previdência social

Já há algum tempo o Instituto Nacional do Seguro Social procurava meios de trabalho e atendimento para facilitar a vida do segurado e do Advogado Previdenciarista. Depois de bastante teste e de discussões com a OAB, fundou em parceria com a mesma, o INSS digital.

O INSS digital consiste em um projeto que traz uma maneira totalmente nova de atendimento.

De acordo com o órgão, esse novo meio veio para revolucionar a forma que o instituto atende aos seus beneficiários e seus procuradores.

Trazendo assim, uma solução tanto para a falta de servidores que são precisos para atender a demanda necessária, quanto a falta de agências no país.

O cidadão passará a contar com um atendimento célere, eficiente e de qualidade.

É com base nisso, que iremos analisar todas as principais peculiaridades sobre como funciona o INSS digital.

inss digital

O QUE É O INSS DIGITAL?

Novo meio de atendimento do Instituto Nacional, o INSS digital consiste em realizar seus atendimentos por meio de uma plataforma digital.

Visando assim um rápido atendimento e por consequência, uma diminuição na sua espera em qualquer agência do Brasil.

Já que no passado, tamanha era a crítica por parte dos segurados e aposentados que passavam dias e dias a espera de um atendimento digno.

Então, com o auxílio do INSS digital é possível agora que você solicite benefícios e encaminhe documentos à previdência social sem sair de casa.

Trazendo mais tempo para a sua vida, já que não precisará enfrentar nem fila e nem se deslocar até uma agência.

COMO SE USA O INSS DIGITAL?

O projeto apresenta duas vertentes; o processo eletrônico para a concessão ou agendamento do benefício de forma online ou por meio da entidade que tenha realizado o ACT (acordo de cooperação técnica) com o instituto e também a distribuição de demanda para todas as agências.

Assim, tanto as empresas, quanto os sindicatos que representam os trabalhadores brasileiros, quanto as cooperativas e órgãos públicos, encaminham a documentação daquele trabalhador de forma online para o requerimento do seu benefício perante o INSS.

Então, por meio do Acordo de cooperação técnica tanto trabalhador, quanto o advogado, tem uma maior comodidade para requerer o seu benefício, como também não precisa se deslocar a uma agência.

E as entendidas representativas fazem a sua parte encaminhando toda a documentação que o trabalhador precisa.

Só que para aquele trabalhador que não está vinculado a uma empresa, como é o caso do trabalhador rural, por exemplo, terá a sua representatividade formada pelo sindicato ao qual está vinculado.

Mas para o trabalhador avulso, não acarretará muita mudança esse novo projeto, já que precisa ainda comparecer presencialmente a agência para requerer qualquer benefício.

COMO PROTOCOLAR?

Primeiramente o advogado deve separar e preparar todos os arquivos antes de se começar o protocolo do requerimento no INSS DIGITAL. (Visto que o sistema tem um tempo limite de utilização)

Em seguida, deve-se seguir estes passos:

  1. Você deve entrar em: http://requerimento.inss.gov.br/pages/agendamento/selecionarServico.xhtmlprotocolo inss digital
  2. Clique em “LOGIN” no canto superior direito do site, em seguida deve-se digitar a senha e o seu CPF ou com seu CERTIFICADO DIGITAL.ACESSO INSS DIGITAL
  3. Na aba que aparece “REQUERER”, você seleciona o serviço que deseja e clique em avançar.
  4. Em seguida informe o CPF do seu cliente e clique em “CONSULTAR CPF”, depois insira o resto dos dados do mesmo. (Lembre-se de colocar o e-mail e o telefone do advogado, não do cliente, caso haja algum problema)
  5. Aonde tem escrito “ARQUIVOS”, clique em “SELECIONAR”, e escolha os documentos para o anexo.
  6. Depois descreva o arquivos e clique em autenticar.síntese inss digital
  7. Continue aceitando e declarando que “Declaro que li e concordo com as informações acima”
  8. Clique em gerar comprovante e guarde em local seguro.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, você pode baixar o manual completo: http://www.oabpi.org.br/documentos/manualinssdigital.pdf

 

SISTEMAS INSS DIGITAL

Os sistemas do INSS digital contam com;

  1. Meu INSS: é uma central de serviços destinada ao beneficiário e que agora irá mudar a sua forma de contato (INSS e cidadão).

Para que você acesse o Meu INSS é preciso um login e uma senha de acesso, e por meio desse portal é possível realizar agendamento de serviços, consultas e emissão de extratos e muito mais.

Além de acessado pelo site www.meu.inss.gov.br é possível que você baixe em seu celular o aplicativo. Disponível para Android e IOS.

Pois bem, para realizar o acesso, entre no site ou aplicativo e primeiro informe o número do CPF e senha.

Após acessar o sistema aparecerá o nome do usuário cadastrado, o papel e a entidade.

Depois escolha o serviço desejado, preencha todos os dados do requerente, seleciona a unidade (que consequentemente é a agência mais próxima de você), confirme então o requerimento e ao final visualize o seu comprovante.

Já para as consultas, ao entrar no portal meu INSS, não clique em “requerer” o serviço e sim em “consulta”.

Aparecerá os atendimentos que estão disponíveis à distancia e procure a opção de detalhamento do andamento do seu requerimento.

Para que alguns processos andem é preciso que sejam enviados os documentos pedidos pelo Instituto. É nessa hora que você deverá encaminha-los por meio do gerenciador de tarefas, colocando todos os seus documentos na parte de anexos iniciais.

E pronto. Viu como é fácil e não precisa se deslocar até uma agência?

Outros sistemas:

  • SAG – sistema de agendamentos: sistema destinado as entidades que são conveniadas à previdência social.
  • GET – gerenciador de tarefas: realiza o protocolo e a gestão das atividades internas.

Lembrando que fora o INSS digital, outra ideia que está sendo pensada pela previdência social é a agência digital.

A agência digital servirá como um meio de requerimento online que só apresentará serviços e atendimentos feitos pela internet. Todo o seu processamento consistirá sem a existência de um processo físico e por consequência, sem a emissão de papel.

Ficou alguma dúvida? É só entrar em contato com a central de atendimento da previdência social pelo número 135 e realizar a sua pergunta.

Compartilhar com amigos:

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário