso do Sul, período esse em paralelo com o município perfazendo 22 anos de contribuição entre o Estado e o INSS, gostaria de saber se posso utilizar esse tempo para aposentar-me por idade quando completar 65 anos, hoje tenho 63, também gostaria de saber se pela previdência estadual ou INSS… Certo da atenção de vcs desde já agradeço…

    Leia mais: http://jus.com.br/forum/518472/como-aposentar-usando-o-tempo-de-inss-em-servicos-diversos-e-estatutario-como-professor-pelo-estado-de-ms#ixzz3pom1LVhd

  29. Sou professora a 23 anos. Destes 23 eu trabalhei 4 anos na secretaria municipal de educação como supervisora de gestâo. Tenho 60 anos e consultando o advogado do municipio ele me relatou que tenho que pagar esses 4 anos que fiquei fora de sala de aula. Ai vou ter que trabalhar mais 6 anos. Isso é correto? Me dê uma luz.

      • Vou fazer 25 anos de serviço em 2017, mais nestes 25 anos trabalhei 4 anos na secretaria de educação. Esse 4 anos eu tenho que pagar por estar fora de sala de aula. Isso foi o que eles me falaram.

        • Olá Ondina. Você conseguiu esclarecer sua dúvida. Os 4 anos trabalhados na Secretaria de Educação afetaram sua aposentadoria especial.

  30. Sou professora EBTT e estou afastada para doutorado. Me disseram que este tempo de afastamento não poderá contar para minha aposentadoria. Isto é correto ou há possibilidade de recurso?

    • Olá Lilia,

      Infelizmente não. O tempo de serviço relativo a licenças ou afastamentos para a realização de cursos de qualquer natureza não se enquadra no conceito acima, só podendo ser computado para fins de aposentadoria ordinária

      abraços.

  31. Terezinha Gerhardt – Professora em Santo Ângelo– tenho 58 aos, estou aposentada em uma matrícula mas nessa que atuo, tenho que pagar 4 anos em que trabalhei na CRE no setor se Efetividade. Eu realmente não tenho direito destes 4 anos, já que esse serviço tem que ser prestado por alguém. Eu acho castigo. não tenho como recorrer?
    tere.gerhardt@bol.com.br

  32. Boa noite, sou professora da rede municipal há 10 anos, mas antes trabalhei 12 anos em outra área com contribuição para o INSS. Posso juntar esse tempo de serviço? Se sim, terei alguma perda. Soube que percoo direito de aposentadoria especial, mas creio que valha à pena pois quando juntar os dois estarei com 50 anos, idade da aposentadoria. Estou certa?

  33. Ola! sou professora 29 anos (educação infantil, coordenadora pedagógica, bibliotecária, diretora) temos regime próprio no municipio. tenho 49 anos, posso me aposentar ou tenho que completar trinta anos de serviço para aposentadoria integral?

  34. sou professora a 25 anos, atuando sempre em sala de aula, porém tenho 44 anos; você recomenda que eu espere completar idade ou peça o beneficio agora? poderei depois requerer a não aposentadoria ou essa lei não foi aprovada? obrigada.

    • Se você se aposenta pelo INSS, recomendo que espere, ou o fator previdenciário diminuirá bastante o seu rendimento.

  35. Diego sou professor da rede municipal e recebo uma gratificação de sala de aula, essa lei foi criada em nosso município para incentivar o professor.
    Gostaria de saber se essa gratificação ela pode ser encorporada ao salario?Quanto tempo depois?
    Geronimo

  36. Bom dia ,tenho 31 anos de contribuição e 51 anos de idade ,trabanhando como professora ,gostaria de saber se tenho alguma perca ao aposentar?

    • Se você se aposenta pelo INSS você poderá se aposentar, porém sofrerá forte impacto no rendimento por causa do fator previdenciário.

      Caso se aposente pelo regime geral, poderá se aposentar sem percas.

      Porém, ultimamente há alguns casos em que entrando na justiça foi conseguido retirar o fator previdenciário da aposentadoria.

  37. Sou professora tenho 58 anos de idade. Concursada 01/02/1989. E 27 anos de contribuição com INSS. Fui Secretária Geral, durante quatro anos. Requeri minha aposentadoria. E recebi um documento, que de acordo com o art. 6º da Emenda Constitucional nº 41/2003 ao completar 25 anos de Magistério. Continuo trabalhando.

    • Se você segue a carreira de Professora, e foi transferida para secretária geral, o entendimento é que você pode sim se aposentar com 25 anos de contribuição.

      Caso seja negado a aposentadoria, só resta entrar por via judicial.

      abraço.

  38. Sou professora há 23 anos e tenho 42 anos de idade, trabalho no estado de São Paulo, poderei me aposentar quando fizer 25 anos de trabalho ou terei que esperar até conpletar 50 anos?

    • Se você se aposenta pelo INSS você poderá se aposentar, porém sofrerá forte impacto no rendimento por causa do fator previdenciário.

      Caso se aposente pelo regime geral, poderá se aposentar sem percas.

      Porém, ultimamente há alguns casos em que entrando na justiça foi conseguido retirar o fator previdenciário da aposentadoria, seria necessário uma investigação maior no seu caso para o mesmo.

  39. Diego, sou professora da rede estadual há 2 anos e sempre fui registrada como professora em escolas particulares, porém mudei de emprego e lá fui registrada como instrutora por se tratar de uma escola de idiomas. Isso influencia de alguma forma na contagem da aposentadoria? Posso somar tudo na hora de me aposentar?

    Desde já agradeço pela ajuda,
    Marisol.

  40. Verginia Pereira de Souza, sou professora da rede municipal á mais de 25 anos, com 61 de anos de idade,estou preparando para me aposentar, vou receberas gratificações dos cursos básicos, da qual recebo no meu salário? Vai ser mesmo 100%? Abraço

  41. Olá Diego! Sou professora do estado há quase dois anos e trabalho há 12 anos em escola de idiomas, porém lá sou registrada como instrutora. Na hora de me aposentar, eu conto esses anos como instrutora? Desde já agradeço a atenção.

    • Olá Marisol,

      Infelizmente não. Para provar os anos de contribuição como professora, deve constar o cargo compatível. É necessário então um modo de comprovar que na verdade trabalhava como Professora, talvez uma certidão da Secretaria de educação, caso negativa, apenas na justiça.

      abraço.

      • Ola Diego , já sou aposentada como professora estadual. E a dez anos estou concursada como professora no município . E tenho 54 anos com quantos anos irei aposentar nesse novo concurso.

  42. Boa tarde Diego, eu me chamo Evaldo, em dezembro eu termino minha faculdade de letras, e em julho do passado eu me aposentei por invalidez, quando terminar minha faculdade, tenho direito a essa a aposentadoria especial?
    Desde já lhe agradeço.

    • Olá Evaldo,

      Não entendi. Você é aluno ou professor?

      Você também já não está aposentado por invalidez?

      forte abraço.

  43. Boa noite Diego, sou professora atuante desde julho de 1988 (27anos) , durante este período passei por direção de escolas(anos) e estou de volta a sala de aula desde 2013. tenho 45 anos de idade. Posso solicitar minha aposentadoria?

    • Olá Sebastião,

      Poderá sim, quando tiver contribuído 30 anos. Porém sofrerá perdas do Fator Previdenciário se for aposentar pelo INSS.

      Por sorte, há entendimento de alguns juizes que possa fazer por via judicial a retirada do mesmo.

      Caso precise de ajuda, entre em contato pelo email: Diegocastroadv@outlook.com

      forte abraço.

  44. Bom dia Diego Castro, sou professora P-IV no Estado, estou como Secretária Geral de uma determinada escola, gostaria de saber se tenho direito a Aposentadoria Especial?

    • Poderá se aposentar sim.

      Porém se você aposenta pelo INSS sofrerá incidência do Fator Previdenciário.

      Forte abraço!

  45. Boa tarde, Diego. Sou professora há 25 anos. Nesse ínterim, assumi cargos de coordenação pedagógica, à disposição da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e Movimento Nacional de Meninos/as de Rua. Tenho 50 anos. Meu direito a aposentadoria especial está garantido?

  46. OLA DIEGO, ESTOU TBM PASSANDO POR ESTE DILEMA. POR 20 ANOS FUI DOC II, REGENTE, INCLUSIVE FAZENDO GLP. A 5 ANOS , POR MOTIVO DE DOENÇA, FUI AFASTADA DE SALA DE AULA. ME COLOCARAM NA SECRETARIA, NA FUNÇÃO DE AUXILIAR DE SECRETARIA. EM MOMENTO ALGUM ME FOI FALADO QUE, COM A NOVA FUNÇÃO EU PERDERIA O DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIAL, E TBM EU NAO TIVE DIREITO DE ESCOLHA SE QUERIA OU NAO SAIR. O MÉDICO ME ATESTOU SEM CONDIÇOES. AGORA, PELA NOVA FUNÇÃO, PERCO O DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIAL. ACHO INJUSTO EU SER PUNIDA POR CAUSA DE UMA DECISAO MEDICA. QUERO TBM ENTRAR COM MANDATO DE SEGURANÇA. COMO AGIR? MEU EMAIL C.CRISCOSTA@HOTMAIL.COM

    • Olá Claudia,
      O entendimento é que se você tem a carreira de professor e é readaptada para outro setor similar, você continua com o direito de se aposentar com 25 anos de contribuição. Porém, o INSS geralmente nega o pedido, sobrando apenas os meios judiciais para obtenção da aposentadoria. Penso que o único meio para sua aposentadoria com 25 anos, seria através de uma ação judicial, por intermédio de um advogado. Caso precise de encaminhamento, fico feliz em ajudar.
      Abraço!

  47. Ola Diego, sou professora da Rede Estadual de Educação RJ ( doc II ) Primeiro segmento do ensino Fundamental, a 25 anos.
    Por 20 anos fui regente, inclusive atuando tbm com completaçoes de carga horaria ( GLP).
    a 5 anos por motivo de doença, fui por recomendaçao médica readaptada para a secretaria, na função de auxiliar de secretaria.
    Na época, em momento algum me falaram que, com esta função eu perderia o direito a Aposentadoria Especial.
    O médico me achou incapaz de continuar dando aulas e me transferiu para secretaria, mas nada me foi informado, nao assinei nada tomando ciencia de tal fato.
    Penso em entrar com mandato de segurança, exigindo o meu direito, ja que nao posso ser punida pela fato de ser doente e por isto ter de me afastar alheio a minha vontade e por estar trabalhando dentro do ambiente escolar.
    o que vc me aconselha?
    Aguardo

    • Olá Claudia,

      O entendimento é que se você tem a carreira de professor e é readaptada para outro setor similar, você continua com o direito de se aposentar com 25 anos de contribuição. Porém, o INSS geralmente nega o pedido, sobrando apenas os meios judiciais para obtenção da aposentadoria. Caso precise de ajuda com isso, envie um email para: Diegocastroadv@outlook.com

      Abraço!

  48. Oi Diego o professor aposentado tem direito a ees fator previdenciário? Trabalhei também como secretária num colégio estadual 05 anos onde era recolhido o INSS esse eu tenho direito?

  49. Gostaria de saber como fica no meu caso, trabalhei na roça no tempo de moça, depois trabalhei em empresas e agora faz 08 anos que sou professora, tenho 43 anos e gostaria de saber se vou precisar trabalhar até completar trinta anos de contribuição, ou se vou poder averbar meu tempo de roça.

  50. Oi, Diego
    Desde 2013 trabalho na Rede Estadual, mas em 2010 dava aula em cursinhos e pagava a previdência como professora. A dúvida é: posso continuar pagando a previdência e depois somar para completar os 30 anos? Tenho alguns anos em empresas privadas, pretendo somar tudo.
    Grata.

  51. Bom dia, Diego.

    Sou professora estadual desde 2013, porém, em 2010 contribuí para o INSS e parei em 2011. A pergunta é: posso continuar contribuindo paralelamente para somar os 30 anos?
    Vou somar as empresas privadas + o tempo de contribuição. Terei perdas?
    Muito obrigada.

  52. Quando fiz o concurso a Lei era professor se aposentar com 25 anos de serviço, ai tem aposentadoria especial, pode deminuir 5 anos, hoje estou afastada por liença medica, exerço o cargo de axiliar de sala de aula poss, tenho mas 20 anos de contribuição , et uenho direito a esse tiop de aposentadoria

    • O entendimento é que se sua carreira é de professor e você foi readaptada pra outro serviço similar, continuará com o direito.

  53. Bom dia,sou professora a 30 anos desses, 30 anos fui diretora 4 anos,tenho 47 anos de idade.Tenho direito a aposentadoria especial?Quando posso dar entrada?O que faço para não passar pelo fator previdenciário?

    • Olá Maria,

      Você poderá sim se aposentar, já que você segue carreira de professora.

      Porém se for se aposentar pelo INSS vai sofrer perca com a aplicação do fator previdenciário, pois não completou os 85 anos de contribuição + idade.

      abraços.

  54. Diogo Castro Bom dia trabalhei 7 anos sendo estagiária na educação infantil e 4 anos rede particular com carteira assinada. Esses 7 anos posso ter direito não minha aposentadoria ? Conceição

  55. Tenho 49 anos, 31 anos concursada como professora. Destes 31 anos, 14 foram e sala de aula e 17 trabalhando em um Museu, onde dou formação para alunos, professores, elaboramos materiais didáticos e várias atividades relacionadas a educação. no meu contra cheque meu cargo nunca deixou de ser professora. Posso solicitar minha aposentadoria ou perdi a aposentadoria especial?

  56. OI DIEGO, TRABALHEI DE MOTORISTA EM UMA ESCOLA ESPECIAL, NA MINHA CARTEIRA ESTAVA COMO AUXILIAR DE SECRETÁRIA, DEPOIS FOI COLOCADO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, ME DISSERAM QUE IRIA ME PREJUDICAR NA MINHA APOSENTADORIA, TENHO 55 ANOS DE IDADE, E CONTRIBUIÇÃO DESDE 1093, FUI INSS E ELES NÃO FAZEM A CONTAGEM PARA APOSENTADORIA, CHATO ISSO! POIS NÃO SEI FAZER, TRABALHEI EM 1978 POR 3 MESES REGISTRADA, HOJE SOU PROFESSORA DESDE 2002 NA APAE, E COMECEI NO ESTADO REGIME PSS EM 2007, SERÁ QUE FALTA MUITO PARA EU SE APOSENTAR, POSSO PAGAR NO INSS O RESTANTE QUE FALTA? OBRIGADA SE PUDER ME RESPONDER. LIA

  57. Bom dia ! Sou aposentada pelo INSS como autonoma e comecei a trabalhar como professora contratada em set de 2010 ; Em 2016 fui efetivada num concurso público como professora. Tenho 58 anos Quando posso me aposentar como professora ?

  58. Olá, Diego, tudo bem? Animei-me em escrever porque vi que você realmente se interessa em esclarecer a cada um que lhe procura, desde já agradeço por sua generosa atenção.
    Sou professor de educação física. Tenho carteira assinada, ininterruptamente, desde março de 1985, sendo que até agosto de 1988, como auxiliar de ensino, pois ainda não era formado, apesar de assumir as turmas nas aulas. De lá pra cá, tudo certo. Pergunto: tenho direito a aposentadoria especial, visto que farei 31 anos de carteira assinada em março desse ano? o tempo como auxiliar de ensino conta igualmente? Quando poderei aposentar-me? Trabalhei sempre na rede particular de ensino. Atualmente, trabalho numa escola e numa outra instituição, mas como técnico em recursos didáticos, não como professor.
    Aguardo por suas informações, muitíssimo obrigado. PAz e bem!
    Ângelo

  59. Sou professora tenho 27 anos de contribuição,mais sou readaptada.Estou na biblioteca da escola faz uns 7 anos fora de sala.Tenho 46 anos.Posso me aposentar?

  60. Olá, boa tarde! Sou professor e este ano em fevereiro eu cumpro meus trinta anos de contribuição (efetivos com professor), porém ainda tenho só 50 anos de idade. Vencendo meu tempo de contribuição eu posso parar de contribuir? Se eu continuar contribuindo, o valor da minha aposentadoria será maior? É verdade que para cada ano que eu trabalhar para cumprir a idade, depois de cumprir o tempo de contribuição, eu diminuo um ano lá no final da contagem? Estou ha dois anos readaptado, posso perder alguma coisa na aposentadoria por conta disso? Obrigado pela atenção!

  61. Diego Boa noite…sou professor ha 20 anos e tenho 53 anos..quanto tempo falta pra mim aposentar..? E sim tenho tb 8 anos em empresas como bancário etc..já tenho direito a minha aposentadoria..

  62. Olá Diego, Sou professora, 54 Anos, faço 55 em Março, da rede estadual desde 16.08.88, porém por motivos de licença para terceiros e nos últimos anos pra mim ainda não perfiz os 25 anos de magistério,
    devem faltar no máximo 1 ano e 4 meses.Mas comecei a trabalhar no Banco e passei para posteriormente para empresas.Perfazendo um total de 6 anos e alguns meses de INSS, minha pergunta é: É VERDADE QUE SE EU PEDIR MINHA APOSENTADORIA ASSIM QUE EU COMPLETAR OS 55 ANOS AGORA EM MARÇO, EU RECEBEREI MENOS SE JUNTAR COM O TEMPO DO INSS, QUE VAI ACHO PRA 30 ANOS É ISSO???ELES ESTÃO DESCONTANDO TODOS AS MINHAS LICENÇAS DE TERCEIROS E AS MINHAS TAMBÉM, AS MINHAS (PESSOAIS) ELES PODEM DESCONTAR E ME FAZER PAGAR, ESTANDO TÃO DOENTE???GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE VOU ME APOSENTAR COM MENOS E QUANTO EM PORCENTAGEM SERIA A MENOS???
    E SE POSSO PEDIR EM MARÇO JUNTANDO COM O TEMPO DO INSS???
    O QUE VC ACHA QUE DEVO FAZER???SE FOR POUCA DIFERENÇA EU VOU PEDIR A APOSENTADORIA, PQ NÃO TENHO MAIS CONDIÇÕES DE SAÚDE PARA LEVAR 40 AULAS POR SEMANA E AINDA PEGAR 2 CONDUÇÕES PRA IR E VIR.

  63. Tenho 30 anos de efetivo exercicio em sala de aula na rede estadual , estou com 50 anos e estou pedindo minha aposentadoria .Tenho 5 meses de licença prêmio vencidas que não pude gozar devido a falta de professor em minha U.E..Gostaria de saber se posso pedir esses 5 meses de licença em pecúnia?

  64. Diego, tenho 29 de sala d aula, aos quais 9 fui secretária d uma escola…tenho 47 anos… Posso dar entrada na aposentadoria?

    • Poderá se o cargo que ocupava era de: professor regente, diretor ou coordenador pedagógico

      Caso contrario poderá se aposentar com 30 anos de contribuição.

      abraços.

  65. Sou professora da rede municipal e completo 25 anos em junho de 2016. Fiquei 6 meses readaptada trabalhando na escola auxiliando as professoras e na biblioteca da escola. Posso pedir minha aposentadoria especial, pois ja terei 52 anos?

  66. Bom dia! Comecei a trabalhar como professora na Pestalozzi de São Paulo em 02-05-1986 até 09-02-1989, Iniciei no Estado (não concursada) em 14 -04- 1989 e parei por duas vezes, por um ano, a última mudei de categoria e passei a ser “O” isso ocorreu em 2007. Tenho um atestado de tempo de serviço onde conta meu tempo por 290 meses de Tempo de Efetivo Exercício. Fiz 52 anos, Gostaria de saber se já tenho tempo para pedir aposentadoria, No dia 04 de fevereiro de 2016 me foi atribuída uma sala de aula, portanto continuo trabalhando como categoria “O” contratada. Como devo proceder para entrar com o meu pedido de aposentadoria. Muito obrigada.

  67. Bom gostaria de saber se minha mãe que trabalha na educação municipal com professora e esta com 27 anos de contribuição e 65 anos de idade terá perca ao pedir sua aposentadoria ,pois já fui com ela ao INSS e o que dizem lá é que ela ficará recebendo apenas 1.300 reais isso pode?

    • Olá Josivania,

      Pelas minhas contas não é para haver perdas no valor do beneficio, porém não sei o valor das contribuições da sua mãe para o INSS, o que dificulta dizer se o valor mostrado é o correto.

      Caso haja perdas sobre o beneficio, pergunte ao INSS o porque das mesmas, e entre com um processo administrativo requisitando a correção. Caso o erro continue, recomendo procurar uma Advogado ou a Defensoria Pública para solucionar seu problema.

      abraços.

  68. Tenho 47 anos de idade e 26 anos de contribuição em sala de aula em regência já posso dar entrada na aposentadoria?

  69. Bom dia Diego! Sou professora desde 87, maio desse ano completo 50 anos, sempre trabalhei em dois lugares diferentes, exemplo concursada de 2 municípios, gostaria de saber se tenho direito a duas aposentadorias?

  70. sou professora a 36 anos com 32 anos de contribuição e 52 anos de idade eu me aposentei de um periodo como era professora Federal só que trabalho também pelo Município a 18 anos e agora em novembro completo 55 anos gostaria de saber se eu já posso pedir outra aposentadoria pelo Município

  71. Olá, Diego. Este ano completo 50 anos de idade e possuo dois contratos de trabalho, um municipal de 20 horas e outro estadual de 40 horas. Trabalho há 18 anos no muncípio e 07 no estado, exclusivos em sala de aula você saberia me dizer se o tempo dos dois contratos são contados separadamente ou não??? Obrigada.

  72. Olá, tenho 30 anos de contribuição, porém estou afastada de sala por pericia médica ( problemas de cordas vocais) tenho hoje 48 anos de idade, vou me aposentar quando?em nosso município temos regime próprio. pode me auxiliar?

  73. Olá,boa noite! Atuo como professora há 12 anos no Estado SP.Tenho 8 anos de registro fora.Com quantos anos posso me aposentar? Obrigada!

  74. Caro Diego,
    Este ano completo 28 anos de magistério, no entanto, trabalhei por cinco anos como Professor Coordenador na Diretoria de Ensino, e atualmente 3 anos como coordenador pedagógico. Pelos meus cálculos, completarei 35 anos de magistério juntamente com 55 anos de idade. Terei direito à aposentadoria , ou , por ter trabalhado junto à Diretoria de Ensino terei q trabalhar até os 60 anos?

  75. bom dia,tenho 29 anos de serviço como professora e tenho 53 anos de idade,como fica minha aposentadoria digo assim ,meu pagamento cai muito.Juntando dá um total de 82 anos.não temos regime próprio será pelo INSS.

    • Ola Joany,

      Você já pode se aposentar, porém sofrerá incidência do fator previdenciário. Recomendo trabalhar até completar o total de 85 (idade + contribuição)

      abraços.

    • Olá estou em sala de aula desde 1996. E tenho 51 anos de idade. Mesmo me aposentando com 25 anos de contribuição sofrerei incidência do valor a receber? Sendo que no município não tem previdência própria. E se esses 5 anos que falta para completar a idade contribuição eu pagar por conta, acrescentando a contribuição. Receberei na aposentadoria valor exato?

  76. Boa tarde! tenho dúvidas, sou professora municipal desde 1993,estou com 49 anos,porém antes de ser professora eu trabalhava na zona rural, como moro lá até hoje ,isso me ajudará para completar para me aposentar ano que vem?

    Edesde 2000, sou professora do estado do RS por regime de contrato, como vai ser minha aposentadoria?

  77. Boa tarde! tenho dúvidas, sou professora municipal desde 1993,estou com 49 anos,porém antes de ser professora eu trabalhava na zona rural, como moro lá até hoje ,isso me ajudará para completar para me aposentar ano que vem?

    Edesde 2000, sou professora do estado do RS por regime de contrato, como vai ser minha aposentadoria?

  78. Boa noite! Tenho 12 de sala de aula e agora mais 14 anos como coordenadora pedagógica da educação infantil. Tenho chance de ganhar a causa caso entre com processo para que o Instituto Previdenciário em que estou vinculada aceite minha aposentadoria?

  79. Olá. Tenho 48 anos de idade e 30 anos de contribuição como professora na Secretaria de Educação do DF. Desses, 9 anos foram trabalhando na Coordenação Regional de Ensino. Quanto tempo ainda preciso trabalhar para ter direito a aposentadoria integral, sem perdas, com isonomia salarial garantindo que depois de aposentada os aumentos em termos salariais a classe (ativo) ganhar também ganharei?

  80. Olá. Tenho 48 anos de idade e 30 anos de contribuição como professora na Secretaria de Educação do DF. Desses, 9 anos foram trabalhando na Coordenação Regional de Ensino. Quanto tempo ainda preciso trabalhar para ter direito a aposentadoria integral, sem perdas, com isonomia salarial garantindo que depois de aposentada os aumentos em termos salariais que a classe (ativo) ganhar também ganharei?

    Reply

  81. Bom dia trabalho como monitora contratada pelo estado desde de 2002.tenho 58 anos .tenho direito a essa aposentadoria especial?

  82. Sou professor a 25 anos em regime CLT e tenho 45 de idade.
    Quando eu tiver 30 anos de trabalho com registro na carteira terei 51 anos de idade.
    A pergunta é: Eu poderei me aposentar com 100% uma vez que ainda não terei 55 anos de idade?
    Grato

  83. Olá, trabalhei 10 anos como atendente de consultório odontológico como funcionária do Estado de Minas Gerais, trabalho há 19 anos no magistério também pelo Estado de MG e tenho 50 anos de idade. Gostaria de saber se posso me aposentar integralmente aos 30 anos de serviço e 51 anos de idade. Gostaria de saber também se tenho direito a insalubridade e converter meu tempo de atend odontológico em tempo normal. Já solicitei meu PPP, mas a resposta que tive é de que não há registro se a minha função era insalubre.

  84. Olá, trabalho como professora em duas escolas municipais . Em uma tenho 27 anos trabalhados e na outra 10 anos.Gostaria de saber se posso aposentar em um cargo e continuar trabalhando no outro, e se depois consigo aposentar no segundo cargo. os dois são pelo INSS.

  85. Olá Bom dia,
    Diego, sou professora contratada contribuinte no INSS há 8 anos. No momento não estou exercendo. Gostaria de saber se eu posso ficar contribuindo para ter direiro a aposentadoria?

  86. Bom dia Diego, gostaria muito que vc olhasse a minha situação tenho 12 anos de carteira assinada como professora na rede particular e 10 anos de previdência estado, já tenho 50 anos. Tenho algum direito de aposentar? Aguardo respostas ( silvanaboc@live.com)

    • Completo 25 anos de magistério em setembro, como professora de Fund. II e Médio.
      Fiquei de licença médica 1 ano e meio.
      Preciso trabalhar esse tempo a mais para me aposentar?
      Muito obrigada.

  87. Maria Aparecida:
    Oi bom dia. Sou de MT, tenho 28 anos de serviço, trabalho como professora desde 1991/ trabalhei um ano na secretaria e outros como serviço gerais mas na mesma instituição sera que enquadro nessa lei nova . Vou completar em julho 50 anos de idade quando posso entrar com o pedido.

  88. Eu tenho uma duvida trabalho como professora de matematica na rede municipal,como contrato temporário. Nao tenho a carteira assinada mas me é descontado o INSS esse tempo vai contar quando eu vier a me aposentar????

  89. Trabalho na educação desde a 30 anos, de 1986 a 1994 como professora em sala de aula so ensino fundamental de 1º ao 5º ano, de 1995 a 2007 destora auxiliar, por questão politica em 2007 fui exonerada do cargo, resolvi tirar 01 ano de licença sem vencimento, em 2009 voltei ao cargo de gestora auxiliar até os dias atuais, já completei 30 anos de trabalho na educação, já posso me aposentar? Ao me aposentar vou ter perda ou vai ser incorporado a função?

    • Desculpa,
      Trabalho na educação a 30 anos, pois bem: de 1986 a 1994 como professora em sala de aula no ensino fundamental de 1º ao 5º ano, de 1995 a 2007 gestora auxiliar, por questão politica em 2007 fui exonerada do cargo, resolvi tirar 01 ano de licença sem vencimento, em 2009 voltei ao cargo de gestora auxiliar até os dias atuais, já completei 30 anos de trabalho na educação, já posso me aposentar? Ao me aposentar vou ter perda? ou vai ser incorporado a função de gestora? Com quantos anos no cargo de gestor a pessoa tem direito em se aposentar e sem perdas nos seus vencimentos? me explique com grandes detalhes, por favor amigo

  90. Olá,
    Gostaria de saber se esse direito também se aplica aos professores que atuam na secretaria de educação exercendo função de assessoria de avaliação institucional, coordenação de projetos, coordenação geral, coordenação de disciplina entre outras. Ressalto, que a função é pedagógica, de articulação, coordenação e acompanhamento de trabalhos desenvolvidos nas escolas, no entanto a lotação é na secretaria de educação.
    Obrigada
    Cristina

  91. Olá,
    Trabalhei como professora por 11 anos em escola particular(regime CLT), 2 anos na prefeitura como contratada (CLT) e desde 2008 sou concursada(regime estatutário) na prefeitura como professora, porém em 2011 fiz um concurso interno e passei a ser coordenadora pedagógica.
    Tenho 41 anos e há 2 estou afastada por problemas de saúde,você poderia me orientar quando conseguirei me aposentar? Esse tempo de afastamento conta na aposentadoria? Quando me aposentar receberei o valor integral da ativa?
    Grata,
    Cibele.

  92. Olá,
    Sou estatutária desde 1991, formada em magisterio desde 1984, atuei como professora CLT em alguns periodos antes de ser concursada. De 1991 a 2007 permaneci em sala de aula, após 2007 fui chamada pela Secretaria de Educação para atuar como formadora dos profissionais da Educação em formação continuada nos programas do governo federal. Hoje com 50 anos estou coordenando um polo de educação a distancia conveniada com o governo federal/prefeitura/ifes. A duvida é posso me aposentar mesmo averbando os anos que trabalhei CLT em sala de aula ( que somando figura 25 anos) e no geral soma-se 30 anos? Posso incluir no processo o fato de exercer o magistério na função de formadora e coordenadora de Polo de formação inicial e continuada? Ou isso não conta?

  93. Olá, boa noite!!!
    Trabalho na rede privada,tenho 20 anos de carteira assinada em sala de aula,( 43 anos)porém a três anos estou afastada da sala de aula em tratamento,estou pelo INSS (câncer de mama) consequência linfedema ( inchaço no braço) do lado da cirurgia. Gostaria de saber se consigo a aponsetadoria?

  94. Boa tarde, meu nome é Vania, sou professora concursada do estado do ES e trabalhei como professora na sala de aula por 20 anos e fui para a coordenaçao de uma unidade de educação a distância mas continuei com i mesmo vínculo com o estado, apenas fui remanejada de função. Hoje, tenho 51 anos de idade e 25 anos de trabalho no total. Gostaria de saber se aposento como professora, mesmo não tendo ficado os 25 anos em sala de aula ou se perdi o direito à aposentadoria especial pelo fato de não ter ficado os 25 anos na regência.

  95. Sou professora da educação infantl e comecei aos 22 anos e hoje tenho 27. Na hora de aposentar terei que ter idade e tempo de contribuição?

  96. Olá Diego!
    1. Sou professora municipal concursada em um município com regime próprio.
    Fui para regra de 30 anos pois desse tempo não passei 25 anos em efetivo exercício de sala de aula pois trabalhei em cargos na Secretaria de Educação sempre relacionados ao trabalho pedagógico mas fora da escola ( ex: formação de professores, etc). Qual o tempo mínimo de efetivo exercício para que eu possa me aposentar no cargo de professora, já que perdi a aposentadoria especial? (Completei 30 anos de contribuição e vou me aposentar em breve).
    2. Paralelo a isso contribuo com o INSS a pelo menos 15 anos mas ainda não tenho 60 anos. Ao fazer 60 anos terei direito a aposentadoria por idade mesmo já aposentado do município como professora?

  97. Tenho 28 anos como professor, todos em sala de aula, e 47 anos de idade. Quanto tempo ainda preciso trabalhar para me aposentar?

  98. Bom dia, Diego Castro!
    Tenho 54 anos(fiz dia 29/04), sou professora( concursada) na rede estadual há 21 anos e tenho 12 anos e 03 meses de contribuição no INSS em outra função(comércio); pedi pra averbar e totalizou 33 anos. Fui informada que já posso pedir aposentadoria por paridade , inclusive dei entrada há 02 meses , mas ainda não obtive respostas. Gostaria de obter mais esclarecimentos sobre esse tipo de aposentadoria.

  99. Boa noite! Sou professora da rede Municipal e Estadual. No Município sou professor a 21 ano, tenho 52 anos de idade. Antes de ser efetivada como professora, trabalhei por conta própria e fiz contribuição ao INSS por oito anos e sete meses, ou seja tenho 21 anos de função no magistério + 8 anos e sete meses. Totalizando uma contribuição de 30 anos e sete meses, 52 anos. Já posso me aposentar?
    Abraço

  100. BOA NOITE, TRABALHO COMO PROFESSORA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITAJAÍ E NO MOMENTO OCUPO O CARGO DE PROFESSORA. JÁ FUI FAZER CONTAGEM PARA SABER QUANDO VOU ME APOSENTAR POIS JÁ TENHO 45 ANOS, MAS, FIQUEI SURPRESA AO SABER QUE SÓ ME APOSENTO DAQUI 11 ANOS E SÓ COM 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO EXERCENDO O CARGO DE PROFESSORA. MAS, TRABALHEI NUMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA NO DO ANO DE 1998 ATÉ 2001 NA CHAMADA COMBEMI, NESTA INSTITUIÇÃO EU TRABALHAVA COMO PROFESSORA, MAS, NA CARTEIRA FOI ASSINADO COMO MONITORA, AO IR VER SOBRE MINHA APOSENTADORIA ME FALARAM QUE OS 3 ANOS E OS 5 MESES EM QUE TRABALHEI NA MESMA, NÃO CONTARIAM PARA A APOSENTADORIA ESPECIAL QUE É DE 25 ANOS DE SALA, PORQUE NÃO FAZIA PARTE DO ENSINO BÁSICO, MAS TRABALHEI OS 3 ANOS E 5 MESES COMO PROFESSORA. É ISTO MESMO, NÃO TEM O QUE FAZER PARA QUE ESSES ANOS SE JUNTE AOS QUE JÁ TENHO E EU POSSA ME APOSENTAR COM 25 ANOS DE SALA E 50 DE IDADE??
    ATT,
    PROFESSORA JOSIANE

    E_MAIL: josi_mf@hotmail.com

  101. Olá! Boa noite!Tenho 47 anos de idade,16 anos como professora do estado e averbação de 10 anos e 1 mês na iniciativa privada.Completando aí 26 anos agora em Agosto.Tenho Neuralgia do Trigêmeo há 12 anos por isso de em quase todos os anos tenho que entrar de perícia médica.A minha pergunta é:Posso pedir minha aposentadoria especial no próximo ano sem perder benefícios no meu salário?
    Grata pela atenção.
    Paulina Nunes

  102. OLÁ DIEGO…sou formada em magisterio e pedagogia trabalho ed infantil desde 2000 , favou completar dezesseis anos de profissão quer dizer q com vinte e cinco anos trabalhados posso me aposentar …..é isso:;;;;;

  103. Boa noite, sou professor, tenho uma matrícula a 10 anos, mas desde 2012 não atuo como professor em sala de aula. Dou aulas de reforço escolar, para fins de aposentadoria eu perderia o direito a aposentadoria especial com 25 anos de sala de aula, tenho dúvidas. obrigado.

  104. Bom dia !
    Gostaria que me explicasse como é aposentadoria, ou seja, Um terço trabalhado para professor. Trabalha 15 anos ou mais? Com quantos anos a pessoa pode requerer essa aposentadoria?

  105. BOA NOITE.
    GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE.:
    TRABALHO HA 22 ANOS COMO PROFESSORA DO ESTADO E TENHO TRÊS ANOS DE REGISTRO NA CARTEIRA COMO PROFESSORA EM ESCOLA PARTICULAR.
    O ESTADO ACEITA ESSE TEMPO PARA COMPLETAR OS 25 ANOS.
    a COMPROVAÇÃO É FEITA APENAS COM A CARTEIRA PROFISSIONAL?
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO. NEIA

  106. Bom dia!

    Sou Ana Maria, 59 anos e 29 na SEE SP, sendo, 16 em sala de aula e depois de um cancer, fui readaptada, com a doença, tive muitos anos de licença( 4 anos, 7 meses e 24 dias), completo trinta anos em maio de 2017 e 5º quinquenio em dezembro de 2016, Como fica minha situação? Obrigada

  107. Bom dia, Dr Diego!
    De julho de 1989 até março de 1992 trabalhei em escolas particulares exercendo os cargos de Auxiliar de Coordenação Pedagógica e Orientadora Educacional. A partir de março de 1992 comecei a trabalhar como professora em escolas públicas. Eu posso contar este tempo trabalhado em escolas particulares para a aposentadoria especial de professora? Já tenho 50 anos.
    Obrigada
    Rosana

  108. Tenho 13 anos de contribuição pelo INSS, 8 anos de Auxiliar técnico de Educação, estou iniciando agora o cargo de professora, como fica minha aposentadoria?? Obrigada!

  109. Bom dia, tenho 46 anos trabalhei 08 anos no estado “professora” depois parei por 14 anos mas contribui como autonoma e faz 4 anos que voltei a lecionar em escola particular, totalizando 26 anos. Quanto tempo falta para eu me aposentar?
    Obrigada.

  110. Bom dia, sou professor, tenho 36 anos e seis meses de contribuição, mas com tempo misto e no momento estou a disposição em um trabalho em uma oficina na FUNASE. Tenho 56 anos de idade. Gostaria de saber se posso me aposentar?

  111. Olá Diego,
    De acordo com a ADI 3772, os pedagogos (supervisores pedagógicos, orientadores e inspetores educacionais) foram excluídos do direito à aposentadoria especial, visto o entendimento dos ministros do STF, de que os mesmos exercem “atividades meio” e não “atividades fim”. Todavia para exercer quaisquer outras funções do quadro do magistério, é pré-requisito a experiência docente ( Lei 9394/96, Art 67, § 1º.
    Portanto, se para ingressar na carreira do magistério é pré-requisito ser professor( experiência docente), todo pedagogo é em sua origem professor. Portanto não seria discriminatória a decisão parcial do STF?
    Outro ponto, se um professor que esteja em desvio de função exercendo a função de pedagogo , desenvolvendo as mesmas atividades de apoio e assessoramento pedagógico pode ter uma situação de aposentadoria especial e em detrimento o outro que passou no concurso de pedagogo exercendo as mesmas funções tão somente por decisão do STF não pode ter este mesmo direito?
    É isso mesmo?

  112. Diego, boa noite!

    Minha mãe trabalhou por 02 anos como estagiária remunerada na educação (Professora PEBI) pelo Estado de São Paulo, com a devida contribuição previdenciária, estes anos contam para aposentadoria especial?

    Obrigada!

  113. Em setembro completo 25 anos como professora do Fund II e Médio, mas fiquei de licença médica 1 ano e meio.
    Vou ter que trabalhar todo esse tempo a mais?
    Muito agradecida.

  114. Completo 25 anos em setembro como professora de Fund II e Médio.
    Fiquei 1 ano e meio de licença médica.
    Terei que trabalhar a mais esse tempo?
    Muito obrigada.

  115. Completo 25 anos, de magistério, professora Fund II e Ensino Médio, em setembro.
    Mas fiquei de licença médica 1 ano e meio.
    Gostaria de saber se tenho mesmo que trabalhar esse período para pedir a aposentadoria.
    Obrigada
    Iara

  116. olá Diego, sou professora da rede Estadual do Rs já tenho 25 ano , 7 meses e 26 dias de magistério,Ao começar encaminhar os papei para minha aposentadia estou encontrando problemas pq no periodo de 2006 a 2006 trabalhei 10 hrs da miinha carga horária na biblioteca,A Exigencia é que eu trabalhe mais 2 anos par repor estas 10 horas pq diz que não tenho regencia de 25 anos.Estou muito em dúvida.O que voce me aconselha\?aAtenciosamente, Maria Clarice

  117. Boa tarde
    Tenho 5 anos de contribuição pelo INSS em uma empresa privada, 15 anos como atendente de creche na educação infantil do município e 10 anos de Assistente Téc. Pedagógico no estado somando 30 anos de serviço, e tenho 47 anos de idade. Gostaria de saber quanto tempo ainda necessito pra me aposentar. Descobri que mesmo com tempo de serviço e idade somente aposentamos com 80% do salário, isso procede?

  118. Olá,
    Trabalho desde 1990, já tenho 23 anos de magistério no estado e 2 anos no municipal, mas ainda tenho 45 anos.
    Nunca fiquei fora da sala de aula, gostaria de saber quando posso pedir minha aposentadoria.
    Maria Célia

  119. Sou professora da rede estadual , já completei 25 anos de serviço e 55 de idade, sendo seis na função função de técnicade ensino na Regência Regional de Educação .Ao procurar a Secretaria de Educação de meu estado para dar entrada em minha aposentadoria fui informada que preciso trabalhar mais 5 anos , e tambémcontinuar contribuindopara o fundo de aposentadoria .Tenho o direito de pelo menos de não mais contribuir ?

  120. Ola Diego!
    Meu nome é Marcia e estou completando 25 anos de magistério publico municipal e 52 anos de idade. Porém durante este período estive em setores da secretaria de educação , em direção de escola e em sala de aula. A Minha dúvida é de quanto tempo de serviço preciso para a aposentadoria especial no meu caso?
    Obrigada
    Marcia

  121. olá, boa noite
    comecei a trabalhar em escola particular em 1987, com 21 anos e em uma das escolas estou até hoje, totalizando 29 anos e 5 meses. Este ano, fiz 50 anos de idade.
    Gostaria de saber se, para fazer o total de 85 pontos do INSS e ter direito a aposentadoria integral, contam os meses, tanto de idade como contribuição, pois em agosto estarei com 50,5 anos idade e 29,5 de contribuição. Soube que no caso de professoras, há um acréscimo de 5 anos do total de contribuição. É isso mesmo???

  122. Bom dia!
    Sou professora do estado, sou obrigada a trabalhar o tempo que fiquei de licença médica, tudo correto, autorizado pelos próprios médicos que fazem a perícia no estado, para me apsentar.

  123. Boa noite Dr.Diego,
    Sou Professora de Língua Portuguesa há 16 anos,no entanto,Em 2007 assumi a função de Coordenadora pedagógica e de 2008 a 2014 assumi a função de Vice-Diretora e Diretora titular de 2 escolas respectivamente,sendo que,trabalhei na iniciativa privada 10 anos e 2 meses,tenho 47 anos completos e desde 2004 sofro com Nevralgia do trigêmeo,de tempos em tempos tenho de entrar com perícia médica por não ter condição de estar na sala de aula.Uso dois medicamentos muito fortes o qual dá muito sono.A pergunta é:Posso entrar com pedido de aposentadoria? Meu salário será reduzido?
    Grata pela atenção,
    Paulina Nunes

  124. ola… Tenho 23 anos de magistério, porém 4 anos meu registro é de monitora, pois trabalhava em cheche, isso irá atrapalhar para me aposentar com 25 anos de contribuição? obrigada

  125. Olá Diego tenho 26 anos em sala de aula e dois de firma,queria saber se conta com estes 2 anos e se posso me aposentar,queria saber quais as percas que terei se pedir aposentadoria ,tenho 50 anos de idade.

  126. Boa noite!
    Estou muito apreensiva com as possíveis mudanças da previdência, estou precisando de orientações para não ser prejudicada, minha situação é a seguinte:
    Sou professora desde 01/06/89, fechei 25 anos em exercício esse ano, pois tirei 2 anos de licença por interesse particular. Vou fazer 50 anos em 29/06/2017, no meu município o regime é estatutário pelo órgão IPASI. Preciso ser orientada em relação o que posso fazer para ter meus direitos garantidos, sendo que já cumpri o tempo exigido. Estou apavorada com a situação de mudança, não seria justo ser prejudicada com o tempo já concluído. Ajude-me

  127. Olá Diego,
    tenho 17 anos como professora estadual, 2 anos como professora municipal (períodos não concomitante) e 11 anos em empresas privadas. Tenho hoje 52 anos. Quantos anos ainda terei que trabalhar e como será a minha aposentadoria? Perderei muito?

    Obrigada!

  128. Boa tarde, tenho 30 anos de magistério, 48 anos e estou com medo do governo acabar com a aposentadoria especial do professor. No começo do ano vi no portal do professor que se o professor já tiver 25 anos de serviço e 48 anos ele poderá se aposentar e ter um desconto de 10% em seus vencimentos e com 49 anos terá um desconto de 5%. Depois me explicaram que isso é uma regra de transição. Agora me Falaram que essa regra já acabou. É verdade? Se tiver, compensa entrar nessa regra?

  129. Olá Diego
    Sou coordenadora pedagógica de escola de ensino fundamental e médio da rede estadual da Bahia. a minha aposentadoria será especial. entrei no estado como coordenadora pedagógica.

  130. Olá tenho 53 anos de idade e completo 30 anos de serviço, encaminhei o processo e voltou preciso trabalhar até 55 anos . Tenho 4 anos de secretaria e 4 anos de serviço de carteira que averbei no INSS o restante é em sala de aula

  131. Ola Diego sou professora a 24 anos e 8 meses na rede estadual de Santa Catarina, em novembro deste ano completo 25 anos de serviço no magistério publico estadual e 50 anos de idade. Sei da aposentadoria especial para quem é concursado como professor, como trabalhei dois anos como Responsável por secretaria de escola o estado me nega o direito da aposentadoria especial,alegando que a atividade que desempenhei era meramente administrativa e não pedagógica, mesmo meu concurso ser de professora. Como devo proceder? tenho direito a aposentadoria especial? se for atendida agradeço
    Cladir

  132. Por favor, há 2 anos, após 20 anos de sala de aula e 5 como coordenadora de um Programa denominado Mais Educação, com 51 anos, entrei com pedido de aposentadoria. Qual não foi minha surpresa ao verificar que meu pedido foi negado. Coordenava 120 crianças em tempo integral na unidade de ensino.Entrei com processo na justiça,mas após 1 ano e meio ainda aguardo!

    • Olá Ilza,

      Infelizmente as vezes a justiça é bastante burocrática.
      Tente conversar com seu advogado para saber o porque da demora.

      abraços.

  133. Boa noite!
    Sou profssora fo município há 18 anos e 4 mese e tenho uma contribuição no estado de 1 ano e 8 meses, totalizando 20 anos de contribuição. Tenho 53 anos de idade. Tenho direito a redução de carga horária?
    Os municípios têm autonomia em criar leis q modificam tempo de contribuição apenas do próprio para redução de carga horária?

  134. Gostaria de saber se depois de 25 anos de contribuição ao INSS, ainda é obrigatório o desconto, já que ouve o tempo de contribuição necessário.

    • Ola sou professora da rede particular. De ensino estou com 19anos sendo que 14 anos foram como auxiliar de sala tenho direito de me aposentar com 25 de contribuicao?sou de fortaleza no caerá

    • OLÁ, TENHO 58 ANOS DE IDADE E EM UM PADRÃO 17 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E NO OUTRO 6 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO. QUAL MELHOR FORMA DE ME APOSENTAR?
      POSSO ME APOSENTAR PROPORCIONAL COM 58 ANOS OU COM 60?
      SERÁ QUE SE EU JUNTAR OS DOIS PADRÕES QUE É EM UMA UNICA ESCOLA POSSO JUNTAR E APOSENTAR COM 20HS?

      • Olá Maria Pilege,

        Recomendo que junte seus documentos e marque uma consulta com um advogado previdenciarista da sua região
        Qualquer dúvida me envie um email.

        abraços.

  135. Tenho 24 anos de trabalho na educação….20 como professora efetiva e 4 como orientadora concursada…terei direito a aposentadoria com 25 e51 anos…

  136. Boa noite Diego!!
    Assim como a maioria dos relatos, também sou professora, iniciei minha carreira em Set/1990, já estive como Prof Coord, Vice diretora e Diretora por pouquíssimo tempo, hoje estou como Prof Coord do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Santo André – SP. Completei meus 25 anos de trabalho e tenho 52 anos, mas o departamento da Diretoria diz que só posso me aposentar com 30 anos de contribuição e 55 anos de idade, pois perdi o direito da especial quando sai da escola. Pois bem, antes de ingressar no no Magistério Público de SP, trabalhei na iniciativa privada, então agendei horário e solicitei meu tempo no INSS, obtive a Certidão de tempo. Hoje tenho 30 anos de trabalho mas ainda preciso trabalhar até Set/2017, pois estarei fazendo 54 anos, para que possa solicitar minha aposentadoria, PEC paralela, um ano trabalhado abate um na idade Isto procede. Não consigo entender muito bem isso, pois cada um diz uma coisa. A mesma situação acontece com o abono de permanência, alguns dizem que só depois dos 60 anos outros não, me desculpe mas a cada dia que passa sei menos, Seria possível me ajudarem a montar este quebra cabeças.Agradeço .

  137. Olá, trabalhei na rede privada, os dois períodos, 40h – por 15 anos. Fiz concurso e passei para rede municipal – concurso de 20h. Depois de algum tempo, averbei o tempo de serviço que tinha na privada.
    Contudo, agora tenho uma dúvida, pois fiz outro concurso para ficar o período todo no município e passei. O tempo que averbei, esses 15 anos eram por trabalho de 40h e foi averbado no concurso de 20h. Tem como averbar tb no concurso mais recente? Por que veja bem, não tive nenhuma orientação com relação a isso, mas é injusto ficar esses 15 anos como se tivesse trabalhado apenas 20h quando contribui por 40h. Aguardo Retorno. Obrigada.

  138. Olá! Tenho 48 anos anos e trabalho há 29 como professora. Sou funcionária da Prefeitura de Belo Horizonte. Tenho que esperar completar 50 para requerer aposentadoria ou tem alguma regra de transição?

  139. Sou professora concursada na rede municipal ha 18 anos.Tenho mais uns 3 anos ñ concomitantes como professora na rede estadual e mais 2 anos como monitora de educação infantil diretamente em sala de aula.Esses tempo como monitora pode ser somado para a aposentadoria especial do professor (25 anos)?

  140. Oi Diego trabalhei 8 anos contribuindo no INSS, trabalhei 10 anos como merendeira contribuindo TAIÓPREVI , e agora professora 6 anos do municipio 20 horas TAIÓPREVI E 20 horas INNS. Como fica a minha situação.

  141. Boa tarde, gostaria de uma informação, trabalhei muitos anos em profissões fora da educação, estou me formando agora com 46 anos e queria saber se posso contar com os anos pagos e se poderei aposentar com o salário do professor e quanto tempo terei ainda pela frente. Valéria

  142. Vou completar 25anos de serviço em fevereiro de 2017,sou concursada no município.ha dois anos atrás recebi aumento de salário,como nossa previdência é particular,gostaria de saber se quando aposentar continuo recebendo o mesmo salário,pois trabalhei durante 15 anos no ensino fundamental com carga horária de 24 hrs semanais e há 09 anos trabalho por 40 hrs semanais.

  143. Olá , tenho 27 anos de contribuição, 14 anos em diversas áreas e 13 anos em escola, sendo 8 anos como auxiliar de turma, mas não fui registrada com essa função e 5 anos como prof. regente até hoje.
    Tenho 51 anos. Tenho direito a aposentadoria especial?Quando posso me aposentar sem ter muita perda?
    Obrigada,
    Leila

  144. OLÁ, MEU CASA É UM TANTO DELICADO, TENHO 58 ANOS DE IDADE E 17 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO EM UM PADRÃO E 6 ANOS NO OUTRO. TENHO MUITAS DUVIDAS DE QUAL É A MELHOR MANEIRA DE ME APOSENTAR. POIS PENSO EM APOSENTADORIA PROPORCIONAL OU JUNTAR OS DOIS PADRÃO FICANDO UMA APOSENTADORIA SÓ.

    • ARIA PILEGE 30/08/2016 at 5:09 pm | Permalink
      OLÁ, MEU CASA É UM TANTO DELICADO, TENHO 58 ANOS DE IDADE E 17 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO EM UM PADRÃO E 6 ANOS NO OUTRO. TENHO MUITAS DUVIDAS DE QUAL É A MELHOR MANEIRA DE ME APOSENTAR. POIS PENSO EM APOSENTADORIA PROPORCIONAL OU JUNTAR OS DOIS PADRÃO FICANDO UMA APOSENTADORIA SÓ.

      Reply
      MARIA PILEGE
      MARIA PILEGE 30/08/2016 at 5:11 pm | Permalink
      OS DOIS PADRÕES É NUMA MESMA ESCOLA.

  145. tenho 51 anos de idade e 24 anos 9 meses 14 dias de contribuição .Todo esse tempo em sala de aula. Quando posso da entrada na minha aposentadoria?

  146. Estou preocupada (como todos) e preciso de ajuda para diminuir minha ansiedade pois sou professora a quase 27 anos e faço 45 anos em março. Como ficará minha aposentadoria?

  147. Sou efetiva da prefeitura de Goiânia, tenho 27 anos de magistério, fui diretora de ed. infantil por 8 anos, tenho tenho de me aposentar antes do 50 anos?
    Posso deixar de contribuir com a previdência?

  148. Olá!
    Vou completar 20 anos como professora no início de 2017, porém terei 39 anos de idade.
    Se a nova reforma previdenciária for aprovada como fica a questão da minha aposentadoria?
    Grata pela atenção

    • Olá Sonia,

      Infelizmente a reforma da previdência que vem ocorrendo não beneficiará o segurado, mas não há nada que possa ser adiantado agora sobre como vai ficar sua aposentadoria.
      A hora é de brigarmos para que não se passe a reforma, lutando pelos nossos direitos tão arduamente conquistados.

      Abraços.

      • tenho 10 anos como professora da rede particular e e contribuí como autônoma por cinco anos, completou 15 anos de contribuição com o INSS, tenho 61 anos de idade, já posso me aposentar?

  149. Tenho 49 anos de idade. . Já completei 25 anos como Professora da rede municipal, porém 5 anos deste tempo fiquei trabalhando na secretaria da escola, mas anterior a este tempo trabalhei 3anos com a mesma função de professora na rede estadual. Quando vou me aposentar?

  150. tenho 10 anos como professora da rede particular e e contribuí como autônoma por cinco anos, completou 15 anos de contribuição com o INSS, tenho 61 anos de idade, já posso me aposentar?

  151. Olá tenho 53 anos de idade. 15 nos como professora. poso aposentar com esse 15 anos trabalhado… alguns dizem que sim outros dizem que não…

  152. Olá

    Tenho 5 anos de contribuição no INSS, 15 anos efetiva no município na Educação Infantil e 10 anos efetiva no estado como Assistente Técnico Pedagógico.
    Tenho 47 anos de idade, gostaria de saber quando posso me aposentar.
    Obrigada.

  153. Boa noite!
    Sou professora publica do Estado do RJ, com 26 anos de contribuição para a Previdência do Estado e 47 a nos de idade. Tenho que aguardar completar 50 anos para me aposentar com proventos integrais ou se entrar com uma ação na justiça é possível me aposentar agora, sem perdas salariais?
    Obrigada!

  154. Boa noite gostaria de saber se posso me aposentar como professora com 23 anos de contribuição e 49 de idade e 5 anos na assessoria pedagógica ese as novas regras que virão das aposentadorias afetarão aos professores ao aposentar ou quem já está no caminho não afetará nada?

    • Ana,

      A reforma ainda está sendo discutida. Ela criará uma regra de quem será afetado ou não.

      Porém, nada foi passado ainda. Precisamos esperar.

      abraços.

  155. Trabalhei como Professora em sala de aula do ensino fundamental na rede publica durante e Privada durante 27 anos (1989 até agro 2016) sem interrupção, tenho 56 anos de idade e contribui sempre para as duas. Na rede pública já consegui mim aposenta, mas pela rede privada o INSS não que reconhecer o anos inicias (de 1989 a 1993), também não utilizei tempo de averbação nema
    na minha aposentadoria na rede publica.O que posso fazer para que ate esse tempo inicial reconhecido???

  156. Boa tarde Diego,
    Sou professora da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Fui diretora de escola de 2001 a 2014, até o governador do estado fechar escolas, o caso da escola que atuava. Tenho direito a incorporação do cargo e de minha função gratificada?
    E minhas férias, fiquei quase dez anos sem tirá-las e só me deram dois meses de férias.
    Att,

  157. Oi Diego…No dia 02/042017, completo 25 anos de trabalho e já tenho 50 anos…trabalhei sempre no âmbito escolar….em sala de aula, mas do ano 2005 a 2010, trabalhei na biblioteca, mas com projetos de várias atividades, pois sou professor de ed. Física, e trabalhava com danças e atividades diversas com os alunos….mas pelo que sei, poderei me aposentar apenas com 30 anos… Tem alguma forma de me aposentar com s aposentadoria especial?
    Pois sempre trabalhei com alunos.???
    Desde já agradeço

    • Olá!!!Tenho 43 anos de idade e 25 de serviço como professora Estadual quando poderei me aposentar já que com a nova reforma tem que ter 45 anos e com 50 anos terei 32 anos de regência? Poderei entrar com processo?

    • Olá,
      Tenho 47 anos, 27 anos de contribuição sendo os últimos 17 anos em sala de aula.Como vai ficar a minha aposentadoria?

  158. JACILEIDE FIZ 50 ANOS DE IDADES NO DIA 01/11/2016 E TENHO 25 ANOS E 08 MÊS DE CONTRIBUIÇÕES SOU PROFESSORA READAPTADA ESTOU NA FUNÇÃO DE PROFESSORA COMUNITÁRIA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, GOSTARIA DE SABER SE VOU PODER ME APOSENTAR

  159. Ola Dr. Diego, sou professora, tenho 46 e 28 anos de serviço em sala de aula do Estado SP. Vc acha que consigo me aposentar !!! obrigada

  160. Estou com 48 anos de idade e 27 anos de contribuição, quanto tempo ainda falta para me aposentar? Tenho direito a aposentadoria proporcional?

  161. BOA TARDE,
    Fiz concurso para o cargo de professor em 1988. De 1989 a 1996 exerci a função de supervisora escolar e depois retornei ao cargo de professora até 2008. De 2009 a 2012 exerci o cargo em comissão de secretaria municipal de educação do meu municipio, retornando em 2013 para a função concursada. Em que regra de aposentadoria vou entrar? terei direito a aposentadoria especial, sendo que tenho mais de 25 anos no cargo/função professora. Quando exerci a função supervisora não será computado na regra especial? se possivel gostaria de receber resposta pelo e-mail laurabeltrao@yahoo.com.br. Obrigada

  162. Bom dia! Sou professora concursada trabalhei em sala de aula por 13 anos, depois fui convidada junto com outros professores, para integrar a equipe de professores da coordenadoria de Cultura da secretaria de educação. Nessa coordenadoria permaneci por 20 anos, nos informaram (anos depois) que perdemos nossa aposentadoria especial de professor, mesmo realizando atividades educativas no museu da cidade. Agora 20 anos depois nos voltaram para sala de aula com a alegação que é um desvio de função.Realmente perdemos essa aposentadoria? E podemos tomar alguma medida?

  163. Diego boa tarde! Tenho registro como auxiliar de classe, auxiliar de coordenação, professora e coordenadora. Fui ao Sinpro e me disseram que os registros como auxiliar não contam para a aposentadoria. Isso procede? Pelas contas que fizeram, sem contar esses registros, tenho 23 anos de contribuição. Tenho alguma regalia ou entro na lei nova?
    Desde já agradeço.

    • Você tem direito a aposentadoria especial do professor se tem carreira no magistério. Te enviei um email com mais informações!

      Abraços.

  164. Boa noite Diego1
    Gostaria de saber quem já tem 15 anos de contribuição ( coordenação pedagógica e professor) e 51anos pode pedir a aposentadoria, mesmo que não receba integral?. Antes que seja aprovada a reforma!

  165. Boa tarde, Diego.
    Por favor, me tire uma dúvida. Eu trabalhei 2 anos e seis meses como professora contratada na APAE de Manhuaçu,Minas Gerais. Tenho os contracheques guardados comigo. Desde de 1994 moro em Nova Iguaçu e trabalho desde dessa data em um colégio particular em sala de aula. Gostaria de saber se posso levar os contracheques do estado de Minas e minha carteira de trabalho para dá entrada na minha aposentadoria.Obrigada pela atenção, Ana.

  166. Olá boa tarde!
    Sou professora concursada do Estado ( cerca de 22 anos e tenho 60 anos de idade completados no final de 2017 ) e gostaria de saber se posso averbar o tempo de contribuição que pago por fora (cerca de 12 anos e, ainda continuo a pagar o mínimo – como professora autônoma) só que pago concomitantemente ao mesmo tempo – esses 12 anos, que trabalho pelo Estado. A lei me dá algum direito nesse sentido ou simplesmente pago para outros fins? Que nem eu mesma sei se valerá para algo no futuro… tem alguma lei que aborda essa questão?

  167. Boa tarde, Diego.
    Trabalhei por 11 anos em uma escola de idiomas onde fui registrada como professora (1992 – 2003). Em 2004 fiquei desempregada e em 2005 comecei a trabalhar em uma escola para o ensino fundamental e médio até hoje 2018 (e continuo). Portanto, completo este ano 25, mas serão 26 anos de contribuição uma vez que tinha uma empresa (em 2004) e continuei pagando o INSS. Gostaria de saber se poderia me aposentar como professora? Tenho 47 anos.

  168. Bom dia Diego, tenho 44 anos e sou professora há 25 anos,desde 1993, com contribuição pelo Inss. Porém os três primeiros anos fui registrada como monitora, por uma creche, na qual exercia a função de professora de ed. infantil. Gostaria de saber se consigo me aposentar pelos 25 anos, mesmo sabendo do fator previdênciario.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário