Muitos brasileiros ainda não sabem, mas o NIT é o chamado número de inscrição ou de registro do trabalhador.

Apesar de não ser tão conhecido como as siglas do PIS, PASEP, FGTS, ele também é comum apesar de algumas pessoas ainda desconhecerem a sua real importância.

É possível então que esse número seja pedido para fins trabalhistas, para inscrição do site no MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, no cadastro em algum posto de atendimento ao trabalhador e etc.

Em regra, quem possui o PIS ou PASEP já possui um número de inscrição, apenas não sabe qual é ou não está lembrado.

Por isso, se você quer saber mais sobre como realmente funciona esse número de inscrição, e quais são as suas características, continue conosco e entenda mais sobre o mundo do trabalho.

Afinal, você pode estar perdendo alguma chance de emprego, por desconhecer a importância do tema, já que é imprescindível a utilização do número para o cadastro no Ministério do Trabalho.

cadastro nit

Aprenda rápido e simples a olhar o seu NIT

O QUE É O CADASTRO NIT?

A previdência social possuiu inúmeros contribuintes, mas para isso, precisava diferenciar cada um, a fim de manter a organização e saber como anda a contribuição dessas pessoas.

Além de que, o Governo Federal busca cada vez mais simplificar seu serviço utilizando dessas numerações com o intuito de observar como anda a economia, quantas pessoas não são contribuintes, quantas estão desempregadas e assim por diante.

Já que um governo inteligente é um governo que pesquisa sobre a sua população e tem conhecimento do seu povo.

Com base nisso, foi criado o NIT, para que a previdência reconhece aquele contribuinte baseado apenas em seu número.

Mas o NIT é apontado para determinada classe de trabalhadores, enquanto o PIS é para os trabalhadores da iniciativa privada e o PASEP para os da iniciativa pública, o NIS abrange os empregados domésticos, o contribuinte individual, o contribuinte facultativo e para o segurado especial.

SOLICITAÇÃO DO NÚMERO E SEU CADASTRO NIT

No passado o trabalhador que tinha o intuito de obter o seu NIT, precisava comparecer a um dos postos da previdência social e solicitar o seu número, pois todos os serviços eram obrigatoriamente presenciais, agora pode realizar seu cadastro NIT de forma mais fácil e rápida.

Causando assim um grande tumulto nos prédios do INSS, e gerando a insatisfação de milhares de brasileiros.

Claro que essa opção também é possível nos dias de hoje, pois ainda existem pessoas que não possuem outra opção.

Mas com base na modernização, o NIT também pode ser solicitado de forma online. O que acarretou a diminuição do fluxo nos postos de atendimento.

Ao requerer o serviço de forma online, o trabalhador gasta menos tempo e recebe uma praticidade e facilidade com o resultado da atividade desejada.

Pensando então no seu conforto, vamos explicar abaixo como solicitar o número pela internet.

Primeiro, você deverá acessar o site do CNIS – cadastro nacional de informações sociais através do link ao lado https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml.

NIT

Basta clicar em Cidadão para cadastrar seu NIT.

Em seguida, preencha todos os dados pedidos pelo site, como o nome do filiado, nome da mãe, data de nascimento, número do CPF, a imagem de segurança, em seguida continue seguindo o passo a passo.

Ao final, o número será gerado. E para que você não esqueça, é importante anotar em algum para não perder ele de vista.

O único número que não será apresentado pelo CNIS é o NIT dos indígenas que se enquadram na condição de segurado especial.

Pois nesse caso específico, o número é fornecido pela FUNAI – fundação nacional do índio, e órgãos responsável por todos os assuntos relacionados aos mesmos.

Já de forma presencial, o trabalhador deve comparecer a dos postos de atendimento portando um documento original com foto que pode ser o RG, o seu CPF, e a sua Carteira de Trabalho.

Feito isso, o número também será gerado na hora. Por isso, é imprescindível levar todos os documentos mencionados acima, para que o serviço seja realizado de forma mais rápida e você não dê viajem perdida.

OUTRAS FORMAS DE CONTATO

Outra novidade trazida pelo Governo é a consulta do NIT pelo telefone.

Você irá ligar para o portal do INSS através do número 135, e quando o atendente perguntar o tipo de serviço, informe que deseja solicitar o número do seu NIT.

Em seguida, diga a ele o número do CPF, RG, e carteira de trabalho.

O serviço por telefone pode ser requerido de segunda a sábado das 7 horas às 22 horas. Mas o melhor horário de funcionamento é entre as 7h até as 9h, ou das 16h até as 22h.

Pronto. O serviço está concluído com sucesso.

Lembrando que esses procedimentos também podem ser feitos por quem não consegue lembrar o número, já que ele possui 11 dígitos e nem todo mundo consegue decorar ou lembra de anotar.

Ficou alguma dúvida sobre o tema? Mande sua pergunta pelos comentários abaixo ou por e-mail.

Você também pode ligar para a central de atendimento da previdência social.

Compartilhar com amigos:

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário