previdencia social atraso

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS é o órgão encarregado de administrar a Previdência Social. Além de ser o emissor do GPS – guia da Previdência Social.

Então, quando o beneficiário paga mensalmente o seu INSS seja pela folha de pagamento como empregado celetista, ou pelo seu recolhimento como empregado autônomo, doméstico e individual, não está garantindo somente o benefício da aposentadoria.

Mas garante também todos os outros benefícios que existem na previdência social, como; auxílio doença, salário maternidade, auxílio acidente, e etc.

Por isso é fundamental que o beneficiário não atrase seu pagamento e que todas as suas contribuições estejam em dias para que no futuro não acarrete nenhum problema quando o indivíduo precisar de algum benefício da previdência social.

Com base nisso, analisaremos agora as principais peculiaridades do INSS em atraso. Fique conosco e acompanhe você também.

COMO REALIZAR O CÁLCULO DO INSS EM ATRASO?

Para realizar a consulta e o cálculo dos seus débitos perante o Instituto Nacional do Seguro Social, o contribuinte deve acessar o site da previdência social pelo link https://portal.inss.gov.br/servicos-do-inss/calculo-da-guia-da-previdencia-social-gps/forma-de-pagar-e-codigos-de-pagamento-contribuinte-individualfacultativo/.site inss em atraso

 

Em seguida informar o valor do seu salário mensal e o mês do salário a ser pago em atraso.

As modalidades de pagamento em atraso do INSS são as apresentadas a seguir:

  1. Empregado doméstico: a sua contribuição é calculada com base no salário base registrado na carteira de trabalho e poderá ser solicitada a qualquer época.
  2. Empregado facultativo: o recolhimento do INSS em atraso, pode ser feito pela internet, se a guia tiver em atraso estiver em no máximo seis meses. Se já tiver ultrapassado esse tempo é necessário ir a uma Agência da Previdência Social, para ser analisado a sua situação.
  3. Contribuinte individual: pode calcular a partir do primeiro dia de recolhimento se efetuado o cadastro da atividade na Previdência Social

E por último, na comprovação de atividade, o contribuinte individual que não tem o primeiro recolhimento ou deseja recolher os anos anteriores, poderá solicitar o recolhimento em atraso mediante a comprovação do exercício de sua atividade durante o tempo em que esteve em atraso.

Além de que os contribuintes individuais precisam ter em mãos o número do NIT, PIS ou PASEP e saber a categoria ao qual pertencem.

Se o pagamento for para guias patronais é necessário o número do CNPJ e a categoria do contribuinte.

inss em atraso: guia completo

COMO EFETUAR O PAGAMENTO DO INSS EM ATRASO?

Para realizar o pagamento do INSS em atraso o órgão da Previdência Social realiza uma consulta no sistema de contribuição do Guia da Previdência Social.

Claro que é normal esquecer o pagamento do INSS quando o mesmo é feito de forma individual, já que o indivíduo possui tantas outras coisas a fazer e pagar que acaba não lembrando da sua previdência.

Porém, esquecer é normal, mas caso esse trabalhador não procure regularizar sua condição no INSS, seus direitos previdenciários estarão comprometidos.

E fora o pagamento do INSS em atraso o trabalhador também pagará uma multa de até 20% do valor atrasado mais correção monetária baseada no tempo em atraso.

No momento em que acessar o site da Previdência Social, o contribuinte precisa informar o valor do salário mensal atualizado e o mês ou meses dos débitos que estão atrasados.

Se o trabalhador realiza o seu recolhimento do INSS de forma facultativa, terá a opção de consultar e calcular os atrasos da previdência social no próprio site se o atraso for de até no máximo seis meses. Se o período for maior que 6 meses deverá ir a uma agência da Previdência Social.

Para os contribuintes individuais que desejam recolher seu INSS e desejam se regularizar também perante os anos anteriores, poderão comparecer a uma agência da Previdência Social para que o cálculo seja feito e o início da contribuição seja realizado.

E os trabalhadores precisam ter em mãos todos os seguintes documentos pessoais para requerer o pagamento do INSS em atraso:

  • Documento de identificação com foto
  • CPF
  • Número do NIT, PIS OU PASEP.

DICAS

Antes de sair preocupado para pagar o seu INSS em atraso analise algumas possibilidades.

Em primeiro lugar; é realmente necessário pagar o INSS em atraso para que aquele tempo de serviço seja computado?

Em segundo lugar; se for necessário comprovar o exercício profissional para o INSS antes de pagar o atrasado, faça isso primeiro. Depois de realizado sua comprovação, efetue o pagamento.

E em terceiro e último lugar; faça o recolhimento das dívidas em atraso. Se esse período em atraso for menor que 5 anos é só calcular seu valor direto pela internet. Porém, se o primeiro for mais que 5 anos, vá até a agência mais próxima do INSS e peça para calcularem o valor dos atrasados.

Ficou alguma dúvida sobre o INSS em Atraso? Entre em contato conosco, e receba sua resposta rapidamente por e-mail.

Que tal compartilhar com os amigos?

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário