consulte-pis

É importante que o trabalhador saiba o seu números do PIS, PASEP, tanto para receber o seu abono salarial se atender os requisitos do programa, quanto para receber o seu FGTS inativo, como também para se cadastrar em programas do governo.

Também conhecido como NIS (numero de identificação social), visto que os dois possuem os mesmos números, apenas possuindo nomenclaturas diferentes por terem sido geradas por órgãos diferentes da União.

Caso o trabalhador não consiga encontrar o seu número, poderá verificar tanto online ou pelo telefone conforme explicamos a seguir.

Mas antes de sabermos como encontrar o seu número de identificação, é importante também que se conheça um pouco mais sobre o assunto.

O que é o PIS/PASEP?

O PIS é o Programa de Integração Social, um programa do governo federal e do INSS que engloba o financiamento seguro desemprego, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como também o abono salarial.

Segundo a Wikipédia:

“O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), mais conhecidos pela sigla PIS/PASEP, [1] são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados. Foram criados em 1970 pelos militares brasileiros durante o regime civil-militar, mais precisamente, pelo Emílio Garrastazu Médici, em 7 de setembro de 1970, pela Lei Complementar 7/70, nº 7.”

Ele tem como objetivo principal aproximar o trabalhador ao crescimento da empresa, de uma forma que ambas as partes possam ganhar juntos.

É o número que todo trabalhador possui quando começa a realizar qualquer tipo de atividade em empresa privada com carteira assinada, nesta primeira vez o trabalhador receber o seu número de identificação, que será o mesmo para toda sua vida.

Ele é que dá o direito ao Abono Salarial quando completado certos requisitos:

  • Ter o PIS a mais de 05 anos
  • Não ter recebido montante de salário maior do que dois salários mínimos por mês.
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias durante o ano.
  • Ter todos os seus dados corretamente cadastrados

O valor do Abono salarial é progressivo, ou seja, a cada mês trabalhado ganha-se 1/12 do valor do salário. Para verificar o seu valor você pode entrar no site da CAIXA para saber quanto irá ganhar.

Como saber o número do PIS?

Infelizmente muitas pessoas perdem o seu número do PIS, ficando impossibilitadas de recolher os seus benefícios junto a caixa.

Felizmente, há várias maneiras simples e rápida de saber o número do PIS agora mesmo, tanto ONLINE, quanto pelo TELEFONE, olhando na carteira de trabalho (CTPS) ou simplesmente no seu Cartão Cidadão, perguntando para o RH da sua empresa, ou indo diretamente na CAIXA FEDERAL ou em um posto do INSS.

Como saber o número do PIS ONLINE:

Para descobrir qual o seu número do Programa de Integração Social, você deve primeiramente entrar no site do INSS

Após entrar no site da previdência social, você deve clicar no lado esquerda da tela, aonde está escrito INSCRIÇÃO, e logo depois em AFILIADO. Clique na foto para ampliar.

como saber o pis

Em seguida você deve preencher todos os campos, com seu nome completo, CPF, data de nascimento, nome de sua mãe da mesma forma que está escrito na sua carteira de identidade (IMPORTANTE: Deve ser colocado até erros de ortografia, se houver), e pelo menos um dos documentos complementares pedido abaixo, como o RG (Não adicionar nem pontos nem o hífen).

Em seguida, digite os códigos verificadores no final da página, e clique em continuar.

Pronto, seu PIS aparecerá no topo da página, logo após a mensagem do Site do INSS que dirá que você já possui um cadastro ativo, não se preocupe, é exatamente isso que queremos. Exatamente onde está em amarelo na foto. (clique na foto para ampliar e ver aonde ficará o seu PIS)

PASEP

Encontrar pelo Cartão Cidadão ou pela CTPS.

Estas são as formas mais simples de encontrar o número do PIS, visto que eles estão escritos com bastante destaques no seu documento.

No cartão Cidadão o número se encontra logo abaixo do seu nome.
cartao-do-cidadao-pis

 

Na sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ele está na parte de cima, aonde está a sua foto. Clique na imagem abaixo para entender melhor todos os dados:

 

ctps-pis como saber o númeroComo saber o PIS/PASEP pelo telefone

Você também pode encontrar o número pelo telefone, para isso basta ligar para a central de atendimento do INSS no número 135, e em seguida digitar o código 5.

Logo em seguida você será atendido pessoalmente, aonde poderá tanto atualizar seus dados pessoais como pedir o números do seu PIS.

Você também tem a opção ligar diretamente para a CAIXA FEDERAL no número 0800 726 0207, basta seguir o caminho indicado e reaver facilmente o seu código.

Essas são as formas de conhecer o seu PIS pelo telefone, se sabe alguma mais, deixe nos comentários que atualizamos o texto.

Outras formas de encontrar PIS/PASEP

Você também pode encontrar o número de diversas outras formas, como por exemplo perguntar para o RECURSOS HUMANOS da empresa que você labora, ou se dirigir diretamente a um posto de atendimento da Caixa Econômica Federal. Todas essas formas também serão possível para você encontrar o seu Número PIS/PASEP.

É de extrema importância que você tenha o seu número guardado e/ou anotado, visto que você precisará dele diversas vezes, e sem ele o trabalhador fica impossibilitado de resolver inúmeros problemas.

Pronto, você já possui seu número de identificação como trabalhador, com ele você poderá sacar seu FGTS e inúmeros outros procedimentos aonde ele é requerido.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, você sempre pode ligar diretamente para a Caixa ou deixar um comentário abaixo, que nossa equipe entrará em contato o mais breve possível.

 

Compartilhar com amigos:

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário