Portal do servidor Bahia

Nos dias de hoje a população brasileira está cada vez mais empenhada para crescer financeiramente e melhorar de vida.

Por isso, busca sempre empregos que de certa forma tragam uma garantia ou uma estabilidade.

Dentre esses empregos, os mais procurados são os cargos de servidor público, seja ele federal, estadual.

Atualmente todos estão bastante concorridos e é necessária uma boa preparação para conseguir almeja-los.

Pensando então em melhorar sua relação com os seus respectivos funcionários, o Estado da Bahia criou um portal exclusivo para os seus servidores, que agora podem realizar diversos serviços de forma online, rápida e prática.

Melhorando assim a vida dos dois lados.

Se você é um servidor do Estado e ainda não sabe todas as funções que o portal apresenta ou ainda não conhece ele, fique conosco e não perca tempo, venha facilitar sua vida também conhecendo o portal do servidor da Bahia

CONTRACHEQUE BH

O principal serviço procurado pelos Servidores da Bahia é para tirar seu Contracheque. Pensando nisso, criamos um guia passo-a-passo para você emitir o seu documentos facilmente. Basta seguir os passos com atenção, conferindo se todos os dados estão inseridos corretamente.

  1. Entre no portal do servidor BH: https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/index.php/servicos/emissao-de-contrachequecontracheque bh
  2. Insira seu MASP e sua SENHA. Caso não possua, é necessário ir até o RH do seu órgão e realizar o cadastro.
  3. Pronto! Você já tem acesso ao seu contracheque.
  4. Basta imprimir e guardar em local seguro.

Infelizmente alguns problemas podem surgir na hora de realizar este procedimento.

O mais comum deles é de o site não entrar. Caso este seja o seu caso, tente entrar no site em outro horário

PORTAL DO SERVIDOR BAHIA POR MEIO DO APLICATIVO

Antes de começarmos falando melhor sobre o tema, vamos apresentar a vocês o portal do servidor da Bahia por meio do aplicativo celular.

Isso mesmo, todas as funções realizadas pelo site são também exercidas pelo aplicativo que acaba por trazer uma maior integração do servidor com o seu trabalho.

app servidor mg

Para baixa-lo é só procurar no seu smartphone. Você entrará na loja de aplicativo, seja ela APP Store ou Google Play e coloque na barra de pesquisa “Portal do servidor”.

Apareça vários portais, mas você procurará o que apresenta uma figura vermelha com um rosto e um computador branco no fundo.

Na dúvida, olhe a descrição do aplicativo e veja se lá está escrito o nome “governo da Bahia”. Faça isso para se certificar.

Após achar o APP clique em “instalar”.

Em seguida, vai ser necessário todo um cadastro para poder começar a desfrutar dos serviços. Mas isso é feito de forma rápida.

Prontinho! O que era bom, consegue ficar ainda melhor.

Lembre-se de sempre atualizar o seu aplicativo, já que algumas alterações podem ser feitas pelo sistema e é interessante que você utilize o serviço de forma mais rápida e moderna que existe.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS PELO PORTAL DO SERVIDOR BH

O portal do servidor da Bahia já se encontra disponível pelo link ao lado http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/.

Após entrar no site você irá se deparar com informações, serviços, outros sites do governo e muito mais.

Vamos apresentar agora os serviços mais utilizados e explicar suas funções e como realiza-los.

  1. Contracheque online/orientação: os contracheques emitidos no país apenas são feitos de forma online. Toda aquela burocracia de emissão de papel não mais existe.

Se você está até aqui é porque é um servidor da Bahia e deseja saber como emitir o seu. Pois bem, basta clicar nessa página http://srhportal.ba.gov.br/srhccservidor/index_msenha.asp e dizer o órgão que labora, o número da matrícula e a sua senha de acesso.

portal do servidor da bahia

Essa senha é emitida no primeiro acesso na página.

Para mais dúvidas sobre como emitir o contracheque é só buscar o passo a passo apresentado pelo site.

  1. Pagamentos/Senhas: quer saber quando irá receber o seu pagamento? Muito fácil, é só entrar no site e consultar a sua tabela de pagamentos.

Nessa mesma opção, também é possível visualizar o extrato de contribuição; o informe de rendimentos, além de conseguir uma nova senha para poder visualizar o contracheque.

Se você perdeu ou não lembra a senha antiga, não tem problema nenhum. Entrando no portal, coloque na opção apresentada acima e você automaticamente irá ser redirecionada para essa página: http://srhportal.ba.gov.br/srhccservidor/index_msenha.asp.

Ao entrar nela, preencha o nome do órgão que você trabalha e o número correspondente a sua matrícula e em seguida clique na opção “esqueci minha senha”.

Siga todos os passos apresentados pela página e ao final obtenha sua nova senha. Lembre-se de agora anota-la, pois ficará mais fácil de você memorizar.

  1. RH Bahia: esse RH Bahia é um modelo de gestão que está sendo implantado pelo Governo. De alta tecnologia, a ideia do projeto é que todos os servidores devidamente cadastrados, poderão visualizar os seus avanços ditos nas carreiras que exercem, além de ver os órgãos por onde passou.

A vida funcional completa do servidor vai poder ser consultada de forma online.

Esse é um sistema que está se desenvolvendo aos poucos, mas já está disponível em algumas áreas do Governo.

  1. Cursos para o servidor: a Bahia é um dos é um Estados brasileiros que sempre procurar investir nos seus servidores, por isso, criou uma parte específica para eles, no que diz respeito a cursos.

cursos servidor

Ao todo, são mais de 15 cursos oferecidos para os baianos. E você encontra desde Processos licitatórios até Excel 2007 básico.

Ou seja, a diversidade é enorme.

Para se inscrever é só colocar a unidade, a área temática e a modalidade do curso.

  1. Aposentados e pensionistas: os aposentados e pensionistas possuem ainda no próprio Governo, uma serie de vantagens. E para que eles não fiquem perdidos e sem saber o que fazer, o site elencou uma serie de serviços que eles podem realizar por lá mesmo, além de explicar minuciosamente todos os procedimentos a serem realizados.
  2. Concursos: deseja prestar concursos e ser um servidor do Estado da Bahia? Ótimo! É possível que você fique totalmente atualizado sobre o assunto pelo próprio portal do servidor.

Lá estão apresentadas as inscrições abertas para os processos seletivos; os concursos em andamento; os concursos concluídos e os concursos encerrados.

  1. Diário oficial: o diário oficial é sempre uma das reclamações dos cidadãos que alegam ser um item difícil de ser encontrado. Por isso, o portal colocou essa opção nos seus serviços.

Agora, ao invés de você ficar horas procurando por essa opção é só ir diretamente no portal do servidor. O diário se encontra disponível na versão HTML e na versão FLIP.

  1. Tramitação de processos: se o seu processo foi realizado dentro do Estado, o site apresenta uma parte destinada a consulta dos processos. Sejam eles da área da Educação; Geral; Procuradoria Geral do Estado; ou SESAB.

Para todas as consultas é imprescindível o número do processo.

  1. Guias de secretarias e órgãos: sem dúvidas, essa é a melhor opção apresentada pelo site. Quem vive resolvendo problemas nos órgãos estaduais ou desejar entrar em contato de vez em quando com eles, sabe a dificuldade que é esse serviço.

Mas agora essa realidade mudou e é possível saber de forma detalhada os sites de todos os órgãos que existem no Governo da Bahia http://www.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=6.

sites governo bahia

  1. Legislação, direitos e deveres: se você está curioso para saber sobre a legislação do Estado, é só procurar essa opção. Nela se encontram disponíveis os direitos e deveres do servidor; leis e decretos; instruções normativas; Estatuto do Servidor; e a Constituição do Estado da Bahia.

Essa é uma ótima opção para ficar por dentro do direito do Estado e não realizar nenhum ato que não é permitido.

PROBLEMAS NO PORTAL

Alguns servidores trazem indignações com o portal, mas precisamos alertar vocês de que alguns desses problemas são comuns no meio digital.

Isso ocorre porque o site apresenta momentos de pico, ou seja, o acesso está muito elevado e é normal que a página fique lenta, caia o sistema ou fique travando.

Até porque nós sabemos que a Bahia é o Estado mais populoso da região Nordeste e só nele estão presentes mais de 15 milhões de cidadãos e uma boa parte dessa população é servidor público.

Quando isso ocorrer (lentidão na página ou sistema fora do ar – o que não é tão comum), tenha calma, e tente o serviço em outro momento.

De preferência em horários considerados não comerciais, ou ainda, espere o sistema voltar ao ar e funcionar normalmente mesmo.

OUVIDORIA

As vezes o servidor constata alguma irregularidade no sistema ou em algum serviço do Portal do Servidor da Bahia e não sabe para onde recorrer.

Nesse caso, o mais aconselhável é que você busque a ouvidoria geral do estado da Bahia.

Ela está disponível através do número 0800 – 284 – 0011. A ligação é gratuita de qualquer lugar do Estado.

Você também pode entrar em contato por meio do WhatsApp pelo número (71) 9 9911- 7631.

Outra opção é usar o TAG; o TAG é o sistema responsável pela ouvidoria. Com isso, foi criado um site exclusivamente para que o cidadão pudesse fazer uma nova manifestação, consulta, enviar novos dados, ou analisar os dados de ouvidoria, o site está disponível por esse endereço de URL http://www.tag2.ouvidoriageral.ba.gov.br/tag/taghub.dll/EXEC.

Além de existir o seu aplicativo. Para instala-lo é só procurar na barra de pesquisa “TAG – ouvidoria e gestão pública”.

ouvidoria portal servidor bh

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA

Além do portal do servidor BH que uma excelente ponte entre o Governo e seus funcionários, a Bahia apresenta o site do próprio Governo.

Nesse site, qualquer cidadão pode entrar e ficar por dentro das notícias do Estado.

Para entrar na página é só clicar no link ao lado http://www.ba.gov.br/.

No site você irá ver a parte de:

  1. Cidadão: nessa parte estão elencados vários serviços que o cidadão realiza de forma online.
  2. Servidor: outro meio do servidor se manter online e concluir suas atividades, já que aqui também estão elencadas as “noticias para o servidor” e os “serviços para o servidor”.
  3. Turista: se você é turista e veio visitar a Bahia, nada melhor do que acessar o site e saber todas as noticias que lhe são pertinentes.
  4. Investidor: o site traz uma área destinada para aqueles que querem investir no Estado. E também para apresentar os negócios do Estado com outras localidades.

Viram como o Governo traz um suporte enorme para a sua população. Tanto o site quanto o portal são serviços completos.

Em caso de dúvidas sobre o texto, deixe sua pergunta nos comentários abaixo que nós entraremos em contato o mais rápido possível.

Conheça também:

Que tal compartilhar com os amigos?

Leia também:

1 Comentário

  1. Está figura, se diz base de governo, que sequer cumpre obrigações legais com o funcionalismo civil e militar. Deputado Cobre a correção dos salários dos servidores, suprimidos mês a mês fos contracheque, pelo atual governador socialista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário