bandeira portal rs

O portal do servidor do Rio Grande do Sul nasceu através de uma ação em 2011 denominada como ação de contracheque verde, apresentou como principal finalidade a extinção da utilização de papel no Poder Executivo.

Partindo dessa premissa, analisaremos agora todas as características sobre o Portal do Servidor – RS.

 

SERVIÇOS DO PORTAL DO SERVIDOR – RS

Se você é funcionário do Estado do Rio Grande do Sul já sabe que não precisa se deslocar da comodidade da sua casa para a obtenção de informações, ou para resolver pendências, certo?

Após então o lançamento do Portal do servidor tornou-se possível a utilização de vários serviços, elaborados a qualquer hora e em qualquer lugar, sem um enorme gasto com papeis ou logísticas que não eram necessárias.

Basta que se entre no site, através de um tablet, telefone celular, smartphone ou computador pessoal.

Os servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul, passaram a ter a praticidade de realizar inúmeros serviços, entre eles; analisar o histórico funcional, a situação do 13º salário, emitir o comprovante de rendimento, consultar o calendário de pagamento (aqui é o lugar desde 2006 em que os servidores públicos ficam cientes dos valores dos seus respectivos salários), as férias, consultar os contracheques, e etc.

portal do servidor rs

E para se valer de todos esses serviços, é necessário apenas que o servidor tenha o número da identidade funcional e a senha.

Os dados emitidos ao site do Portal do Servidor são encaminhados pelo RHE – um sistema integrado de gestão de recursos humanos e folha de pagamento do Estado.

Esse sistema foi integrado em 2005 e até hoje o Governo do Rio Grande do Sul utiliza-se dele por parte do Poder Executivo, Poder Legislativo, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado (TCE), todos esses órgãos divulgados pelo próprio site do Governo do Estado.

PORTAL DO SERVIDOR – RS ONLINE E PELO CELULAR

O contracheque é um dos documentos mais importantes para o servidor, e caso você não saiba como acessar o seu contracheque, lhe ensinaremos agora.

Na busca por esse documento, é possível duas opções: autenticar o contracheque (serviço acessível apenas para o comércio) e consultar o contracheque.

Então, acesse o link do RS móvel: http://m.rs.gov.br/ seja por celular ou computador. Procure na página principal o nome “Servidor Público”, depois “Contracheque RHE”, automaticamente será redirecionado para a página https://secweb.procergs.com.br/rheportal/logon.xhtml.

site do portal do servidor rs

Na página do Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, você observará um quadro a direita com o nome “Serviços Pessoais”, a partir daí é só preencher as informações pedidas.

Mas para garantir ao site que só os funcionários utilizariam do serviço, é necessário a identificação com o número de matrícula e uma senha para acesso. O número da matrícula é intransferível e único, portanto cada servidor apresenta o seu, e cada um acessa somente o seu sistema.

E caso você não saiba seu Número Funcional do Servidor ou tenha esquecido sua senha, lá embaixo aparecem opções de recuperam ou visualização do número. No caso da visualização da Identidade funcional, basta que se informe o nome da empresa, o número de matrícula e o CPF.

Lembrando que o RS Móvel não apresenta somente o serviço de visualizar contracheque, mas também a consulta de lista de médicos do IPE (Instituto de Previdência do Estado), informações de função, consulta INSS de dados do departamento Estadual de trânsito e da junta comercial, realização de denúncias policiais, além de ter acesso ao banco de dados que apresenta todos as informações a respeito do seu sistema pessoal, operacional e financeiro.

DIFICULDADES PARA ACESSAR O SITE

O site do portal do servidor – RS é uma página que fica 24 horas por dia disponível, mas caso você acesse e apresente algum erro, não se desespere, como qualquer site, eles apresentam momentos de picos, então, o mais aconselhável seria o ingresso em um outro momento de preferência sem ser em horário comercial.

RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES ATIVOS DO RIO GRANDE DO SUL

É obrigação dos servidores públicos ativos realizarem o recadastramento anualmente. Ele é feito entre o 1º dia do mês anterior e o último dia do mês posterior ao seu aniversário, é só acessar essa página https://www.recadastramentodeativos.rs.gov.br/, e informar o CPF e a senha.

Se você quiser apresentar dúvidas, dicas, sugestões, reclamações ou opiniões, clique nesse link https://secweb.procergs.com.br/rheportal/public/faleConoscoForm.xhtml, ele é um espaço reservado do Recursos Humanos do Estado – RS especialmente para você. Ou também você tem a opção de nos mandar sua pergunta, seja pelos comentários abaixo ou e-mail que será respondido e enviado a sua caixa de entrada.

Que tal compartilhar com os amigos?

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário