certidao eleitoral

Todos os brasileiros alfabetizados que já completaram 18 anos e ainda não chegaram aos 70 anos são obrigados por lei a participarem das votações que ocorrem, e comprovam que realizaram sua votação com a Certidão de Quitação Eleitoral.

Independente do sexo ou posição social, todos tem o direito e o dever de participar da vida política brasileira, elegendo os representantes de sua escolha por meio do seu voto.

Quando essa participação política não acontece, o cidadão em questão deverá apresentar uma justificativa dentro do prazo proposto para que seu título de eleitor não seja cancelado. A Certidão de Quitação Eleitoral é um documento muito necessário que desempenha a importante função de comprovar que o cidadão esteja de acordo com a Justiça Eleitoral.

Desde uma matricula em uma faculdade pública ou até mesmo assumir um cargo público, a devida apresentação da certidão de quitação eleitoral é obrigatória.

Precisamos comprovar que nós estamos sempre em dia com a justiça eleitoral e com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), caso contrário, não será possível participar de qualquer concorrência pública, conseguir um novo emprego, obter empréstimo em bancos mantidos pelo governo, tirar passaporte e carteira de identidade.

Em um passado recente era necessário agendar atendimento no cartório para emitir o documento, mas hoje em dia a certidão de quitação eleitoral pode ser feita pela Internet ou comparecendo a qualquer cartório eleitoral da sua cidade. Abaixo veremos como emitir a certidão, pela internet e pelo cartório.

Documentos necessários para retirar a Certidão de Quitação Eleitoral:

  • Para tirar esse documento pela internet: Apenas o seu título de eleitor
  • Para tirar esse documento pelo cartório: Documento com foto e o título de eleitor

Como descobrir o número do seu Título de Eleitor

Sendo um documento onde constam o nome do eleitor, a data de nascimento, a Unidade da Federação, o município, a zona e secção eleitorais onde o cidadão vota, o número da inscrição eleitoral, a data de emissão, a assinatura do juiz eleitoral, a assinatura do eleitor ou a impressão digital de seu polegar (caso se trate de um analfabeto), o título de eleitor tem a função de comprovar a inscrição de um determinado cidadão na Justiça Eleitoral do Brasil e dar a aptidão a este cidadão de exercer o seu eleitorado ativo (votar em um candidato).

Para que você descubra o número do seu título de eleitor, você precisará acessar a página Título e Local de Votação e efetuar uma consulta. Para que você efetue uma consulta, você só precisará de preencher o seu nome completo, sua data de nascimento e o nome de sua mãe.

como-descobrir-o-titulo-eleitoral

Caso a situação do seu Título de Eleitor esteja irregular, você precisará de entrar em contato com o Cartório Eleitoral para que você possa regularizar sua atual situação e assim poder retirar sua certidão.

Como tirar a Certidão de Quitação Eleitoral pelo site do TSE:

Para emitir a Certidão de Quitação Eleitoral pela internet, basta acessar o site do Tribunal Eleitoral (TSE) e seguir até a aba Eleitor e clicar em Quitação eleitoral, como é demonstrado nas imagens abaixo.

Primeiro clicando na aba ELEITOR:

 

certidao-quitacao-eleitoral

 

Em seguida clicando em QUITAÇÃO ELEITORAL:

 

certidao

 

Feito isso entraremos na página onde você deverá assinalar a opção “Li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral” e escolher entre Emissão de certidão e validação de certidão. Escolha a primeira opção Emissão de certidão, como é mostrado na imagem abaixo.

 

 

certidão de quitação eleitoral

Após fazer isso, você vai estar na página onde você deverá digitar suas informações tais como: Número do título de eleitor, nome do Eleitor, data de nascimento. Caso o nome de seu pai e de sua mãe não conste em seu título de eleitor, a opção do lado direito deverá ser assinalada. Veja abaixo um exemplo.

 

 

certidão de quitação eleitoral

Após preencher seus dados, você deverá preencher os caracteres da imagem. Agora é só clicar em emitir certidão e pronto, você só precisará imprimir sua certidão de quitação eleitoral.

Emitir Certidão de Quitação Eleitoral pelo cartório 150

Você também pode emitir certidão de quitação pelo cartório ou posto de atendimento. Acompanhado com documento com foto, tais como RG, habilitação, carteira de trabalho, carteira de habilitação e certidão de nascimento ou casamento.

Contando que a situação do título de eleitor esteja irregular, poderá ser solicitado outros comprovantes como: comprovante de residência e para os homens certificado de alistamento Militar (CAM).

O recomendado pelo Tribunal Superior Eleitoral é que guardemos os comprovantes de votação por no mínimo dois sufrágios, incluindo o segundo turno, se houver.

COMO REGULARIZAR A SITUAÇÃO DO TÍTULO DE ELEITOR

Depois de averiguar que sua situação não é regular o próximo passo é regularizar a situação do título de eleitor. Infelizmente não é possível regularizar o título de eleitor pelo site do Tribunal Superior Eleitoral. Então devemos procurar o cartório eleitoral de sua cidade com os seguintes documentos.

  • Documento com foto
  • Comprovante de residência
  • Título de eleitor

Chegando no cartório e se for constado que há multa a pagar, será emitido uma guia de multa, podendo ser pago em uma agencia bancaria ou casa lotérica. Com o comprovante de pagamento em mãos, retorne até o cartório para dar baixa.

É de extrema importância que o eleitor sempre esteja em dias com sua Certidão de Quitação Eleitora, visto que precisará do documento para inúmeras coisas, inclusive receber salário caso seja servidor público.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, o eleitor sempre pode se deslocar até o TSE ou o Cartório Eleitoral de sua cidade e conversar pessoalmente com algum dos servidores públicos.

Você também pode deixar um comentário ou clicar na parte de contatos do nosso site, que nossa equipe responderá o mais breve possível.

Espero que após nossa breve explicação você tenha conseguido resolver sua certidão e/ou regularizar o seu titulo de eleitor

Compartilhar com amigos:

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário