MEU INSS: Consulte seu benefício (ONLINE)

A Previdência Social mudou seu sistema de verificação de benefícios, agora para o segurado verificados seus extratos, carta de concessão, consulta de declaração de benefício e outros, deve entrar novo site chamado de MEU INSS.

Neste sistema todos os trabalhadores que contribuem para a previdência e desejem alguma informação em relação ao seu pedido de aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e outros, podem obter facilmente informações sobre seus benefícios do INSS diretamente do seu computador ou celular, sem sair de casa.

O novo sistema é de maior qualidade se segurança pro segurado da Previdência Social, sendo possível realizar o seu cadastro e consulta de forma rápida e ONLINE.

Fique conosco e saiba passo-a-passo como o novo sistema funciona e como consultar os seus benefícios junto ao INSS.

IMPORTANTE: Leia até o final do artigo. Nele comentamos os principais problemas que os segurados encontram na hora de realizar o seu cadastro.

Passo a Passo para consultar MEU INSS:

1 – Primeiro entre no site do MEU INSS: https://meu.inss.gov.br/

2 – Clique em “Entrar” e em seguida em “Login”, localizada no canto direito da página, nela será aberta uma nova página.

login meu inss

3 – Na página a seguir, caso você já possua uma senha com o portal, basta inserir seu CPF e sua senha e clicar em “Entrar”. Caso contrario clique em “Cadastre-se”.

cadastro

4 – Em seguida é necessário que se coloque todos os seus dados corretamente e clicar em “Próximo”. (AVISO: Lembre-se de inserir todos os dados corretamente, para evitar problemas na hora da autenticação.)

dados

4 – No próximo passo, será feito uma série de 05 perguntas para verificar que se trata do segurado que esteja criando sua senha. Tenha calma e responda todos o mais cuidadoso possível, caso contrário será necessário ligar 135 ou ir diretamente no posto de atendimento do INSS para criar sua senha no Meu INSS.

perguntas

5 – Caso você tenha respondido todas as perguntas corretamente, será gerada uma senha temporária. Anote o número e clique em “Meu INSS”.

senha

6 – Você será redirecionado para a página principal do Portal. Agora basta voltar para o passo “1” e clicar em “Entrar” e em “Login”.

7 – Insira sua senha temporária.

8 – Em seguida será pedido para você modificar sua senha temporária. Insira sua senha antiga no segundo campo e uma senha nova no outro. Esta senha deve conter no mínimo 9 ou mais caracteres, pelo menos uma letra minuscula, uma letra maiúscula e pelo menos um número.

PRONTO!

Agora você já tem acesso ao portal do Meu INSS!

Caso tenha qualquer dificuldade neste sentido, basta você ir na próxima aba ou deixar um comentário que nossa equipe o ajudará com a maior brevidade possível.

Também criamos um infográfico para você:

infográfico meu inss
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – SAIBASEUSDIREITOS.ORG

PROBLEMAS AO ACESSAR O MEU INSS GOV BR

Infelizmente como muitos sites do governo, o segurado da Previdência Social também enfrenta alguns problemas ao tentar acessar o site do MEU INSS GOV BR.

Vamos verificar os principais entre eles:

  1. Site lento: Ao acessar o MEU INSS GOV BR pode apresentar lentidão, como também não conseguir sua senha ou o site simplesmente não entrar.
  2. O Meu INSS não entra: Caso o site esteja fora do ar, você deve tentar novamente o acesso em outro horário de menos trafego, como cedo da manhã ou tarde da noite. Caso o problema persista, você pode também tentar acessa de outro computador ou celular, visto que o problema pode se encontrar em sua máquina
  3. Problema com a senha: Outro problema bastante comum que o usuário encontra ao tentar acessar o sistema da Previdência é não conseguir sua senha de acesso. Infelizmente, caso haja algum tipo de desencontro de informações na hora de realizar o cadastro ligando 135, a única forma de recuperar sua senha é se dirigindo até o posto de atendimento do INSS pessoalmente e conversando com um dos servidores do órgão.
  4. O sistema diz que meus dados estão errados: Problema bastante comum ao tentar acessar o portal, geralmente ocorre porque há algum tipo de divergência entre o cadastro junto ao INSS e os seus dados verdadeiros. Quando isto ocorre, a única solução é ir diretamente ao INSS para corrigir o que estiver errado.
  5. Não entendo o resultado da minha consulta: É comum o segurado ter dúvidas na hora de consultar junto ao Meu INSS. Não se preocupe, você pode ligar 135, deixar um comentário ou enviar um e-mail diretamente para nós. Tentaremos ajudar no que for possível sobre seu benefício.

Caso você tenha outro problema, não descrito aqui, você sempre pode ligar 135 ou ir diretamente no posto de atendimento do INSS e tirar todas as suas dúvidas e pedir informações diretamente à Previdência Social.

Como funciona o MEU INSS?

É um sistema novo e atualizado da previdência, que tem como objetivo aumentar a segurança e a facilidade do segurado.

Além de ser possível obter as informações que necessita quando deseja requerer algo com a previdência, podendo tudo ser realizado no conforto da sua casa e com a tranquilidade de que ninguém mais está acessando os dados e benefícios.

Agora ao invés de simplesmente colocar seus dados e ter acesso ao seu benefício, é necessário também que o segurado da previdência social valide sua senha.

Para isto basta responder uma séria de perguntas que será realizada no cadastro.

Todos esses serviços agora estão reunidos em apenas um lugar, com mais segurança e praticidade para todos os segurados que precisam verificar seus benefícios, valores e data junto à Previdência Social.

O novo sistema MEU INSS, apesar de parecer um pouco mais complicado no começo, após a realização do cadastro ele se torna infinitamente melhor para o segurado da previdência.

Visto que terá todas suas informações em um só lugar, e com a certeza que outra pessoa não terá acesso a seus dados pessoais.

 

beneficios
Saiba mais sobre os seus benefícios que serão vistos no MEU INSS

BENEFÍCIOS DO INSS

Para que alguns contribuintes saibam os seus direitos e como realiza-los traremos o rol dos benefícios para um melhor manuseio no MEU INSS.

Você pode saber mais sobre os benefícios do INSS aqui.

Dessa forma, o usuário já saberá qual serviço tem direito a auxílios e pensões:

  • Salário-maternidade: esse benefício é exclusivo para mulheres que estão gestantes. Porém, apresenta um período de carência, mas o mesmo somente é destinado para trabalhadores rurais e para aqueles que estão desempregados.
  • Auxílio-doença: destinado aos trabalhadores que ficaram doentes e que realizaram contribuições com no mínimo 12 meses antes de alegar a enfermidade.
  • Auxílio Reclusão: esse benefício é destinado tanto para homens, quanto para mulheres (desde que contribuintes do INSS). Para requere-lo é preciso que o beneficiário esteja preso. Somente por esse modo o benefício é emitido. E a sua comprovação é realizada a cada três meses. Pode ser requerido diretamente no MEU INSS
  • Pensão por morte: é preciso que o beneficiário comprove uma ligação com o contribuinte, mas caso seja um dependente que já receba aposentadoria do INSS, o benefício é realizado de forma automática.

Também tem direito a aposentadorias:

  • Aposentadoria especial: destinado a contribuintes que exercem algum tipo de profissão ligada a condições de risco, a integridade física ou a saúde. Nesse caso, em específico, o tempo de contribuição é de 15, 20 ou 25, dependendo do tamanho do risco ao qual o trabalhador se encontra.
  • Aposentadoria por idade: é o benefício clássico. Como destinatários encontram-se os homens e mulheres que alcançaram depois de anos de serviço a idade necessária. No âmbito urbano (65 anos para o homem, e 60 anos para a mulher). Já no âmbito rural essa idade passa a ser menor (fica 60 anos para o homem e 55 para a mulher).
  • Aposentadoria por tempo de contribuição: destinado aos trabalhadores que exerceram suas atividades laborais por 30 anos, no caso de mulher, e 35 anos, no caso de homem.
  • Aposentadoria especial do professor: nesse caso, o benefício é para os profissionais da área da educação, entre eles professores diretores, coordenadores, e alguns outros dessa área. O tempo de contribuinte para eles é menor. Fica estabelecido 25 anos para as mulher e 30 anos para os homens.
  • Aposentadoria por invalidez: os contribuintes estão incapacitados de trabalhar por alguns motivos, como; sofreram algum acidente de trabalho, ou por motivo de doença e etc. Para conseguir o benefício, o indivíduo deve obrigatoriamente ser contribuinte antes de ser considerado invalido para a vida laboral, com exceção se for doença mental ou degenerativa.
MEU INSS
O Portal MEU INSS tem quase todos os serviços e benefícios da Previdência Social.

 

MEU INSS APLICATIVO

No passado, para visualizar o benefício apenas poderia ser por meio de um computador ou notebook, hoje essa realidade mudou. Agora é possível baixar o aplicativo do governo e consultar diretamente do seu celular.

O programa é igual ao site visitado diretamente pelo computador, então basta seguir os mesmos passos explicados no primeiro parágrafo no aplicativo.

O aplicativo é gratuito e está disponível no Google Play

Você inclusive pode consultar seu CNIS!

QUAIS OS SERVIÇOS ENCONTRADOS NO PORTAL?

É possível através do portal fazer agendamento de atendimento, olhar histórico de crédito dos benefícios, tirar extrato previdenciário (CNIS), encontrar agências do INSS mais próximo de você.

Além de olhar carta de concessão, agendar perícias, consultar declaração do benefício, consultar revisão do benefício e declarar a regularização do contribuinte individual.

Analisaremos agora cada um desses serviços oferecidos no MEU INSS de modo separado;

  • Extrato INSS: O principal serviço acessado pelo portal  é a consulta do extrato INSS. Nessa página, o trabalhador tem acesso a todas as contribuições já realizadas perante a previdência social. Esse serviço também mostra com autenticidade e precisão as informações sobre o perfil previdenciário do trabalhador.
  • Histórico de Créditos: O usuário pode fazer nessa parte do menu do meu INSS a consulta dos períodos dos pagamentos recebidos por ele, por algum benefício oriundo da previdência social. Se o usuário quiser olhar com mais precisão, é só selecionar a consultar informando a data de início e fim. E pronto. O relatório sobre a data pedida será gerado com os seus possíveis pagamentos. Dessa maneira, o segurado pode analisar o benefício que recebeu é verificar se precisa de um novo pagamento ou revisão, caso não tenha sido distribuído da maneira correta.
  • Carta de Concessão: Esse documento garante ao segurado buscar informações sobre seu benefício (descrição do pagamento, cálculo do valor, detalhes sobre a concessão). Tudo isso, em um só clique.
  • Serviços de Consulta Revisão do benefício: Se o segurado por algum motivo tenha pedido uma solicitação de revisão do seu benefício, no menu do portal, poderá analisar seu pedido, basta informar o número do cadastro de pessoa física. E então, as informações acerca da revisão serão exibidas.
  • Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual: já nessa opção, o segurado a retira para saber que está em dia e que todas as suas contribuições perante a previdência social estão feitas de maneira correta.
  • Requerimento: pelo portal também é possível a realização de requerimentos como revisão, salário maternidade, aposentadoria, certidão por tempo de contribuição e todos os outros serviços.

Então, todos esses serviços encontram-se no portal. Que com uma primeira impressão pode parecer difícil de manusear, mas após realizar o cadastro, o segurado consegue perceber como é benéfico ter todas as informações que precisa em um único lugar.

O novo sistema da Previdência também é muito mais seguro do que o antigo, tornando os dados do trabalhador preservados.

Lembre-se sempre, que muitos dos serviços feitos no portal pode também ser feito pessoalmente em qualquer agência do INSS.

EXTRATO NO MEU INSS

Fora a possibilidade de analisar benefícios, e outras informações, é possível também que o contribuinte retire o extrato CNIS.

O Cadastro Nacional de Informações Sociais ou CNIS, emite um extrato que pode ser gerado de forma simples pela internet, sem que o indivíduo necessite ir até uma agencia do INSS. Basta entrar no site e olhar a opção “extratos”.

A função do extrato CNIS é que o cidadão passe a ter um amplo acesso sobre um relatório pelo qual poderá consultar todos os benefícios do qual possui um vínculo perante a previdência social.

Lembrando que para imprimir o extrato  no MEU INSS, o usuário precisará criar um login, pois a página necessita de uma autenticação.

Você também pode conferir a quando é feito os pagamentos clicando no link.

PRONTO! 

Agora o segurado da previdência social pode acessar todas as suas informações em um só lugar, com praticidade e segurança junto ao MEU INSS.

Lembre-se de anotar a senha cadastrada junto a Previdência Social, ela será sua ferramenta para acessar posteriormente suas informações no novo serviço de atendimento do INSS.

Porém em breve o único meio de acesso do segurado para os seus dados e serviços será pela nova ferramenta.

Você também pode realizar o agendamento do INSS diretamente pelo seu computador.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, você pode ligar 135 ou deixar um comentário abaixo que nossa equipe responderá.

Atualizado em 14/01/2019 às 18:29

Que tal compartilhar com os amigos?

Diego Castro

Diego Castro - Advogado trabalhista, formado pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina (FAETE) e pós graduando em Direito e Processo do Trabalho.

Últimos posts por Diego Castro (exibir todos)

12 comentários em “MEU INSS: Consulte seu benefício (ONLINE)”

  1. Dei entrada no meu beneficil de salario maternidade pela internet e entreguei todos os documentos na agencia solicitada a mais de 30 dias, ontem descobrir que a agencia nao enviou a minha documentacao para previdencia e que nao tem nenhuma solicitacao deste beneficil em meu nome. Como devo proceder?

    • Olá Milena,

      Infelizmente este tipo de erro acontece. Você pode tentar novamente colocar seus documentos, ou contratar um advogado ou a defensoria pública para resolver.

      abraços.

  2. Olá Boa noite meu pai fez á perícia dia 1/11/2017 e ja tem 35 dias e eu entro no site e so fala q ele ta esperando um novo comunicado oque quer dize alguém sabe me dize

    • Olá Eliane,

      Infelizmente as vezes o INSS demora bastante para dar prosseguimento ao seu pedido.
      Tente ir pessoalmente a agência e cobrar o andamento.

      Abraços.

  3. Eu consigo acesso ao portal, porém quando tento abrir o extrato do Cnis, aparece essa mensagem de erro
    “Ocorreu um erro na sua requisição. Tente novamente mais tarde.” como resolver isso ?

  4. Dr. Diego, é possível que a carta de concessão seja liberada ( segundo informações do advogado) e eu, como pessoa física, não a localize no sistema do MEU INSS. Na minha concepção, o advogado está ganhando tempo ” cozinhando” o cliente dele. O que me diria, em termos de instrução. OBS: Meu pai teve Avc, tem 58 ano, ficou com sequela, é um homem sem muita instrução, e acho que o advogado dele, se aproveita disso. Ele fez um contrato aonde solicitou 10 ( dez ) salários pelo serviço, foi tudo que meu pai recebeu na época. Como meu pai teve o benefício cancelado, tivemos que acioná – lo novamente.

    Grata

    • Olá Danielle, tudo bom?

      Então, não é possível ser liberada e você não encontrar no seu CNIS. A relação entre cliente e advogado deve ser feito em base de confiança. Se você está com suas dúvidas, pode conversar com ele ou procurar outro assistente legal.

      Abraços.

  5. Boa tarde Dr. Diego!

    Minha mãe ficou afastada por 3 anos pela auxilio doença, porém o beneficio foi cessado.
    Ela ligou no 135 e marcou a pericia, a mesma foi aprovada “Deferida”.
    Oque ela deve fazer agora? poderia me ajudar? ela ligou no trabalho dela, e o RH da empresa disse que conversou com o medico de trabalho da empresa e o mesmo iria dar alta para ela…
    Porém conforme pericia do INSS ela ainda continua inapta.

    Obrigado!

    • Olá Matheus, tudo bom?

      O que importa é a decisão do INSS. Se o perito atestou a incapacidade dela, ela tem direito ao benefício, visto que se encontra incapaz para realização de suas atividades laborais.

      Abraços!

Deixe um comentário