INSS previdência social

O extrato INSS é um documento que visa ao beneficiário o poder de analisar todos os lançamentos realizados a respeito do seu benefício.

E agora ele pode ser conferido de forma online, bastando apenas de um celular ou computador com internet e da comodidade da sua casa, sem precisar enfrentar filas enormes, como acontecia no passado.

Desse modo, fique conosco e saiba tudo sobre o extrato INSS, além de outros extratos fundamentais para seu benefício.

COMO CONSULTAR O EXTRATO INSS?

É muito simples consultar o extrato INSS e analisar toda a movimentação do seu benefício, além de poder obter pelo site da previdência social várias informações expedidas de maneira fácil e gratuita..

Mas vamos lá, primeiro é necessário acessar o site https://meu.inss.gov.br/central/index.html, e procurar no rol que se encontra a esquerda a opção “extrato previdenciário”. Porém, para poder acessar a opção, é preciso realizar o cadastro de um login e um senha.

Criado o cadastro, e clicado na opção mencionada, preencha todas as informações pedidas pela página, incluindo sua data de nascimento, o número do CPF, e o código de segurança. Ao final clique em “prosseguir”.

Prontinho, aparecerá agora na tela, o seu extrato, onde é possível conferir todos os lançamentos feitos ao seu benefício.

Você pode saber passo-a-passo como se cadastrar, no nosso guia: MEU INSS: Consulte seu benefício (ONLINE)

REALIZANDO CADASTRO

Caso o trabalhador não possua sua senha no MEU INSS, é preciso que seja realizado o cadastro no portal para ter acesso ao seu Extrato INSS, visto que há a necessidade de proteger seus dados pessoais.

O primeiro passo, é clicar no serviço desejado, e baixar a página até encontrar “Cadastre-se”.

Após clicar novamente, você será redirecionado para uma página, aonde será possível inserir todos os dados necessários para identificação.

Logo em seguida, caso não haja nenhum problema, você terá que responder algumas pergunta para provar que é realmente o segurado que está querendo verificar seu extrato.

Por isso é importante que você tenha em mãos todos os seus documentos, pois será perguntado 3 questões relativas as suas contribuições e benefícios.

Caso você erre as perguntas, a única forma de gerar a senha será comparecendo pessoalmente a um das agências da Previdência Social e realizando o procedimento com um dos servidores do local.

EXTRATO INSS – PESSOA FÍSICA

Para aquelas pessoas físicas que contribuem para o INSS, é possível a emissão de extrato previdenciário nomeado de CNIS.

Nesse extrato estão informações sobre; o período de contribuição do segurado; todos os empregos por onde passou; quais foram seus empregadores; o salário que recebia e o valor que contribuía para o órgão, e etc.

Então, esse extrato é importantíssimo para requerer qualquer benefício como algum dos auxílios, ou das aposentadorias.

E como forma de prevenção, é aconselhável ao segurado consultar mensamente esse extrato, para acompanhar se seus salários e empregos foram registrado no sistema, a fim de evitar qualquer problema futuro.

PAGAMENTO INSS, TABELA E CALENDÁRIO 2018

O pagamento do Instituto Nacional da Seguridade Social é realizado mensalmente em todo dia 5º útil do mês. Porém, se esse dia cair em feriado, será prorrogado para o próximo dia útil.

Já em relação a tabela INSS 2018, é importantíssimo que o beneficiário a conheça, pois junto ao pagamento do INSS, são descontados uma serie de impostos, e para que você entenda bem o que foi descontado é necessário sabe-la.

A tabela funciona assim:

Salário de contribuiçãoAlíquota INSS
Até 1.659,388%
De 1.659,39 até 2.765,669%
De 2.765,67 até 5.531,3111%

 

Viram a tabela? Ela funciona como referência para que o trabalhador saiba a porcentagem dos descontos sobre o seu pagamento. Esses trabalhadores que apresentam o desconto do INSS, são aqueles que possuem carteira assinada e seguem as regras da CLT.

E sobre o calendário INSS 2018; é através dele que milhares de beneficiados do Instituto Nacional conseguem visualizar as datas disponíveis de quando os seus benefícios serão liberados.

Atualmente o INSS possui 2 (dois) tipos de calendário de pagamento; o primeiro é destinado para aquele contribuinte que recebe até 1 salário mínimo. E o segundo; para aquele beneficiário que recebe de contribuição, até 2 (dois) salários mínimos.

DETALHES DO BENEFÍCIO INSS

É possível que o segurado tenha ciência do detalhamento do seu benefício, além de poder receber muitas informações do Instituto Nacional do seguro social através do Extrato INSS.

O extrato, portanto, conterá em seu corpo, as seguintes informações sobre o benefício:

  1. O número do benefício
  2. O nome do segurado
  3. Qual a competência – o mês de referência ao pagamento
  4. O período a que se refere o crédito
  5. O pagamento através de
  6. A espécie de pagamento do seu benefício
  7. O banco, a agência bancária e o código da agência
  8. O endereço do banco
  9. A data disponível para o recebimento do benefício
  10. Ao final, tem-se a parte de créditos (descrição das rubricas e valor) e débitos (valor bruto, valor dos descontos, e o valor liquido).

CARTA DE CONCESSÃO INSS

No mesmo portal do “Meu INSS”, além de pedir o extrato do INSS, o segurado tem a opção de pedir a carta de concessão. Mas o que é essa carta?

Essa carta é um documento que será enviado ao endereço que estiver cadastro do beneficiário na previdência social se o seu benefício for considerado concedido.

Após realizado a solicitação da carta, a mesma tem um prazo de 20 dias úteis para chegar a sua residência.

Porém, se não quiser esperar, poderá retirar a carta de concessão por meio da internet também, sem nenhum problema. Basta se cadastrar e solicitar a carta pelo sistema.

Você pode saber mais em nosso guia: Carta de concessão de benefício do INSS (ATUALIZADO)

COMO O SEGURADO SABE O DIA DE RECEBER O SEU BENEFÍCIO INSS?

Depois que o beneficiário emitiu a sua carta de concessão, é só analisar e observar que nela estão presentes todas as informações do seu benefício: o valor, a data de recebimento, o banco que realizará o pagamento, entre outras informações.

Mas também existe outra opção de o beneficiário saber o dia do seu pagamento. É só analisar o último número do seu benefício, e consultar o calendário de pagamento que fica disponibilizado no site da previdência social.

Extrato INSS

CONSULTA DE PAGAMENTO INSS

Consulta de pagamento INSS, é outra nomenclatura para extrato INSS.

Mas a sua consulta é realizada da mesma maneira, basta entrar no site https://meu.inss.gov.br/central/index.html ou baixar o nome aplicativo INSS e realizar o serviço por lá.

Através do mesmo portal, você pode verificar quando será feito o seu pagamento e o valor do mesmo.

Você também pode verificar pelo modo antigo:

Consultar qual vai ser a data do seu pagamento no INSS é muito simples e fácil de fazer pela internet, você pode acessar seu extrato no conforto da sua casa. Para isto basta clicar neste link e clicar em EMITIR EXTRATO no botão em verde.

extrato inss

Em seguida surgirá uma página aonde o beneficiário do INSS poderá colocar seus dados como o número seu benefício e informe também a sua data de nascimento, nome completo e o número do seu CPF e o número verificador, da mesma forma que está escrito. (Importante colocar todos os dados exatamente como se encontram nos seus documentos pessoais, ou caso contrario não dará certo)

Logo em seguida aparecerá o detalhamento de todos os pagamentos já realizados pelo trabalhador em sua vida laboral.

Infelizmente o sistema usada para expedir o documento as vezes é bastante lerdo, tendo que ser tentando inúmeras vezes antes de conseguir acesso. Tenha um pouco de paciência, caso mesmo assim não consiga, a única forma é se dirigir diretamente ao posto do INSS.

Espero que tenha gostado do nosso texto explicativo sobre o EXTRATO INSS e como acessa-lo diretamente do seu computador ou celular.

Caso tenha ficado alguma duvida sobre o extrato INSS, basta ligar 135 ou se dirigir diretamente a uma das agências da Previdência Social e solucionar o seu problema.

Você pode também deixar um comentário abaixo, que nossa equipe responderá o mais rápido possível. 

Assista também o vídeo que nossa equipe preparou para tirar todas suas dúvidas:

 

 

EXTRATO INSS – PREVIDÊNCIA SOCIAL

A empresa ao qual o trabalhador esteja vinculado, tem o dever de realizar mensalmente os pagamentos dos benefícios daquele trabalhador ao Instituto Nacional da Seguridade Social.

Pois, esse benefício apresenta um caráter de seguro que irá garantir o futuro do trabalhador que é regido pelo regime da CLT.

Então, hoje em dia, é muito raro que os empregados acompanhem o pagamento mensal do seu benefício, o que é muito errado, pois se mais na frente apresentar algum problema, será mais difícil de solucionar.

O ideal será analisa-lo mensalmente, e evitar qualquer problema como mudança de valor ou anulação de pagamento. E caso isso aconteça, procure imediatamente o Recursos humanos da sua empresa.

E se desejar emitir os extratos dos meses anteriores é só comparecer a um posto de atendimento da previdência social e solicitar o serviço, que nesse caso não será preciso um prévio agendamento. Só que alguns postos são mais demorados que outros, o que acaba por ser preciso comparecer cedo ao local.

Para descobrir a agência mais próxima de você e não perder tempo é só clicar no link http://www010.dataprev.gov.br/enderecoaps/mps1.asp, e preencher o campo de busca de acordo com o local em que está.

Extratos Agências do INSS

EXTRATO – APOSENTADORIA

Como já dito acima, a previdência social é o órgão responsável por administrar todos os benefícios que o trabalhador poderá vir a ter direito durante sua vida. E com a aposentadoria não podia ser diferente.

Mas, infelizmente, ainda não é possível que o trabalhador emita um extrato de pagamento da sua aposentadoria, pois, quando o empregador paga ao INSS, ele não está pagamento somente o valor sobre a aposentadoria, mas o valor de todos os benefícios que aquele empregado possui, e o Governo ainda não criou um sistema que conseguisse separar o valor referente a cada parte do pagamento.

O que ocasiona ao empregado a dúvida de quanto foi destinado ao seu fundo de aposentadoria.

Porém não há motivo para se preocupar com isto, visto que o que interessa é a média dos valores que você contribuiu e por quanto tempo, para fins de aposentadoria.

Caso tenha qualquer dúvida sobre isto, você sempre pode procurar um advogado previdenciarista e realizar um planejamento previdenciário.

Você também pode deixar um comentário, que ficaremos felizes em ajudar.

EXTRATO INSS PARA IMPOSTO DE RENDA

É necessário consultar o extrato INSS, para que você possa declarar todos esses rendimentos que foram recebidos da previdência social para a receita federal do Brasil.

Pois, como no extrato INSS é possível saber quais foram os valores que foram recebidos durante o ano, é fácil informar quais valores constarão na declaração do imposto de renda.

Então, para consultar o extrato para imposto de renda é necessário possuir alguns documentos em mãos como: O nome do beneficiário, o número do seu benefício, sua data de nascimento, e o número do cadastro de pessoa física.

Ao final é só entrar acessar o site da previdência https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml, e preencher todas as informações necessárias.

Extrato INSS IR

DATAPREV – EXTRATO CNIS

Além do extrato INSS, é possível obter também o extrato CNIS – cadastro nacional de informações sociais.

Criado no ano de 1989, esse cadastro tem o intuito de unificar o sistema de dados em um único banco, alimentando assim todas as informações levadas a previdência social.

Para obtê-lo poderá ser mediante o comparecimento a alguma agência mais próxima da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil e solicitar a sua consulta, devendo seguir apenas os requisitos abaixo;

  • Caso já seja correntista dos bancos mencionados, a consulta poderá ser realizada pela internet banking (o programa -seja para computador ou celular- que é utilizado pelos sistemas) ou através de um caixa eletrônico.
  • Se for correntista do banco do Brasil, é só entrar no seu portal, em seguida selecionar a opção ‘conta corrente’ e logo após procurar o ‘guia de extratos diversos’, e então clique em ‘previdência social’.
  • E se for correntista da caixa, entre no seu portal, procure o menu que ficará localizado a direita da página e clique em “extratos previdenciários”.

E mais uma opção de consulta do CNIS (fora a presencial), é pelo site do Ministério do trabalho, pelo link a seguir: http://trabalho.gov.br/.

Apenas informe o número do PIS, PASEP ou NIT, e escolha uma senha para ser sua senha de acesso ao portal.

Ficou alguma dúvida sobre o tema? É só entrar no site da previdência social pelo endereço de e-mail http://www.previdencia.gov.br/, ou mandar sua pergunta para a nossa equipe pelos comentários abaixo ou por e-mail que será respondida o mais breve possível e encaminhado a sua caixa de entrada.

Ou como última opção, ligar para a central de atendimento da previdência, pelo número 135, que está disponível se segunda à sábado das 7h às 22 horas.

Você pode saber mais sobre o CNIS aqui: Previdência Social: Extrato, CNIS e Consulta

Compartilhar com amigos:

Leia também:

1 Comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário