Como falar com a ouvidoria do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social é a autarquia responsável pelo pagamento de dezenas de benefícios previdenciários, ela também cuida da ouvidoria da Previdência Social.

Por isso, possui diariamente diversas perguntas, dúvidas e reclamações que são feitas pelos contribuintes.

Para solucionar essa problemática, o Instituto resolveu criar a algum tempo atrás sua própria.

Com a ideia de pós-atendimento ao cidadão que já compareceu a autarquia ou ao conselho de recursos do seguro social a ouvidoria INSS é um meio do cidadão ficar mais próximo do INSS sem precisar ir até um dos seus postos de atendimento.

A ouvidoria INSS atualmente é considerada dentre as públicas, a maior da América Latina e a mais antiga da Administração direta, além de ser coordenada pela CGOP (Coordenação geral da ouvidoria previdenciária).

A OUVIDORIA PODE SER CONTATADA POR QUAIS MEIOS?

Qualquer tipo de manifestação do cidadão como exposição de problemas, sugestões, elogios, dúvidas e etc. podem ser feitas claramente por qualquer dos meios da ouvidoria.

  1. Internet

O meio mais utilizado atualmente é pela internet. Isso ocorre devido a facilidade e praticidade dada ao contribuinte.

Para que o cidadão tenha acesso a esse sistema de reclamações, basta clicar no link ao lado http://aplicacoes.mds.gov.br/souweb/preparePesquisaInternauta.do. Depois de entrar na página, certifique-se de responder à pergunta “você já possui uma manifestação cadastrada na ouvidoria?”

site da ouvidoria INSS

Depois de realizar sua resposta e só escrever aquilo que deseja.

O seu funcionamento ocorre 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

  1. Telefone

O telefone para contato também é um dos meios de grande acesso.

Nesse caso, o contribuinte deve ligar para o número 135. A central de atendimento por meio do telefone funciona de segunda à sábado, das 7 horas às 22 horas com base no horário de Brasília.

Essa central possui três polos fixos de atendimento nas cidades de Palmas, Caruaru e Salvador.

  1. Presencialmente

Se você deseja comparecer de forma presencial à sede da ouvidoria do INSS, o endereço fica localizado na Esplanada dos Ministérios – Brasília, Edifício Anexo, Bloco F, Ala “A”, 1º andar.

Nessa opção, o atendimento fica disponível de segunda à sexta, das 8 horas às 18 horas.

  1. Correspondência

Um dos meios menos utilizados, mas ainda viável é realizar sua dúvida/elogio/sugestão por meio de correspondência.

A correspondência deve ser enviada para a caixa postal 09526, CEP 70040-976, Brasília/DF.

O QUE PODE SER TRATADO NA OUVIDORIA

A ouvidoria foi um grande avanço feito pelo INSS como um canal de comunicação com o cidadão, fazendo o mesmo se sentir mais próximo do Instituto ao perceber que possui pleno poder de voz.

O poder de voz do contribuinte é feito por algumas formas, e são elas:

  • Elogios: se você realizou alguma atividade fornecida pela previdência através do INSS e ficou muitíssimo satisfeito com o serviço, pode entrar em contato com a ouvidoria INSS para fazer elogios e ressaltar pontos que mais lhe encantaram.
  • Sugestão: passou por um serviço e acha que pode melhorar? Mande sua ideia e ela será analisada com calma e em momento futuro pode passar a incorporar o sistema.
  • Reclamação: esse é sem dúvida o maior assunto tratado por esta parte responsável pelas reclamações. E deve mesmo ser apresentado, pois é com base nas reclamações que o serviço pode melhorar.

Passou por algo que não gostou no Instituto e se sentiu lesado? Entre em contato o mais rápido possível com a ouvidoria.

  • Denúncia: caso tenha passado por algum procedimento ilícito ou conheça alguém que passou, entre em contato com a ouvidoria para realizar essa denúncia. Com base nisso, as autoridades responsáveis podem ficar cientes e ver qual o melhor procedimento a ser feito.
  • Outras situações: além das hipóteses mencionadas acima, é possível entrar em contato  para tirar dúvidas sobre procedimento previdenciários, legislação e muito mais.

Com muitas qualidades, ela segue de exemplo para outros órgãos públicos e privados transforem a vida dos cidadãos que utilizam seu serviço, já que sem eles, nada seria possível.

Então, nada melhor do que retribuir uma atividade de qualidade para quem sustenta esse serviço.

Lembrando que serviços relacionados a solicitação de medicamentos, atuação de advogado, fiscalização de pessoas jurídicas não faz parte da jurisdição da previdência social ou do INSS.

INSS

CIDADES QUE MAIS SE MANIFESTAM

O Brasil inteiro entra em contato com todos os tipos de meios fornecidos pela ouvidoria INSS, porém, algumas cidades são as campeãs de manifestação.

Em primeiro lugar, encontra-se a cidade de São Paulo, depois Rio de Janeiro e por fim, Minas Gerais.

Desde 1998, quando foi criadaaté o ano retrasado, o índice de manifestação anual (juntando todos os seus meios de comunicação) é de mais de 166 mil.

Desse registro captado, 60% é feita pela central de atendimento por telefone.

Gostou do texto? Compartilhe com os amigos e em caso de dúvidas, é só mandar sua pergunta para a nossa equipe.

Que tal compartilhar com os amigos?

Diego Castro

Diego Castro - Advogado trabalhista, formado pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina (FAETE) e pós graduando em Direito e Processo do Trabalho.

Últimos posts por Diego Castro (exibir todos)

1 comentário em “Como falar com a ouvidoria do INSS”

  1. Porque há demora nos requerimentos da Aposentadoria por Idade Urbana?
    Pois, eu fiz a minha requisição ao completar 65 anos de Idade e 27 Anos de Contribuição ao INSS desde Setembro/2018 e até o presente momento toda vez que eu ligo no 135 ou olho no site do meu INSS (Requerimentos) não obtenho nenhuma resposta concreta quando será efetuado de fato a tão “sonhada” Aposentadoria.
    Por favor me deem uma solução.

Deixe um comentário