carta de concessão

Neste artigo vamos tratar do direito que os professores têm de requerer o benefício de aposentadoria com um bônus de cinco anos no tempo mínimo de contribuição exigido aos demais segurados.

O professor que exerce atividade de magistério, de forma exclusiva, em estabelecimento de educação básica, que inclui a educação infantil, ensino fundamental e médio, em estabelecimento reconhecido pelas autoridades competentes, tem direito a aposentadoria por tempo de contribuição com um redutor de 5 anos.

As regras tratadas são válidas somente para quem faz contribuição para o Regime Geral de Previdência Social, cujos benefícios são administrados pelo INSS. Para que o professor, ou professora, tenha direito a aposentadoria é preciso cumprir as seguintes regras:

Com aplicação do fator previdenciário no cálculo da renda mensal:

– para o professor: 30 anos de contribuição, sem idade mínima, porém é aplicado o fator previdenciário com um avanço de 5 anos na tabela.

– para a professora: 25 anos de contribuição, sem idade mínima, porém é aplicado o fator previdenciário com avanço de 5 anos na tabela.

Com a regra estabelecida pela Medica Provisória 676 – opção para cálculo da renda mensal inicial sem a aplicação do fator previdenciário. Esta regra vale para requerimento apresentados a partir do dia 18.06.2015:

– para o professor: ter 30 anos de contribuição que somada a idade e o bônus de 5 anos resulte no número 95. Da seguinte forma: 30+60+5=95, sendo que o tempo de contribuição não pode ser menor que 30, mas quanto maior menor será a idade exigida para atingir o número 95.

– para a professora: ter 25 anos de contribuição que somada a idade e o bônus de 5 anos resulte no número 85. Da seguinte forma: 25+55+5=85, sendo que o tempo de contribuição não pode ser menor que 25, mas quanto maior menor será a idade exigida para atingir o número 85.

É importante salientar que o INSS exige comprovação da atividade como professor. Para mais detalhes observe as regras descritas na Instrução Normativa nº 077/PRES/INSS de 21.01.2015 conforme abaixo:

Art. 239. A aposentadoria por tempo de contribuição será devida ao professor que comprovar, exclusivamente, tempo de atividade exercida em funções de magistério em estabelecimento de educação básica, bem como em cursos de formação autorizados e reconhecidos pelos Órgãos competentes do Poder Executivo Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e alterações posteriores, após completar trinta anos se homem e 25 (vinte e cinco) anos, se mulher, independentemente da idade, e desde que cumprida a carência exigida para o benefício.

  • 1º Função de magistério são as atividades exercidas por professores em estabelecimento de educação básica em seus diversos níveis e modalidades, conforme definidos na Lei nº 9.394, de 1996.
  • 2º Educação básica é a formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio nas modalidades presencial e à distância.

Art. 240. A comprovação do período de atividade de professor far-se-á:

I – mediante a apresentação da CP ou CTPS, complementada, quando for o caso, por declaração do estabelecimento de ensino onde foi exercida a atividade, sempre que necessária essa informação, para efeito de sua caracterização;

II – informações constantes do CNIS; ou

III – CTC nos termos da Contagem Recíproca para o período em que esteve vinculado a RPPS.

Parágrafo único. A comprovação do exercício da atividade de magistério é suficiente para o reconhecimento do período trabalhado para fins de concessão de aposentadoria de professor, presumindo-se a existência de habilitação.

Art. 241. Para fins de aposentadoria por tempo de contribuição de professor, poderão ser computados os períodos de atividades exercidas pelo professor em entidade educacional, da seguinte forma:

I – como docentes, a qualquer título;

II – em funções de direção de unidade escolar, de coordenação e assessoramento pedagógico; ou

III – em atividades de administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional.

Art. 242. Considera-se, também, como tempo de serviço para aposentadoria por tempo de contribuição de professor os períodos:

I – de Serviço Público Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal;

II – de afastamento em decorrência de percepção de benefício por incapacidade, entre períodos de atividade de magistério, desde que à data do afastamento o segurado estivesse exercendo atividade de docente;

III – de afastamento em decorrência de percepção de benefício por incapacidade decorrente de acidente de trabalho, intercalado ou não, desde que, à data do afastamento, o segurado estivesse exercendo atividade de docente;

IV – os períodos de descanso determinados pela legislação trabalhista, inclusive férias e salário-maternidade;

V – de licença prêmio no vínculo de professor;

VI – de professor auxiliar que exerce atividade docente, nas mesmas condições do titular.

Art. 243. O tempo de contribuição exercido em atividade diversa da atividade de docente não será contado para fins da totalização na aposentadoria do professor, entretanto, deverá ser considerado na formação do Período Básico de Cálculo – PBC.

Art. 244. O professor universitário deixou de ser contemplado com a aposentadoria por tempo de contribuição de professor com a publicação da Emenda Constitucional nº 20, de 1998, porém, se cumpridos todos os requisitos exigidos para a espécie até 16 de dezembro de 1998, data da publicação da Emenda Constitucional nº 20, de 1998, terá direito de requerer a aposentadoria, a qualquer tempo, observada a legislação vigente na data da implementação das condições.

Art. 245. O professor, inclusive o universitário, que não implementou as condições para aposentadoria por tempo de serviço de professor até 16 de dezembro de 1998, vigência da Emenda Constitucional nº 20, de 1998, poderá ter contado o tempo de atividade de magistério exercido até esta data, com acréscimo de 17% (dezessete por cento), se homem, e de 20% (vinte por cento), se mulher, se optar por aposentadoria por tempo de contribuição, independentemente de idade e do período adicional referido na alínea “c” do inciso II do art. 235 desta IN, desde que cumpridos 35 (trinta e cinco) anos de contribuição, se homem, e trinta anos, se mulher, exclusivamente em funções de magistério.

 

 

Compartilhar com amigos:

Leia também:

190 Comentários

  1. Oi Diego,
    minha dúvida quanto a carreira de Professor de ensino básico, técnico tecnológico(EBTT) é que nessas instituição a partir de 2008, além do ensino médio e profissional também passou a ofertar ensino superior. Nesse caso é preciso além da declaração de ser professor dessa carreira comprovar que atuou no ensino médio?
    ATT, Lucy

    • Oi sou Crossi, tenho 55 anos e minha dúvida é: Sou pedagoga e a maior parte dos anos é como orientadora educacional( Técnica em educação), tenho direito de me aposentar por essa regra?

  2. Boa noite trabalhei como professora 10 anos , tenho57 anos ,continuo pagando o INSS jà faz 3 anos ,quando posso pedir minha aposentadoria.

      • Sheila antes da constituição de 88,vc poderia sim juntar o tempo de qualquer área ,desde que fosse funcionária pública. Aí mudou a lei , onde só poderá contar como aposentadoria especial e integral, desde que todo o tempo tenha sido no magistério. Pelo que entendi da sua pergunta, o tempo que vc trabalhou sem ser professora só será computado se vc escolher a aposentadoria pelo inss, aí deixa de ser 25 anos e passa a ser 30 de contribuição.Tem casos que vale a pena, pois o professor antes de trabalhar na educação tem tempo de contribuição de um empresa etc.
        resumindo . eu acho melhor vc aproveitar o tempo de atendente de creche e pagar a parte uma aposentadoria autônoma e continuar na educação .

      • Infelizmente é verdade. Quando o docente vai trabalhar na área administrativa fora do contato direto com o aluno,o docente perde a aposentadoria especial.A questão que ninguém fala, alertando para a situação.Talvez vc tem dúvida, se o diretor o vice direto o coordenador tem direito a aposentadoria especial por que vc não? então é isso,os citados como exemplo estão em contato diretamente com os alunos e vc não. É chato mas é a verdade.Lamento.

  3. Boa noite, sou professora da rede municipal há 23 anos, sendo que desses, 6 anos não tinha carteira assinada, mas que foram averbados a mesma após concurso público em 1995, 1 ano fiquei na direção e 10 na coordenação pedagógica, tenho 45 anos de idade. Ainda preciso trabalhar quantos anos para poder me aposentar?

  4. Olá, sou professora do estado de SP e sou monocular, existe alguma modificação no regime estatutário quanto à aposentadoria, já que o governo paulista me considera deficiente a partir de 2011?

  5. Bom dia ! Diego, por favor gostaria de receber a informaçao a respeito da aposentadoria com 16 anos de contribuiçao e 60 anos de idade.A aposentadoria será integral ou parcial? Obrigada .

      • Tenho duas matriculas no magistério. Uma com 20 anos e a outra com 16 anos. Ambas de 20hs. Tenho 51 anos. Qual das matriculas devo acrescentar 7 anos trabalhados fora do magistério?

  6. Tenho 46 anos assumi o concurso faz três anos como educadora infantil como fica minha aposentadoria se tenho que contribuir 25 anos

  7. Olá Diego!!Tenho 18 anos como professora e 40anos de idade.VC sabe me dizer com quantos anos vou me aposentar e se a aposentadoria é parcial ou integral?

  8. Faço 42 anos este ano e entrei no magistério municipal em 1994. Só que tenho 2 anos de contribuição anterior de escola particular. Quando posso me aposentar? Será integral ou parcial com 25 anos de contribuição?

  9. O que é este bônus de cinco anos? Tenho 55 anos e 29 anos e seis meses de contribuição. Quando posso aposentar? Será com vencimento integral?

    • Olá Shirley,

      Você já pode se aposentar, porém sofrerá incidência do Fator Previdenciário se for pelo INSS.

      abraços.

      • Diego, na rede estadual de Goiás tem fundo de previdência próprio, com o qual contribuímos mensalmente, então não será pelo INSS, assim quero saber se não terei a incidência do fator previdenciário e se minha aposentadoria será com proventos integrais?

        • Sou professora .Mas durante durante 12 anos estou na direção da escola outra hora estou a frente de coordenação. Ja estou com 25 anos na educação e tenho 52 anos quando poderei me aposentar? E se a aposentadoria será integral?

  10. Bom dia, Diego!
    Por favor, poderia me informar se posso pedir a aposentadoria com 15 anos de contribuição e 55 de idade?? E como seria?
    Obrigada

  11. Boa tarde, tenho 56 anos e 34 trabalhados (juntando empresa privada 19 anos e 17 de magistério/estado) e mais 4 anos que deixei no Inss que não precisei trazer para o estado.
    Mesmo assim, se eu preciso apenas de 30 anos para aposentadoria, sobrarão mais 4 anos, dependendo do tempo que o estado vai precisar para me aposentar. Pergunto: o que sobrar da liquidação do estado posso somar ao INSS e continuar pagando e me aposentar pela empresa privada?

  12. Oi
    Sou funcionária da secretária de educação de PE.
    Tenho 52 anos e 30 anos de contribuição.
    Durante esse período fui secretaria da escola por 3 anos.
    Posso me aposentar sem prejuízos?
    Ou entro nessa lei que soma idade com o tempo de serviço.

  13. Boa noite, Diego: uma professora da rede federal, com 48 anos/ 5 meses de idade e 31 anos de exercício na atividade de magistério poderá requerer a aposentadoria sem perdas de benefícios ao completar a soma 80 (contribuição e idade) ?

  14. Bom dia! Diego tenho 12 anos de professor concursado. Mas, passei em um concurso para policial militar e pedi demisao a 7 anos. queria saber se eu poderia ter a aposentadoria parcial destes 12 anos de professor ?

  15. Oi Diego, tenho 30 anos de contribuição como professora e 50 anos de idade. Já posso dar entrada na minha aposentadoria?

  16. Ola! Eu vou fazer 49 anos, 15 anos trabalhei na secretaria de Educação depois concursei como professor e estou exercendo ate hoje, somando já vai fazer 29 anos de contribuição, Como e quando posso me aposentar?

  17. tenho 52 anos de idade 35 anos como professor no municipio 17 anos atuo como coordenador pedagógico pelo estaado e trebalhei 9 anos como agente de serviços de saude pelo estado quando irei me aposentar?

  18. Olá Diego.
    Tenho 22 anos de sala de aula e 46 anos de idade. Poderei pedir minha aposentadoria daqui a três anos???
    Obrigada!!!

  19. Quando eu completar 25 anos de contribuição como professora terei 49 anos de idade. Poderei me aposentar? Sou concursada no meu município.

  20. Ola,tenho 36 anos de idade e 16 que sou concursada de professora.com que idade eu deveria me aposentar de modo que eu não perdesse dinheiro? Atualmente ganho por volta de 1.500.

  21. Olá Diego! Trabalhei 6 anos no setor privado mais 11 no setor público como professora e dois como tecnica.tenho 54 anos. Quanto tempo falta pra me aposentar?

  22. Oi trabalhei como bancaria durante 10 anos e agora como professora durante 15 anos.Tenho 49 anos ,terei que contribuir até completar 30 anos ?

  23. Diego Castro, deiza ver se entendi, uma professora tem que ter no mínimo 50 anos de idade e 25 de carreira pra aposentar é isso né? E porque esses mais 5 anos aí? Essa parte não entendi. Concluindo uma professora irá se aposentar então com 55 anos de idade e 25 de carreira?

  24. Ja tenho quase 20 de contribuição no privado e estou entrando no magistério este tempo co ta para me aposentar no magisterio

  25. Boa noite! Faço em fevereiro 42 anos e minha carteira é assinada desde 1991(26 anos). Tem registros com funções dentro da escola em diferentes cargos e também com registros fora da escola. É calculado todo o tempo, ou apenas os períodos trabalhados em escola? Como faço esse cálculo? Obrigada.

  26. Bom dia! Fiz meu pedido de aposentadoria . tenho 29 anos no magistério,sendo 5 anos na coordenação e 51 anos de idade. Pedi a contagem pela 2 vez…mas resolvi esperar mais alguns anos.Posso desistir da aposentadoria? Ainda não entreguei os documentos pessoais para dar prosseguimento.

  27. Oi. Eu ja estou aposentada desde 2013, trabalhei 27 anos apenas no magistério e me aposentei com 57 anos e ainda trabalhei depois de aposentada mais um ano, contribuindo para o INSS. A minha dúvida esta relacionada ao fator previdenciário. Será que eu tenho direito a uma revisão da aposentadoria?
    A minha soma seria 57 +27 +5=89. Obrigada

  28. Bom dia. Ano que vem faço 60 anos tenho cinco de Estado como professora. Posso me aposentar por idade? E esses 5 anos farão alguma diferença?

  29. Olá Diego! Comecei a trabalhar aos 17 anos e Meu maior tempo de serviço foi fora do magistério, pois leciono há pouco tempo. Neste caso, terei que completar 30 anos trabalhados, certo? Se agora tenho 42 anos de idade, com quantos anos posso me aposentar?

  30. Oi tenho 13 anos trabalhando em outra função, faz 4 que estou lecionando como professor. Tenho 41 anos e gostaria de saber como fica quando eu for me aposentar? Da para somar?

  31. Olá Diego
    Tenho 45 anos e 19 anos como professora de um concurso.
    Há três anos ingressei em outro concurso do mesmo pagador, isto é, da mesma prefeitura. Queria saber quando posso me aposentar e tb se os dois empregos entrarão ao mesmo tempo nessa aposentadoria, SE SERAO somados para cálculo ou se terei q trabalhar mais tempo no concurso mais recente.

  32. Olá, Boa tarde!
    Trabalhei como eu
    Auxiliar de educação em regime estatutario por 6 anos e em seguida na mesma prefeitura passei por transposição do cargo apos concluir ensino superior em pedagogia onde leciono até hj, somado todo o.tempo tenho 14 anos, como se dará o cálculo. Consigo aposentar integralmente como professor?

  33. Tenho 41 anos e há 21 anos contribuo com o INSS, posso me aposentar daqui 4 anos, com 45 anos e ter a aposentadoria integral? Att, IZABELA

  34. Diego, sou professora a 24 anos da rede estadual. Eu poderia fazer agora minha contribuiçao ao inss como autônoma? Se isso for possível, em quanto tempo receberia minha aposentadoria? Tenho 51 anos

    • Poderá ingressa com o pedido quando fizer 25 anos, se você é professora. Caso contrario com 30 anos de contribuição.

      Porém, se você se aposentar pelo INSS sofrerá incidência do fator previdenciário.

      abraços.

        • Na prefeitura que trabalho não é INSS, tenho 42 anos e 22 de contribuição, qual a idade para entrar com o pedido de aposentadoria

      • Olá Diego, completarei neste ano 28 anos de atividades como professora e completarei 48 anos de idade. Já posso me aposentar? Incidirá sobre isso o Fator Previdenciário? O que seria mais viável para mim? Esperar mais 3 anos e completar os 80 pontos? Se me aposentar agora meu salário cairá bastante?

  35. Boa tarde! sou Professora na Rede Estadual de SP, estou afastada junto a uma Pref Municipal como diretora do Departamento Municipal de Educação. Entre SPPREV E INSS já conto com 33 anos de contribuição. Tenho 55 anos. Já posso pedir minha aposentadoria? Terei proventos integral? Estou na dúvida se peço a aposentadoria pelo SPPREV ou INSS. O que me orienta? Grata. Profª Maria Alaides

  36. Trabalhei 10 anos como atendente de creche concursada, depois disso passei no concurso para professora. Posso contar o tempo de atendente para a aposentadoria especial?

  37. Tenho 47 anos de idades e 23 anos de magistério, assim q completar 25 anos de carreira posso me aposentar com salario integral, meu fator previdenciário é INSS, poderia me explicar essa sua soma , que números são esses? Obrigada

  38. Trabalhei na área da saúde na enfermagem, e em área insalubre, agora trabalho como professora, poderia somar os anos trabalhados na enfermagem e no magistério e somar 25 anos de contribuição, para aposentar?

  39. Olá Diego, sempre fui Professora porém de Creche hoje chamada C.E.I Centro de Educação Infantil, tenho 38 anos e 20 anos de contribuição. Com quantos anos será que poderei me aposentar?
    Agradeço sua atenção!

  40. Oi Diogo tenh 57 anos já me aposentei pelo inss faz uns2 em 2008 comecei a trab como pro eventual na estado e em dez de 2009 fui contratada pela prefeitura Municipal deSão Paulo tendo contribuído esse tempo tod para a previdência, gostaria de saber se tenho como me aposentar novamente ou melhorar minha aposentadoria anterior.

  41. Quero saber se posso incluir o tempo que trabalhei em empresa privada mesmo que não seja na área de educação? Nesse caso com fica?

  42. Tenho 29 anos de contribuição e 52 de idade. Me aposentei com os 25 anos de contribuição, quando tinha 48 anos. No sindicato me orientaram entrar com uma ação para tirar o fator previdenciário que foi aplicado, mas se contribuir mais esse ano em cima de um salário completo os 30 anos e posso pedir a revisão (fui demitida em dezembro) e não queria dar mais aulas em escola particular. O que me aconselha fazer?

  43. meu esposo é professor tem 35 anos de contribuição no INSS e tem 53 anos e faz 54 em agosto deste ano 2016. Quanto tempo falta pra ele pedir a aposentadoria integral?

  44. Olá Diego,
    Tenho34 anos de contribuição e 52 de idade. Porém, tenho 26 na educação municipal, 04 anos na administração direta e mais 2 anos na educação estadual. Posso incorporar esse tempo fora da educação municipal e pedir aposentadoria com 53 anos de idade??

  45. Olá boa noite,faço 56 anos este ano e tenho contribuido há 10 anos como professora substituta autônoma
    e dois anos ou mais sendo contribuinte registrada, e quando chegar aos 60 anos posso me aposentar??

  46. Tenho 22 de magistério na prefeitura municipal,mas tenho mais sete anos de firma que incorporei junto com meu tempo de magistério, está prevista minha aposentadoria para o ano de 2016 aproximadamente em setembro o que devo fazer esperar os 25 anos só no magistério ou me aposentar agora esse ano, 22 +7+58=87 ,pois já estou acima dos 85,meu email é marcelarosa@yahoo.com.br

  47. Diego tenho 51 anos e trabalhei 15 anos em indústria e faz 5 anos que sou professora, gostaria de saber… quando me aposentar não vou receber integral isso eu sei , mas como é feito esse cálculo e será pelo salário de Professora?

  48. Boa noite Diego!
    Tenho 49 anos e 27 anos de magistério, já posso aposentar? Caso poder haverá prejuízos ou é integral a aposentadoria?

  49. Sou mulher tenho 39 anos e 18 anos como professora. Qto tempo falta pra q eu me aposente?
    Trabalhei antes do magistério em empresa privada sem vínculo com a educação isso conta nesse caso?

  50. Olá! Sou Pedagoga,tenho 46 anos e sou concursada.,Porém ,como atendente de creche na Ed infantil em minha cidade há 25 anos.E com carga horária de 30 hs semanais. E aqui nós também temos previdência própria do município. Então eu gostaria muito de saber quando poderei pedir minha aposentadoria para receber integral?

    • Quando completar 25 anos de contribuição! Porém se for pelo INSS sofrerá incidência do fator previdenciário.

      abraços.

  51. Olá…já tenho 20 anos completos de trabalho como professora e 47 anos. Para se aposentar integral devo trabalhar os 25 independente da minha idade?

    Não entendi bem ainda essa questão dos 5 anos de bônus…será acrescida um bônus de cinco anos no meu tempo de serviço? Então ficarei com 25 anos?

  52. Sou professora da rede estadual. Estou readaptada a 10 anos , entre sala de aula licença saúde e readaptação tenho 21 anos. Irei completar 60 anos em agosto. Posso dar entrada na minha aposentadoria? Quanto irei perder com relação ao salário base $1550,00?

  53. Boa tarde!
    Vou fazer 40 anos e sou professora, contribuo ha 19 anos, mas não para o INSS, pois o meu é fundo de previdência.
    Com quantos anos poderei aposentar?
    Obrigada! Abraços!

  54. Oi Diego, sou professora readaptada, sempre trabalhei para a SEE de SP, comecei em 1990. Tenho 50 anos. Já tenho os 25 de contribuição, mas não é ISSN. Dizem que tenho que pagar “pedágio” para me aposentar. Está correto isso?

    • Provavelmente não Rita.

      Principalmente se estão utilizando o termo “pedágio”.

      Recomendo que procure a defensoria publica ou um advogado com os documentos para esclarecer melhor sua condição.

      abraços.

  55. Olá…sou professora há 20 anos e tenho 47 de idade.

    Não entendi sobre essa questão do bônus de mais cinco anos. Será acrescida no meu tempo mais 5 e que resultará em 25?

  56. Fui policial militar durante 11 anos e tenho mais 8 anos de registro diversos ( clt comun ) hoje aos 37 anos troquei de area de atuação e virei professor de ensino médio e fund 2 ( Colégio particular – Geografia ) eu posso averbar esse tempo de contribuição na PM e nos demais serviços???

  57. Trabalho desde 1992 como professora do município de Itajaí. Tenho 23 anos de magistério. Destes 23 anos trabalhei 4 anoscomo supervisora de gestão na secretária de Educação. Fiz um simulado para ver o dia da minha aposentadoria, eles falaram que esse tempo que fiquei na secretária de Educação não vai contar pra aposentadoria especial que é de 25 anos. Vou ter que trabalhar até 30 anos de serviço. Já estou com 60 anos de idade. . isso procede. Gostaria de saber sua opinião. Agradeço.

    • Olá. Em maio completarei 30 anos na rede pública estadual de São Paulo e tenho 49 anos. Já poderei entrar com o processo para me aposentar? Acompanhei alguns casos de colegas cujos processos se arrastaram por anos. Obrigado.

      • Pode pedir sim a aposentadoria. Já tem direito para se aposentar, caso seja negado, terá que ser pela via judicial.

        Porém é um processo simples, se está acontecendo demora excessiva há algo errado.

        abraços.

  58. Diego, Boa noite eu vou fazer 48 anos tenho 17 anos de privado estou traba.como prof. no estado, e vou fazer 3 anos como prof.trabalhando numa instituição registrada pelo inss. tem como analizar essa situação para mim. obrigada.

    • Você já pode solicitar sua aposentadoria! Mas sofrerá incidência do fator previdenciário se for pelo INSS.

      abraços.

      • Sou professora concursada estadual desde 2008 porém averbei 22 anos de professora municipal . Tenho 52 anos quando posso pedir aposentadoria?

  59. BOA NOITE. SOU PROFESSORA DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ RN, LECIONO HÁ 15ANOS E TENHO 40 ANOS DE IDADE, HÁ APROXIMADAMENTE 8 MESES POR MOTIVOS DE SAÚDE FUI AFASATADA DA SALA DE AULA E ESTOU NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. IDSO VAI IMPLICAR NA MINHS APOSENTSDORIA? AQUI É PREVIDÊNCIA PRÓPRIA.E WUANTO TEMPO POSSO ME APOSENTAR?

    • Olá Adriana, tudo bom?

      Já pode se aposentar, porém sofrerá incidência do fator previdenciário se for se aposentar pelo INSS.

      abraços.

  60. Boa noite , sou professor da rede estadual a 20 anos e tenho 1 ano da rede particular e 1 ano e meio da rede municipal ,poderei averbar este anos e tenho 49 anos , quanto tempo falta para minha aposentadoria .

  61. Bom dia Diego,sou professora desde 1987,sou efetiva estou afastada a cinco anos e meio,pois tive dois cancer,quero voltar a trabalhar mais no meio do ano,será que já tenho direito a aposentadoria? Tenho cinquenta anos

  62. Boa tarde!
    Vou fazer 40 anos e sou professora há 19 anos e contribuo para o fundo de previdência.
    Com quantos anos poderei aposentar?
    Obrigada!

  63. Boa tarde Diego. Tudo bem?
    Gostaria de saber se for possível, faltam 3 meses para eu dar entrada na minha aposentadoria por idade (proporcional), acontece que o responsável pela secretaria da escola onde trabalho é inexperiente e gostaria de providenciar toda a documentação até
    a data em que completo 60 anos de idade. Você poderia ajudar relacionando-a para mim?
    Obrigada
    Um abraço.

    • Olá Terezinha,

      Infelizmente fica inviável para tentar te ajudar a distância. Se dirija ao orgão do seu estado e peça mais informações, tenho certeza que todas as suas duvidas serão retiradas.

      No mais, espero que dê tudo certo.

      abraços.

    • Teresinha, onde vc mora não tem sindicato dos professores? Os advogados fazem todos os procedimentos com excelência e sem custos. A minha saiu em um mês.

    • Elza, cuidado com o valor da sua aposentadoria. Se vc trabalhava em uma única escola o valor será bem baixo. É interessante pagar sobre o teto por 5 anos, aí vc receberá um pouco mais.

  64. sou funcionária do estado a vinte seis anos como agente de serviço gera concursada, tenho 53 anos com quantos anos vou me aposentar.

    • Olá Maria, você já pode se aposentar, porém sofrerá incidência do fator previdenciário se for pelo INSS.
      abraços.

      • Boa tarde! Diego o que significa sofrerá incidência do fator previdenciário se for pelo INSS. Tenho 49 anos e completo 30 anos como professora em julho me informaram na secretaria de educação que só poderei aposentar com 50 anos.

  65. Olá,boa noite! Tenho 56 anos,farei 57 em março do corrente ano. Sou professora da Rede Estadual de Ensino de SP.Trabalho desde 2001,sou efetiva.Tenho fora 7 anos .Com quantos anos posso pedir minha aposentadoria, Caso possa é integral ou parcial? Obrigada!

  66. Este ano completo 30 anos na rede estadual de São Paulo e 49 anos de idade. Terei que esperar completar 55 para pedir a aposentadoria? Quanto ao abono de permanência, ainda existe? Posso requerê-lo quando completar 30 anos? Tenho recebido informações muito diferentes a respeito. Se puder esclarecer, ficarei muito grato.

  67. Olá, sou professor da rede pública há 15 anos, mas tenho 9 anos averbados no serviço público fora da sala de aula. Quanto tempo será, no meu caso, para eu me aposentar? Desde já, fico muito grato.

  68. Diego aposentei em fevereirode 2010 por idade 62 anos.e como comerciara tinha 8 anos de contribuição. Foi também usado um atestado do Estado que trabalhei como professora contratada por 12 anos. Continuei como professora efetiva e minha contribuição cai NO INSS .Ganho 1450,00 reais do trabalho e um salário mínimo da aposentadoria. Queria saber se é possível entrar com pedido de revisão . ou seria melhor esperar fevereiro de 2018.estarei com 70 anos.

    • Poderá sim pedir Celia. Sem olhar seus documentos pessoalmente fica complicado te dizer quando será mais vantajoso.

      Recomendo procurar a Defensoria pública ou um Advogado.

      abraços.

      • Diego tenho levado meus papéis par os advogados ninguém aceitou trabalhar no meu caso dizem que não haverá revisão de aposentadoria. Estou trabalhando ainda não dá para viver com salário

        mínimo. Estou ganhando R $ 1450, 00.em 2018 farei 70 anos.e 21 anos de professora e 8 como comerciaria. Eles dizem que a dificuldade é que aposentei como comerciaria.
        Você poderia pegar essa causa? 2/02/1017

    • Sou professor com contrato emergencial no estado do RS desde 28 de Março de 1993, tenho 46 anos, quando posso me aposentar?

      • Olá Luis,

        você poderá se aposentar por tempo de contribuição com o INSS ao completar 30 anos de contribuição, ou por idade, quanto tiver 60 anos.

        Abraços,

        – Diego Castro

  69. OI Diego, sou professora concursada e contratada, desde 1987, em regime estatutário da SEDUC RO. com contrato de 40 horas como professora magistério, porém, fiz em 1997 um novo concurso para Especialista em Educação (Supervisão Escolar) 40 horas. Na época me foi dada a opção de Reduzir o primeiro contrato que era 40 para 20 (pedi demissão de 20 h.) e assumir o novo contrato de 40 h. totalizando assim uma jornada de 60 horas semanais.
    Como fica minha situação para a aposentadoria?
    Os técnicos da SEDUC informam que neste momento só posso requerer a aposentadoria de 20h. E que para me aposentar das outras 40 horas teria que contribuir por mais 11 anos para requerer novamente a aposentadoria. Isso procede?
    Trabalhei os primeiros 10 anos em efetivo exercício do magistério. Após esse período, fiz curso de formação em informática educacional, passando a atuar em Laboratório de Informática (LIE), na unidade escolar, trabalhado diretamente com alunos e professores e sendo multiplicadora de tecnologias para professores, técnicos e gestores da unidade escolar onde estou lotada.
    Favor me esclareça e me envie a legislação pertinente ao meu caso.
    Grata Maria do Socorro

  70. Olá Diego… Tenho uma dúvida… Sempre trabalhei como funcionário público (no cargo de professor), no entanto, primeiramente na educação básica e posteriormente fiz outro concurso público também para professor só que para universidade (onde trabalho hoje). Gostaria de saber se posso somar os tempos de contribuição das duas instituições (ambas possuem sistema de previdência própria)? Caso sim, com 30 anos de contribuição posso me aposentar?

  71. Olá Diego.
    Tenho 40 anos. TeBalho a 21 anos como professora e neste tempo estive 6 anos trabalhando na administração. Quando conseguirei me aposentar?

  72. Olá Diego,
    Tenho 23 anos pela privada e cinco anos como contrato do estado. O contrato conta com os 23 somando 28 anos ou é contado junto? Não quero esperar a idade perco muito?

  73. Olá, bom dia. Gostaria de saber sobre os direitos de meu marido. Ele tem 21 anos de trabalho e 44 de idade. Quanto tempo falta para que ele tenha direito a aposentadoria integral? Ele é professor.

  74. Olá, bom dia…Diego,comecei a trabalhar na educação como administrativo em Maio de 1989 até novembro de 1997…em fevereiro de 1998 até 2016 como professor…hj tenho 46 anos,posso pedir quando a aposentadoria? Obrigado

  75. Olá. boa noite!
    Tenho 47 anos e 20 ano de trabalho, sou professora e estou na função de Diretora de escola; No município de Fortaleza, temos um fundo previdenciario próprio. Em que ano posso me aposentar?

  76. Olá. boa noite!
    Tenho 47 anos e 20 ano de trabalho, sou professora e estou na função de Diretora de escola; No município de Fortaleza, temos um fundo previdenciario próprio. Em que ano posso me aposentar?

  77. Eu gostaria de saber se o tempo de aluna em escola técnica Estadual de formação magistério /normal pode ser contado como tempo de contribuição para aposentadoria?

  78. Boa noite, gostaria de saber o seguinte, trabalhei durante 7 anos em creches conveniadas com a Prefeitura de minha cidade, porem meu registro em carteira não é de professora, esta como: auxiliar de ensino, monitora infantil, educadora. Gostaria de saber se esse tempo contaria para minha futura aposentadoria e se é necessário fazer algo para comprovar meu trabalho como docente durante esse periodof nesses estabelecimentos de ensino infantil. Obrigada

  79. Sou professora .Mas durante durante 12 anos estou na direção da escola outra hora estou a frente de coordenação. Ja estou com 25 anos na educação e tenho 52 anos quando poderei me aposentar? E se a aposentadoria será integral?

  80. Bom dia Diego tenho 28 de em sala de aula como profissional de educação fisica quando completar 30 anos trabalhados posso aposentar integral?Obrigado.

    • Heber, se for pelo INSS sofrerá redução pela incidência do fator previdenciário dependendo de sua idade.

      abraços.

  81. Oi …não entendo muito d aposentadoria….desculpe se serei redundante…trabalhei na maior parte do tempo lecionando …tenho 10anos efetiva e uns 5anos como eventual…. E alguns meses em outras áreas..como temporária…posso juntar esse tempo p aposentar?? Tem algo sobre e idade e tempo de serviço???pois pelos meus cálculos vou ter 25anos d serviço c 46de idade …vou poder aposentar normal???

  82. Oi …não entendo muito d aposentadoria….desculpe se serei redundante…trabalhei na maior parte do tempo lecionando …tenho 10anos efetiva e uns 5anos como eventual…. E alguns meses em outras áreas..como temporária…posso juntar esse tempo p aposentar?? Tem algo sobre e idade e tempo de serviço???pois pelos meus cálculos vou ter 25anos d serviço c 46de idade …vou poder aposentar normal??? Att leticia

  83. Tenho 55 anos juntei o tempo de roça e professora em 2007e me aposentei com menos de um salário mínimo. Como professora já tenho mais de 25 anos pois ainda estou atuando. Agora gostaria de fazer a desaposentação e me aposentar somente como professora. Será que seria possível. Peço uma orientação.

  84. Olá Diego ! Estou passando por situação parecida ! Já somo 36 anos de contribuição +57 de idade ! O innss diz q não existe aposentaria especial pra professora ! Com a nova regra 80 / 90 o fator previdenciário continua ?? Pq fiz os cálculo e me aposento perdendo 1400 reais ????me esclareça pq tá muito confuso .

  85. Boa noite, eu trabalhei 15 anos na privada e agora entrei para escola estadual e queria saber se posso levar esses tempos da privada para pública.

  86. Bom dia!
    Sou Orientadora Pedagógica (Professor Especialusta) da Rede Municipal já tenho 31 anos de contribuição e 52 de idade. Já tenho direito a aposentaria? Dei entrada no processo e foi indeferido com a alegação que não sou regente,mas pelo Artigo 67 da Lei 11301/06 esse função também não é contemplada?

  87. Sou professor. 30 anos de magistério. 6anos de serviço particular. 58 anos de idade. Quando posso me aposentar ou pedir abono permanência?

  88. Tenho 48 anos de idade e 25 de contribuição com regime municipal próprio. Quando posso pedir a aposentadoria e que cálculo devo fazer?

  89. Olá, Diego,

    Tenho 41 anos de idade e 22 anos de magistério e outras atividades lidando diretamente com aluno no ensino público do Estado. Quando poderei me aposentar com remuneração integral? Agradeço, desde já, a atenção.

  90. DIEGO CASTRO…MINHA COLEGA DE TRABALHO JUNTOU O TEMPO DE SERVIÇO DELA COMO PROFESSORA COM O TEMPO QUE PASSOU EM UMA EMPRESA E SE APOSENTOU COM 60 ANOS PELO INSS… COM O VALOR QUASE INTEGRAL.

  91. Comecei minha carreira em escola, primeiro sendo Revisora de Textos e depois passei a exercer o cargo de AUXILIAR DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA( na qual fiquei 5 anos). Hoje tenho 19 anos na função de professora. É possível agregar esse tempo de Auxiliar, logo função pedagógica, para requerer a aposentadoria especial.

    Obrigada,

    Rosaly

  92. Caro Sr., por favor, tenho 49 anos de idade, farei 25 anos de serviço público como professora em 18/02/2018 nesta data terei 50 anos e 8 meses de idade, poderei pedir a liquidação de tempo e me aposentar?

  93. Boa tarde Diego! Tenho 25 de anos de contribuição como professora e 51 anos idade. Posso aposentar com valor integral pelo INSS?

    • Poderá sim Ires, professoras podem se aposentar com ou com 55 anos de idade ou com 25 de contribuição.
      porém se for pelo INSS, sofrerá perca no valor do benefício por causa do fator previdenciário.

      Abraços.

  94. Boa tarde meu nome e Gervani . Trabalhei 29 e 7 meses sou professora e fui acometida com uma terrivel doença epilepsia refrataria o que me incapacitoupara o trabalho fui aposentada por invalidez com proventos proporcionais. Meu salario mal da pra medicamento. Tenho direito de revisão d sposentadoria

  95. Boa tarde… Sou professora na rede municipal de ensino, mas respondo pela direção de escola, tenho 25 anos de contribuição e 47 anos idade. Posso ja solicitar junto INSS aposentadoria

    • Olá Adriana,

      você podera solicitar sua aposentadoria por idade, porém sofrerá grande redução por conta do fator previdenciário.

      Abraços,

      – Diego Castro

  96. Olá Diego.
    Tenho 7 anos e dez meses como professora de um Município, 5 anos e dez meses como professora de outro município e 8 anos e seis meses como diretora Escolar nesse mesmo município . Quando posso requerer minha aposentaria? Posso requerer aposentadoria especial?
    Um abraço…

  97. Bom dia,
    Tenho 44 anos e 20 de contribuição. Fiquei afastada por 2 anos e 4 meses, mas trabalhando no administrativo. Minha contribuição não é pelo INSS. Terei que pagar pedágio? O pedágio é o tempo que fiquei fora da sala de aula?
    Grata,
    Viviane

  98. Olá. spu professora convocada a 22anoseu entro na regra de aposentadoria especial ou não. pois já tenho 48anos. Ou vou aposentar com 60e 30de contribuição. mas uma coisa.pelo fator previdenciario.e mais que salário mínimo.

  99. Tenho uma duvida, tenho uma cliente que começou a trabalhar em 1989 e esta até hoje trabalhando como professora, ela pegou nas escolas umas fichas que comprova que ela realmente trabalhou lá. Eu posso já agendar no inss aposentadoria por tempo de contribuição para ela e apresentar esses documentos mais o diploma, seria apenas isso?

  100. Oi
    Tenho 30 anos de contribuição e 47 anos de idade. Posso pedir minha aposentadoria?? Como faço o calculo do salário caso tenha direto a aposentadoria??

  101. Boa tarde Diego ! tenho 25 de contribuiçao e 43 anos, sei que tenho direito a aposentadoria, minha duvida é, quanto vou receber com a aposentadoria pelo inss?
    faça os calculos com um salario de 4.000,00 se possivel.obrigada!

  102. Tenho 55 anos e trabalhei 10 anos em empresa privada( fora da educação) e há 18 anos estou na pública como professora.Quando poderei me aposentar?

  103. UVB Sou professora ha 24 anos sendo que trabalhei um ano sem assinar a carteira, estou com 56 anos e gostaria de saber quanto tempo falta para me aponsentar ?

  104. Boa noite, tenho 46 anos, trabalhei numa prefeitura nos anos 1989 ate 2002, depois em outra de 2005 ate o momento, 2017,mas fui ao INSS está em aberto, como se eu iniciasse em 1999.Na segunda prefeitura conta tudo normal.Entretanto, tenho documentos que comprovam que trabalhei estes anos na primeira prefeitura.Como posso proceder? Nesta mesma época trabalhei numa secretaria da diocese,que depois de muito custo me entregaram a declaração que trabalhei também durante esses períodos paralelos.\\\\tem alguma chance de me aposentar? E como receber a declaração da primeira prefeitura?

  105. Diego, tenho 48 anos de idade e 24 anos de contribuição+ dois anos averbados,sendo um deles no administrativo e os demais de magistério. Quando aposento?

  106. Boa tarde, Diego!
    Gostaria que me tirasse uma dúvida, se possível.
    Tenho 31 anos de contribuição como professora e 50 de idade. Gostaria de saber qual espécie seria mais vantajoso para me aposentar, a 42 ou 57 ?
    Os func. do INSS me disseram que não tenho direito ao bônus de 5 anos e que entro no fator previdenciario. Não suporto mais sala de aula e quero me aposentar mesmo assim. O que você me indica?

  107. Olá Diego boa noite! Estou com uma grande dúvida, trabalho na rede privada e percebi que na minha carteira de trabalho fui registrada como EDUCADORA INFANTIL tendo o registro com esse nome eu poderia ser prejudicada quando me aposentar por não estar registrada como professora de educação infantil ou não tem nada haver. Meu sindicato é o SENALBA. DESDE JÁ AGRADEÇO!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário