cnd inss2

A CND INSS ou Certidão Negativa de Débito do Instituo Nacional de Seguridade Social, é uma certidão emitida pela Receita Federal do Brasil – RFB para empresas ou contribuintes como forma de demonstrar que não existe nenhum débito relativos ao órgão.

Antigamente se fazia necessário que o cidadão ou contribuinte fosse obrigado a se deslocar até a Agência da Própria Receita Federal, o que era custoso e demorado.

Agora, com os investimentos por parte da Receita Federal  em tecnologia, é possível retirar sua Certidão Negativa de Débito do INSS ou CND INSS totalmente ONLINE, sendo possível inclusive retirar a 2 via da certidão ou até autenticar uma já existente.

Como expedir a CND INSS ONLINE

Para o cidadão ou a empresa expedir o CND INSS ONLINE é bastante simples. Basta que tenha acesso aos seus documentos pessoais como CPJ E CNPJ, um computador com acesso a internet e uma impressora que possa imprimir o documento em alta qualidade.

O que primeiro deve ser feito para emitir a Certidão Negativa de Débito do INSS, é entrar no site da Receita Federal do Brasil – RFB (DATAPREV):

CPF: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CndConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?Tipo=2

CNPJ: http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/certidoes-e-situacao-fiscal/certidao-de-regularidade-fiscal/certidao-de-regularidade-fiscal-pessoa-juridica

Os dois procedimento são bastante parecidos.

Primeiro deve-se entrar no site, aonde terá uma tela igual a imagem abaixo:

cnd inss

Caso você tenha entrado na CND INSS pelo seu CPF, a tela será a de cima. Caso seja pelo CNPJ, será necessário clicar em ACESSO DIRETO no botão azul, que levará a uma tela igual a de cima, ficando o CNPJ no lugar do CPF.

Após ter entrado nesta página, basta que se digite o seu CPF e os Caracteres ao LADO. Lembre-se de ter certeza que os números colocado nas caixas estão corretos.

Basta agora clicar em CONSULTAR. 

Se não houver nenhuma pendencia com o contribuinte ou com a pessoa jurídica, sua Certidão Negativa de débito (CND INSS), será emitida.

Caso possua algum débito, será necessário ir diretamente ao posto de atendimento mais perto da sua casa.

Apenas com o pagamento do débito, e regularização de qualquer divida perante a receita federal é que será expedido então a CND INSS.

Como regularizar a CND INSS?

Como dito anteriormente, se faz necessário o deslocamento do contribuinte ou do representante da empresa (sócio) até ao posto de atendimento mais perto da Receita Federal do Brasil – RFB. Para isso basta selecionar seu estado no site: http://idg.receita.fazenda.gov.br/

cnd inss agencia

Após selecionar o seu estado, haverá a explicação de como marcar sua consulta pessoalmente.

Em alguns casos, diferente se você quer tirar para seu CPF ou CNPJ, poderá tanto ser marcado previamente como ter apenas que se dirigir a Receita Federal e pegar uma fila para retirar sua Certidão Negativa de Débito (CND INSS)

Lembre-se de chegar cedo com todos os documentos necessários.

PESSOA FÍSICA: CPF autenticado, comprovante de residência autenticado, CNH autenticado e qualquer outro documento que comprove sua regularidade com a Receita.

PESSOA JURÍDICA: Contrato Social autenticado, Documentos pessoais do sócio também autenticado, documentos que comprovem a regularidade e caso vá por procuração, que seja particular ou pública, porém deverá ter firma reconhecida em cartório.

Em ambos os casos, a vantagem será que o próprio servidor da Receita Federal explicará qual é o débito e a melhor forma de resolvê-lo, podendo também tirar qualquer dúvida que porventura venha a surgir.

Como tirar a 2 via do CND INSS?

Em alguns casos, a CND INSS já foi retirada, porém por algum motivo foi extraviada, sendo necessário retirar a 2 via da certidão.

Felizmente, o procedimento também é rápido e simples e pode ser feito no conforto da sua casa, de forma totalmente ONLINE. (Desde que ainda não haja nenhum tipo de débitos com a RFB)

Para isso, também pode-se entrar no site da Receita Federal pelo LINKhttp://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CndConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?Tipo=1

Após entrar no LINK, o procedimento é quase igual ao de retirar pela primeira vez. 

Basta digitar seu CPF ou CNPJ e os caracteres verificados da caixa e sua certidão INSS poderá ser retirada.

Lembrando que o documento tem validade de 06 meses, e mesmo que esteja ainda dentro desse prazo sempre pode-se retirar uma segunda vida, que terá novamente validade de 180 dias.

Porque é importante se manter em dias com a Certidão Negativa de Débito do INSS?

É através da CND INSS que a pessoa ou empresa comprova perante a União, o INSS, a Receita Federal do Brasil – RFB, ou qualquer outro órgão que está em dias com o pagamento de suas contribuições.

São inúmeros casos em que se faz necessário a Certidão, como por exemplo quando a empresa deseja participar de um ato licitatório, será necessário demonstrar que está em dias, mostrando assim o documento.

A Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União é o documento que comprova sua regularidade e a não existência de qualquer débitos perante o INSS e a Receita.

Lembre-se sempre de o guardar em local seguro e protegido, e também consulte-o periodicalmente, visto que as vezes há débitos em que o trabalhador ou empresário nem sempre tem conhecimento, podendo gerar grandes problemas no futuro.

Diante o exposto, espero que você tenha conseguido retirar sua CND INSS de forma rápida e segura. Caso tenha ficado qualquer dúvida, você pode sempre se dirigir ao posto de atendimento da Receita Federal do Brasil – RFB e tirar suas dúvidas pessoalmente.

Ou você também pode entrar em contato diretamente conosco através de e-mail ou deixando um comentário, que nossa equipe responderá o mais rápido possível.

Abaixo segue um modelo de uma CND INSS retirada para forma de exemplo. Nela consta todos os dados necessários para a comprovação de regularidade e a inexistência de divida junto à RFB:

certidao-negativa-previdencia-inss

 

Compartilhar com amigos:

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário