O Homolognet é um programa criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para auxiliar os trabalhadores e patrões na hora de efetuar o calculo da rescisão do contrato de trabalho – TRCT, ou seja, na hora em que o empregado pede demissão ou é demitido.

O procedimento era para ser bastante simples, bastando que fosse inserido os dados no sistema, como a data de entrada e saída do trabalhador, a quantidade de horas extras, se foram pagas as férias e décimos terceiros, além de outras peculiaridades do contrato de trabalho.

Porém infelizmente, por falta de atualização do sistema homolognet, acaba por criar dificuldades e Barreiras para o usuário comum realizar o procedimento de rescisão e homologação.

Nesse guia, vamos ensinar passo-a-passo como sem sair de casa, e com apenas um computador e uma impressora, o empregador  pode entrar no Homolognet e fazer o calculo dos valores em que tem direito após o fim do seu contrato de trabalho.

O que é o Homolognet?

Como dito antes, o MTE criou o programa Homolognet para facilitar na hora da homologação da rescisão do contrato de trabalho, facilitando a vida dos empregadores, visto que as complexas contas sobre o valor que receberá, agora podem ser realizadas de forma rápida e sem complicação.

O Sistema é necessário porque a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT prevê que todo empregado que tenha trabalhador por mais de um ano deve ter sua rescisão homologada pelo Ministério do Trabalho.

Após a implementação do Homolognet, caiu bastante o tempo em que o empregado demorava para receber seu seguro-desemprego, visto que antes era necessário que um contador do governo realizasse os cálculos, o que demandava tempo e esforço desnecessários.

O sistema do governo também ajuda a evitar que aja fraudes no sistema, interligando todos os MTE de forma que a comunicação sobre homologações e requerimentos sejam compartilhadas entre os órgãos, facilitando assim, a vida de todos.

Após a sua criação foi prometido uma revolução no sistema, nunca foi investido maiores valores, impedindo que o homolognet cumprisse com seu papel.

Como acessar e se cadastrar no Homolognet MTE ACESSO?

Para acessar o sistema do Homolognet é bastante simples. Primeiramente você precisa de acesso a um computador com internet, e depois é só seguir nossa guia passo-a-passo abaixo e fazer o calculo da Rescisão Contratual de Trabalho 

1. Entre no site do MTE do Homolognet: http://sistema-homolognet.mte.gov.br/inter/homolognet/login.seam?cid=5872464

2. Após clicar no link, aparecerá uma página com o nome HOMOLOGAÇÃO, nele você deverá inserir os dados necessários, como a forma de acesso (comum ou com certificado digital), o tipo de inscrição (CNPJ ou MEI), o seu CPF a sua senha e os caracteres ao lado.

homolognet

3. Após realizar a inscrição, lembre-se de anotar sua senha, visto que agora todos os acessos serão realizados por ela.

4. Agora basta realizar o calculo, basta realizar o cadastro do empregador com todos os dados, desde sua rescisão até sua demissão. Este é um passo muito importante, então tenha bastante cuidado ao realizar o procedimento, visto que poderá gerar um valor errado. Sempre cheque duas vezes se os valores e datas inseridos estão corretos.

Pronto, agora basta imprimir e você já tem o calculo de rescisão contratual de trabalho, que deve ser levado até o Ministério do Trabalho e Emprego para sua homologação.

Caso tenha tido alguma dúvida, você sempre pode ir diretamente até o MTE e realizar o procedimento com a ajuda dos servidores públicos. Para fazer isto, leis nosso texto sobre agendamento MTE.

homolognet-mte

Problemas ao se cadastrar no Homolognet mte acesso

Infelizmente o sistema de homologação online, conhecido como Homolognet é bastante problemático, gerando grandes dores de cabeça ao tentar realizar o procedimento de casa, geralmente o sistema se encontra fora do ar ou aparece algum aviso de problema ao tentar realizar os procedimento.

O principal problema retratado pelos os usuários, são de que o site simplesmente não entra, neste caso o melhor a fazer é tentar acessar o homolognet em outro horário. Geralmente isso se dá pelo grande número de acessos simultâneos realizados no sistema.

Caso você Tente acessar em outro horário, mesmo assim o problema persista, o recomendado é que se tente acessar o sistema em outro computador, visto que a sua maquina pode estar com algum problema que impeça o acesso ao sistema.

Outro problema também bastante comum, é de não aparecer os códigos verificadores na página de cadastro homolognet, neste caso tente acessar o site de outro navegador, de preferência O Firefox ou Chrome.

Lembre-se sempre de limpar o cache do seu navegador.

Se mesmo se o problema persistir, a única forma de realizar o procedimento de cálculo de rescisão contratual do trabalho dirigir até o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e realizar o procedimento pessoalmente pelo homolognet deles.

A grande falta de Investimentos por parte do governo em tecnologia, gera problemas como este, um sistema que foi criado para facilitar a vida do empregador, acaba por dificultar mais ainda o acesso aos valores da rescisão do contrato de trabalho.

 

 

Compartilhar com amigos:

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário