Muitos brasileiros ainda não sabem, mas o NIT é o chamado número de inscrição ou de registro do trabalhador.

Apesar de não ser tão conhecido como as siglas do PIS, PASEP, FGTS, ele também é comum apesar de algumas pessoas ainda desconhecerem a sua real importância.

É possível então que esse número seja pedido para fins trabalhistas, para inscrição do site no MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, no cadastro em algum posto de atendimento ao trabalhador e etc.Em regra, quem possui o PIS ou PASEP já possui um número de inscrição, apenas não sabe qual é ou não está lembrado.

Por isso, se você quer saber mais sobre como realmente funciona esse número de inscrição, e quais são as suas características, continue conosco e entenda mais sobre o mundo do trabalho.

Afinal, você pode estar perdendo alguma chance de emprego, por desconhecer a importância do tema, já que é imprescindível a utilização do número para o cadastro no Ministério do Trabalho.

cadastro nit

Aprenda rápido e simples a olhar o seu NIT

O QUE É O NIT?

A previdência social possuiu inúmeros contribuintes, mas para isso, precisava diferenciar cada um, a fim de manter a organização e saber como anda a contribuição dessas pessoas.

Pensando nisso foi criado o Numero de Identificação do Trabalhador que não contribui para o INSS pela CLT. Ou seja, é contribuinte autônomo, individual, facultativo e o especial.

Com base nisso, foi criado o NIT, para que a previdência reconhece aquele contribuinte baseado apenas em seu número, diferenciando o mesmo do PIS/PASEP.

Destaca-se que o documento é apontado para determinada classe de trabalhadores, enquanto o PIS é para os trabalhadores da iniciativa privada (CLT) e o PASEP para os da iniciativa pública, o NIT abrange os empregados domésticos, o contribuinte individual, o contribuinte facultativo e para o segurado especial.

Destaca-se que o trabalhador que possui este documento, caso comece a trabalhar para alguma empresa, deve realizar o cadastro do PIS, visto que este serve apenas para alguns tipos específicos de contribuintes.

SOLICITAÇÃO DO NÚMERO E CADASTRO NIT

No passado o trabalhador que tinha o intuito de obter o seu NIT, precisava comparecer a um dos postos da previdência social e solicitar um agendamento, pois todos os serviços eram obrigatoriamente presenciais,causando assim um grande tumulto nos prédios do INSS, e gerando a insatisfação de milhares de brasileiros que tinham que esperar horas em filas para se cadastrar.

Agora pode realizar seu cadastro NIT de forma mais fácil e rápida pela internet. Ao requerer o serviço de forma online, o trabalhador gasta menos tempo e recebe uma praticidade e facilidade com o resultado da atividade desejada.

Pensando então no seu conforto, vamos explicar abaixo como solicitar o número pela internet.

Primeiro, você deverá acessar o site do CNIS – cadastro nacional de informações sociais através do link: https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/

cadastro NIT

Deve-se clicar em Inscrição, e em seguida Filiado.

Em seguida, preencha todos os dados pedidos pelo site, como o nome do filiado, nome da mãe, data de nascimento, número do CPF, a imagem de segurança. Continue seguindo o passo a passo.

Ao final, o número será gerado seu documento. E para que você não esqueça, é importante anotar em algum para não perder ele de vista. O único número que não será apresentado pelo CNIS é o NIT dos indígenas que se enquadram na condição de segurado especial.

Pois nesse caso específico, o número é fornecido pela FUNAI – fundação nacional do índio, e órgãos responsável por todos os assuntos relacionados aos mesmos.

Já de forma presencial, o trabalhador deve comparecer a dos postos de atendimento portando um documento original com foto que pode ser o RG, o seu CPF, e a sua Carteira de Trabalho.

Feito isso, o número também será gerado na hora. Por isso, é imprescindível levar todos os documentos mencionados acima, para que o serviço seja realizado de forma mais rápida e você não dê viajem perdida.

Cadastrando pelo Telefone

Caso o trabalhador não consiga realizar o cadastro do seu número de identificação do trabalhador pela internet, é sempre possível ligar diretamente para a Previdência Social.

Basta ligar para o número 135 (gratuitamente), no horário comercial e falar diretamente com um atendente.

Auando o atendente perguntar o tipo de serviço, informe que deseja solicitar o número do seu NIT.

Em seguida, diga a ele o número do CPF, RG, e carteira de trabalho.

O serviço por telefone pode ser requerido de segunda a sábado das 7 horas às 22 horas. Mas o melhor horário de funcionamento é entre as 7h até as 9h, ou das 16h até as 22h.

Pronto. O serviço está concluído com sucesso.

Lembrando que esses procedimentos também podem ser feitos por quem não consegue lembrar o número, já que ele possui 11 dígitos e nem todo mundo consegue decorar ou lembra de anotar.

Ficou alguma dúvida sobre o tema? Mande sua pergunta pelos comentários abaixo ou por e-mail.

Você também pode ligar para a central de atendimento da previdência social.

Dificuldades na hora do procedimento

Caso o trabalhador tenha qualquer dificuldade na hora de realizar o seu cadastro do NIT, o mesmo pode ir diretamente ao posto de atendimento e tirar sua dúvida pessoalmente com os funcionários do INSS.

Separamos também os principais motivos que o trabalhador não consegue realizar o seu cadastro NIT e suas soluções.

  • O Site não entra: Caso o trabalhador tenha dificuldades na hora de acessar o site do Dataprev, o mesmo deve tentar novamente em outro computador e nunca pelo celular. Se o problema persistir, tente novamente em outro horário, de preferência em horários em que não há tanto acesso.
  • Os dados não batem: Caso você esteja inserindo todos os dados corretamente e mesmo assim o sistema avisa que estão errados e o impedem de realizar o fim do cadastro, provavelmente há algum tipo de divergência entre o seus dados e o que foi inserido no INSS. Neste caso é necessário ir pessoalmente para corrigir o problema.