cartão cidadão caixa

Como uma forma de controlar melhor a distribuição de renda dos programas existentes no País vinculados ao Governo, foi criado o cartão cidadão.

Aliados de todos os trabalhadores, o cartão cidadão é apenas distribuído para quem em algum momento da vida laboral apresentou sua carteira de trabalho assinada.

Analisaremos a seguir tudo sobre a consulta do saldo do cartão cidadão, quem tem direito ao benefício, como emitir uma 2º via em casos de esquecer a senha, de perda, roubo, extravio, e muito mais, fique conosco e acompanhe você também.

O QUE É O CARTÃO CIDADÃO?

O cartão cidadão, é um cartão magnético, como qualquer um outro, mas apresenta uma finalidade distinta.

Disponibilizado pelo Governo Federal, e feito pela Caixa Econômica Federal. É por meio dele que são pagos alguns benefícios trabalhistas e sociais, como PIS (Programa de integração Social), PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor), FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), bolsa família, seguro desemprego e etc., em todos os municípios brasileiros, portanto, você poderá receber o dinheiro sacando em qualquer autoatendimento credenciado pela mesma ou nas casas lotéricas.

O pagamento do Benefício é realizado através dos caixas eletrônicos da Caixa, ou pelas suas próprias agências.

COMO CONSULTAR O SALDO DO CARTÃO CIDADÃO?

A forma mais rápida e prática para consultar o saldo do cartão, é ligando de forma gratuita para o número 0800 726 0207. Depois informe o número dos seus documentos e do PIS, e prontinho, o atendente lhe dirá seu saldo.

Mas também tem a opção de ir a alguma agência da Caixa, ou nas casas lotéricas, não esquecendo de levar algum documento com foto, o cartão cidadão e que portador do serviço, seja o titular dele, pois ele é de uso próprio e intransferível, ou seja, somente o titular poderá utiliza-lo.

E por último, tem a forma mais moderna, analisar toda a movimentação do seu cartão pela internet, basta entrar no site consulta ao cartão cidadão pelo link https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01, digitando em seguida o número do seu NIS (PIS/PASEP) e a senha cadastrada que deverá conter de 6 a 8 dígitos.

site saldo cartão cidadão

E caso você tenha senha, não tem problema nenhum. Abaixo você verá a opção “cadastrar senha”, é só clicar e em alguns minutos seguindo os passos pedidos, sua senha está pronta. O mesmo vale para a opção “trocar senha”. Tudo é realizado de maneira bem simples.

Após entrar no portal é possível visualizar e ter acesso a qualquer benefício que o trabalhador tenha direito e esteja vinculado, como; FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), salário família, seguro desemprego, etc.

QUAIS SÃO TODAS AS VANTAGENS OFERECIDAS PELO CARTÃO CIDADÃO?

  • Consultar parcelas do seguro desemprego
  • Consultar o calendário de pagamentos
  • Verificar dados
  • Realizar saques
  • Consultar extratos, saldos e quotas
  • Sacar abonos e rendimentos
  • E por último, receber vários benefícios do Governo Federal.dinheiro e cartão cidadão

QUEM TEM DIREITO AO CARTÃO CIDADÃO?

É essa a grande dúvida sobre o tema, e não, não são todos os cidadãos que possuem direito ao cartão cidadão.

Deve-se necessariamente ser utilizado por quem possui o FGTS (Fundo de Garantia ao Tempo de Serviço) provisionado, quem esteja recebendo o parcelamento do seguro-desemprego, ou rendimento do PIS, ou o abono salarial.

PERDI O MEU CARTÃO, COMO FAÇO PARA TIRAR A 2º VIA E RECUPERAR A SENHA?

Para resolver qualquer problema relacionados ao cartão, o órgão responsável é a Caixa Econômica Federal.

Lembrando que o cartão não pode ser emitido pela internet, através da internet as possibilidades são apenas para visualizar saldo, extrato e etc.

Então, no caso de perda é obrigatório o pedido de uma segunda via, pois senão, não conseguirá fazer nenhuma movimentação na conta.

E funciona da seguinte maneira; ligue para o número 0800 726 0207, informe seus dados pessoais ao atendente que liberará a emissão da 2º via.

Após feito a solicitação, o cartão levará aproximadamente 15 dias para chegar na sua residência ou na agência mais próxima para que você vá lá buscar.

Mas se você não perdeu o cartão, mas sim a senha, é muito simples recupera-la também. Basta que faça o deslocamento a alguma agência da caixa, pois esse tipo específico de atendimento não é possível nem pelo telefone, ou de forma online.

Chegando a agência, leve o seu Cartão Cidadão, e pelo menos alguns desses documentos (carteira de identidade, passaporte, carteira de habilitação, identidade militar, carteira de trabalho e previdência social), e o termo de responsabilidade. Esse termo é assinado quando foi feito o primeiro cadastro da senha antiga, depois de levado isso, eles lhe emitiram uma nova senha.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a caixa econômica, por e-mail ou pelo telefone 0800 726 0207 ou mande sua pergunta para a nossa equipe, pelos comentários abaixo, ou por e-mail que será respondido e encaminhado a sua caixa de entrada.

 

Compartilhar com amigos:

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário