consultar fgts

O FGTS, também chamado de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço,  tem o intuito principal de proteger aquele trabalhador que foi demitido sem justa causa ou se encontra em algumas situações específicas elencadas pelo Governo.

Funciona então como uma indenização dada ao trabalhador que teve um enorme tempo da sua vida laboral destinada a empresas no qual era remunerado pelo regime celetista.

O FGTS corresponde a 8% do salário do trabalhador no qual é transferido para uma conta que é aberta na Caixa Econômica Federal.

Sendo que para os trabalhadores que estão na condição de aprendizes, o valor depositado corresponde apenas a 2% do seu salário.

E esse valor depositado não é reduzido do salário mensal do trabalhador.

Então, quem deve realizar esse deposito mensal é a empresa no qual o empregado está vinculado. E essa atividade é obrigatória para esse empregador.

O FGTS nada mais é do que um dos benefícios concedidos pelo Governo para aqueles trabalhadores que foram contratados dentro das normas vigentes. Ou seja, é direito de todo trabalhador.

Por terem sido contratados dentro do regime celetista, muitas pessoas ainda pensam que o FGTS apenas é destinado para aqueles que possuem carteira de trabalho assinada.

Mas não, os trabalhadores rurais, temporários, autônomos também possuem esse direito.

Desse modo, para aqueles que já trabalham durante alguns anos e desejam saber quanto tem disponível na sua conta, é só realizar a consulta FGTS.

Essa consulta pode ocorrer por meio algumas formas, dentre elas a consulta FGTS pelo CPF.

Fique conosco e saiba como consultar o seu FGTS.

CONSULTA DO FGTS POR MEIO DO CPF

Com base no número do seu CPF – cadastro de pessoa física é possível realizar a consulta do FGTS ligando para a central de atendimento da Caixa através do número 0800 726 0101.

A ligação é repassada a um atendente e o horário de funcionamento da central é todo dia e 7 dias por semana.

A ligação é gravada e a única coisa que você precisa fazer é digitar o número do seu CPF quando solicitado.

Depois de todas as instruções, receberá o saldo do FGTS.

Viu como é rápido e simples?

POR MEIO DA INTERNET

Serviço mais comum devido à sua grande comodidade, é a consulta do FGTS por meio da internet.

Para fazer essa consulta é necessário que você esteja portando ou saiba o número do seu NIS (PIS/PASEP) e alguns documentos de identificação.

Então, para realizar a consulta é só acessar o site do Fundo de Garantia http://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx.

Consulta fgts

Basta o trabalhador clicar na imagem e selecionar como quer consultar o seu fgts.

Após entrar no site, logo você verá a opção de FGTS “sou trabalhador”. Clique nessa opção!

Depois de ter entrado na página aberta pela opção, você irá procurar em serviços online” a opção de “extrato do FGTS”, depois “consultar saldo do FGTS”.

Preencha os dados com os números dos documentos pedidos e pronto.

No caso de querer sempre acesso ao site da Caixa não se esqueça de criar o seu cadastro e permanecer no site.

Lembrando que já está disponível para baixar o aplicativo do FGTS trabalhador. Não perca tempo de ficar o mais informado possível.

CONSULTA DO FGTS POR MEIO DO CELULAR

Pelo celular também é possível realizar a consulta do seu FGTS, e tantas outras informações sobre esse benefício.

Com essa era de modernidade, a instituição bancária responsável pelo pagamento do FGTS disponibiliza agora para você o serviço de “mensagens via celular”.

E para ter esse serviço na palma da sua mão é só acessar o site do FGTS http://www.fgts.gov.br/pages/FGTS_on_Line.aspx e procurar em “serviços FGTS on-line” a primeira opção “mensagem via celular”.

Depois de clicar, você será redirecionado para outra página que solicitará primeiro o seu login de acesso da Caixa e depois registrará o seu número telefônico.

Lembre-se de pedir para receber mensalmente pelo celular o valor do FGTS depositado e toda a movimentação que existir na sua conta.

fgts

AGÊNCIA BANCÁRIA

A forma mais antiga de consulta do saldo do FGTS é indo até uma agência bancária, já que no passado não existia tecnologia no nosso dia a dia.

Então, se por algum motivo você não esteja conseguindo consultar o seu saldo FGTS pela internet ou é a moda antiga e não gosta de realizar esses serviços de forma online, não tem nenhum problema.

Nesse caso o mais aconselhável é que se encaminhe até a agência mais próxima da Caixa Econômica Federal.

A consulta é feita de forma simples por lá, apenas é preciso que esteja portando um documento de identificação com foto e o seu cartão cidadão.

Feito isso, o atendente lhe informará tudo o que deseja saber sobre o seu FGTS.

Em caso de dúvidas sobre o acompanhamento do seu FGTS é só ligar para a ouvidoria do Governo destinada a esse assunto sob o número 0800 725 74 74.

Você também pode enviar um e-mail diretamente para nossa equipe na parte de contato.

Caso você queira tirar o CND FGTS, clique no LINK.

Compartilhar com amigos:

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário