empregador web aplicativo

O Empregador Web é um sistema informatizado, que surgiu como solução do Ministério do Trabalho e Emprego para facilitar o envio de documentos pelo empregador para solicitação do Seguro Desemprego.

Ao invés de ser necessário um prévio agendamento junto ao MTE e depois ser preenchido manualmente um extenso formulário, agora o empregador pode fazer todo o procedimento de requerimento do seguro desemprego de forma ONLINE no conforto de sua casa.

OBS: Caso você seja empregado e deseje agendar seu seguro desemprego, clique aqui.

Porém, para muitos patrões, o Empregador Web ainda não é simples o bastante, visto que o aplicativo possui diversas funcionalidades, gerando dúvidas na hora de preencher o seu requerimento e de enviar documentos.

Por isso decidimos criar um guia com as principais dúvidas sobre o aplicativo desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, de forma que não fique qualquer confusão sobre como usar e como solucionar os principais problemas encontrados na plataforma.

Se você é um empregador que não está acostumado com o aplicativo Empregador Web, continue lendo o artigo. Nele será explicado como realizar o seu cadastro, como cadastrar procuradores, além dos principais problemas e soluções encontrados durante o seu uso.

aplicativo mte empregador web

O que é o Empregador Web?

O Empregador Web é um aplicativo digital, disponível no endereço: http://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf

A finalidade principal do programa é de facilitar tanto a vida do empregador, que não precisa exaustivamente preencher manualmente o papel de requerimento do seguro desemprego, podendo inclusive ser feito por empregado da própria firma através de procuração, como também facilitar a vida do empregado, que pode requerer o seu documento também de forma ONLINE.

Desta forma, tudo poderá ser feito sem ter que se dirigir até os postos de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, desde que o empregador e o empregado possuam acesso a internet e uma impressora.

Nele pode ser enviado documentação em lote, não sendo necessário a inserção de um por um, o que demandaria muito tempo em empresas de grande porte. Além de também ser possível ter a garantia de autenticidade do documentos enviados, tudo isso economizando com a aquisição de formulários pré-impressos.

O Empregador Web é de alta segurança. Sendo que todos os dados enviados ao aplicativo estão codificados por SSL (aquele cadeado que aparece ao lado do endereço do site).

O sistema foi criado em 2015, e ainda está em funcionando até hoje, sendo a melhor forma do empregador liberar o seguro desemprego junto ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

 

Caso você deseje acesso ao manual do aplicativo, basta acessar: https://empregadorweb.com/wp-content/uploads/2016/02/Manual_usuario_empregador_web_versao_2014.pdf

Nele há todos os detalhes passo-a-passo de como realizar todos os procedimentos no Aplicativo do Empregador Web.

Importa-se destacar que há dois tipos de acesso ao aplicativo.

O primeiro é sem certificado digital, que possibilita:

  • Cadastrar Gestor;
  • Validar Leiaute.

E o segundo é com certificado digital, aonde o empregador pode:

  • Ter acesso total às funcionalidades do sistema, enquanto gestor;
    Ter acesso parcial às funcionalidades do sistema, caso seja procurado

Acessando o Empregador Web pela primeira vez:

Ao acessar pela primeira vez o site do Empregador Web pela primeira vez, aparecerá o website conforme a imagem abaixo:

Empregador WEB

Nesta página há as principais informações sobre o aplicativo, além de se o empregador deseja acessar o aplicativo COM certificado digital ou SEM certificado digital.

Mais na frente ensinaremos como solicitar e pagar o seu certificado digital, com as principais empresas do país.

Nesta mesma página também é possível recuperar uma senha perdida, clicando em “solicitar nova senha”

Após entrar no WEBSITE do Empregador Web, deve-se clicar em cadastrar gestor, após clicar no link, aparecerá uma tela requerendo as principais informações da empresa. Lembre-se de preencher todos os dados corretamente, ficando atento para evitar erros e possíveis complicações no futuro.

Os dados requeridos da empresa são: *Tipo de Inscrição *Número de Inscrição *Nome da empresa *Razão Social *CEP *Logradouro *Número *Bairro *DDD / Telefone

Já os dados do dono da empresa são: *Login *E-mail *Confirmação de e-mail *Nome *CPF *DDD / Telefone

 

Empregador WEB CADASTRO

Após preencher todos os dados, deve-se colocar os números verificados. (Os números coloridos dentro de uma caixa).

Após este procedimento, será gerado uma senha. Anote-a em local seguro, visto que será sempre preciso toda vez que for necessário entrar no portal do Empregador WEB.

Como solicitar o seu certificado digital para o Empregador Web?

O cadastro é apenas a primeira parte do processo. Para ter total acesso ao Empregador Web e suas funcionalidades, é imprescindível que o empregador possua um certificado digital.

O Certificado Digital é um documento ONLINE, que pode tanto ser acoplado ao seu computador ou a um PENDRIVE, que comprova para determinado aplicativo que realmente quem está acessando aquela página é você. Sendo um sistema de alta segurança, visto que além de sua senha, também é necessário que seja inserido o pendrive para autentificação do usuário.]

Caso você não possua e não queria comprar o seu, você sempre pode se dirigir pessoalmente até o Ministério do Trabalho e Emprego

 

– MTE ou terceiro com procuração e realizar os procedimentos pessoalmente.

O Certificado Digital do Empregador Web pode ser comprado em diversas empresas de tecnologia que prestam este serviço.

A principal delas é CERTISIGN, que realiza o procedimento.

Caso tenha dúvidas sobre este procedimento, você pode entrar em contato direto com a empresa acima, ou qualquer outra de sua preferência.

empregador web 2

 

Principais problemas encontrados ao entrar no Empregador Web

Assim como qualquer sistema online, principalmente do governo, o Empregador Web pode acontecer inúmeros problemas ao acessar. O principal deles é não conseguir acessa á pagina do aplicativo.

Caso isso aconteça, o que se recomenda é que se tente novamente o acesso em um horário em que haja menos pessoas utilizando o sistema, como após as 10 horas da noite ou bem cedo da manhã.

Caso mesmo assim o problema continue, pode-se tentar utilizar o aplicativo em outro computador, visto que o problema pode estar na sua própria maquina, como algum software que não esteja atualizando, criando problemas ao acessar o Empregador Web.

Outro problema bastante comum é o certificado digital não ser reconhecido. Neste caso é necessário que se instale todos os drivers recomendados pela empresa certificadora. Caso mesmo assim não tenha resolvido o problema, é necessário entrar em contato com a empresa que foi adquirido o certificado digital e solicitar informações do porque não está funcionando.

Lembre-se sempre de utilizar o seu sistema atualizado, caso contrario são grande as chances de não conseguir utilizar o aplicativo Empregador Web, ou mesmo que se consiga, ocorra lentidão fora do normal.

O empregador sempre pode ligar 158 ou o telefone regional do MTE. Como também pode se dirigir diretamente ao posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e solicitar ajuda e informações diretamente com algum servidor sobre o seu problema.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe, ou deixar um comentário abaixo, que será respondido com a maior brevidade possível.

Diante a explicação, espero que você tenha conseguido acessar o Empregador Web e solicitado facilmente o Seguro Desemprego de seus empregados.

Deixamos também este vídeo do MTE, explicando como funciona o sistema:

 

Compartilhar com amigos:

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário