previdencia-social

Se você está lendo este artigo, é porque você é um dos brasileiros que já se pegou pensando a respeito da Previdência Social e suas respectivas funcionalidades, tais como Extrato, CNIS e Consulta; não é mesmo?

E se você não sabe como proceder em nenhuma destas etapas, não tem problema, pois neste artigo, nós iremos te ajudar em tudo o que for possível, relacionado a Previdência Social. Acompanhe o post e veja como tirar o seu extrato, realizar a consulta da Previdência e obtenha todas as informações do CNIS.

Vamos lá?

foto-inss-previdencia

CNIS: O que é e para o que serve?

Muita gente não sabe, mas o CNIS é muito importante para qualquer trabalhador brasileiro. O Cadastro Nacional de Informações Sociais, ou simplesmente CNIS, nada mais é do que o banco de dados do INSS. Algumas pessoas devem conhece-lo pela sigla CNT, mas desde 1991, ela passou a ser chamado CNIS.

Atuando como uma base de dados, o CNIS é uma fundamental ferramenta que colabora e ajuda na integração dos dados ministrados por outras entidades pertencentes ao governo Federal no campo da Seguridade Social.

CNIS na internet: Como consultar?

Assim como o extrato da Previdência Social, o CNIS também pode ser consultado através da internet. A Caixa Econômica Federal possibilita a consulta online por meio do Internet Banking da instituição. Quer saber como fazer a consulta do seu CNIS, então veja a seguir o procedimento a ser feito:

– Acesse o site oficial da Caixa Econômica Federal, clicando aqui;

– Clique na opção “Acesse sua Conta”;

– Você será direcionado à página do Internet Banking da Caixa, onde você deverá selecionar a opção “Serviços ao Cidadão”;

– Por fim, clique em “Extrato Previdenciário”.

Como se cadastrar no CNIS?

Para as pessoas que ainda não possuem cadastro do CNIS, há dois meios se se fazê-lo. São elas: Através da internet, clicando neste link ou de forma presencial, em um agência do INSS.

Pelo site, você conseguirá executar uma série de procedimentos de forma rápida, como por exemplo o próprio extrato previdenciário (CNIS) quanto o agendamento de perícias.

Como tirar o extrato do CNIS?

Para tirar o seu extrato do CNIS, basta acessar a área “Meu INSS” localizado neste link, clicando na sequência em “Extrato Previdenciário (CNIS) ”.

Depois que você preencher o formulário requisitado, o sistema irá fornecer um número de acesso, cuja confirmação precisará ser feita através do telefone da entidade, o 135.

frente-previdencia-social-cnis

Entendendo o banco de dados da Previdência Social

A primeira coisa que você precisa saber é que o banco de dados representante da Previdência Social é o Dataprev. É através do site da Dataprev (ao longo deste artigo, nós disponibilizaremos o link do endereço) que você poderá realizar as suas consultas, além de obter informações relacionadas aos seus benefícios referentes a pagamentos, tabelas, entre outros.

Ou seja, é possível adquirir conhecimento sobre tudo em apenas um clique. O site é prático e de fácil acesso. É a tecnologia facilitando a execução de procedimentos burocráticos requeridos por órgãos como o Governo, por exemplo.

Recomenda-se o comparecimento em algum posto de atendimento presencial da Previdência Social apenas em casos onde você não consiga realizar o que necessita via web. Os procedimentos de extrato e consulta via internet, são benéficos tanto na questão da economia de tempo, evitando a locomoção desnecessária; agilizando também para o órgão público e na respectiva atividade do procedimento.

Caso você não saiba, o órgão responsável pela administração dos subsídios recebidos pelo Regime Geral da Previdência Social e pela liquidação de benfeitorias como a aposentaria, dentre outros benefícios concedidos pelo Governo Federal; é o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

previdencia-social

Extrato da Previdência Social: Para que serve e como solicitar?

O extrato emitido pela Previdência Social possibilita que o cidadão comprove o recebimento de seu benefício.

Este extrato nada mais é do que um documento e todo documento possui um valor. No caso do extrato da Previdência Social, é ele quem trará de forma detalhada todas as movimentações relativas aos seus benefícios, tais como: Liquidações, bônus, descontos e até mesmo a data em que o mesmo foi pago ou auferido.

A emissão do extrato da Previdência Social também tem grande serventia e utilidade para aqueles que já são aposentados.

No caso de pessoas da terceira idade, por exemplo, o extrato pode ser utilizado para conseguir emitir bilhetes de viagens de forma gratuita e transporte público, como ônibus e metrô.

Já para os bolsistas, o extrato tem como serventia a comprovação da renda mensal per capita da família, caso algum membro seja aposentado ou pensionista.

Consultando o Extrato no site da Previdência Social

Conforme informamos no início deste artigo, hoje não há mais a necessidade de se deslocar e ir pessoalmente à Previdência Social e enfrentar filas, apenas para resolver pequenas questões. Com a internet e a tecnologia de sites e aplicativos desenvolvidos para facilitar a vida das pessoas, ficou muito mais fácil e acessível ter acesso ao seu histórico de movimentação.

O melhor de tudo é que estas consultas são disponibilizadas aos brasileiros de forma inteiramente gratuita. Ou seja, você não paga nada e pode acessar a qualquer dia e hora.

Para ter acesso ao seu extrato, basta seguir as instruções abaixo. Veja:

– Acesse o site oficial do Dataprev, clicando neste link;

– Ao visitar o site do Dataprev, você será direcionado à tela inicial, onde o sistema irá solicitar as informações a seguir:

Data de nascimento;

CPF;

Preenchimento do código de verificação  (para comprovar que você não é um robô);

– Preenchido estes campos, clique em “visualizar” e veja o seu extrato da Previdência Social.

Com os dados informados corretamente, o seu extrato será automaticamente aberto.

 

Consulta da Previdência Social

Existe também uma outra alternativa online, na qual você poderá fazer uso para fazer suas consultas no Cadastro Nacional de Informações Sociais. O site para ter acesso a este serviço se encontra neste link, bastando que você clique na opção “Área do Usuário” e posteriormente em “login”, onde é necessário cadastrar uma senha de acesso.

Preencha um formulário com suas informações pessoais. Feito isso, será fornecida uma chave de acesso. Depois, ligue para a Central de Atendimento do INN (número 135) e faça a validação da chave.

Como consultar seu extrato de contribuições na Previdência Social

Após o cadastramento, efetue o login para ter disponibilidade a Central de Serviços. Feito isso, é só clicar em “Extrato Previdenciário”.

Faça a verificação das inscrições constadas em seu CPF e clique sobre o número do NIS apropriado, para ter acesso ao balanço de liquidações à Previdência.

O relatório relativo ao extrato previdenciário exibe todas as colaborações ao INSS do trabalhador, mostrando também informações da empresa, período e valores de colaborações em cada liquidação e o encerramento do contrato de emprego.

inss-cnis-previdencia-social

Consultando o seu extrato de contribuições

Depois do cadastramento no “Meu INSS”, efetue o login e vá à “Central de Serviços”. Confirme as inscrições localizadas para o seu CPF e clique sobre o número do NIS.

Consulta da situação de benefício liberado na Previdência Social

Quando um cidadão segurado possui alguma solicitação de benefício a ser recebida pela Previdência Social, existe a possibilidade de realizar o acompanhamento da liberação do mesmo pela própria página do site.

Para realizar a consulta, você deverá estar munido dos seguintes dados:

– Número do Benefício;

– Nome completo do beneficiário;

– Data de nascimento do beneficiário;

– Número do CPF;

– Código de confirmação.

A consulta relacionada aos benefícios concedidos pelo INSS também podem ser feitas via internet, por meio do site da Previdência Social.

Além disso, a plataforma online também disponibiliza aos usuários o agendamento da consulta para benefícios através do próprio site da Previdência Social, bastando que o indivíduo escolha a data, hora e local.

Agora, não há mais a necessidade de enfrentar filas, aguardando o atendimento. O agendamento online facilita esta questão, poupando os cidadãos de outras burocracias.

Quer consultar o seu benefício do INSS? Então visite a página da Dataprev, e informe o número do seu benefício, conforme explicamos mais acima. Uma informação importante é: Não é preciso colocar pontos, traços ou barras na numeração dos dados. Basta inserir os números.

Aqueles que já deram entrada na aposentadoria do INSS também podem verificar o procedimento e o tempo que o mesmo levará para ficar disponível. Lembrando que são quatro tipos de aposentadoria autorizadas pelo INSS. São elas:

– Aposentadoria por idade (Mulheres após os 55 anos de idade e Homens 65 anos);

– Aposentadoria por período de colaboração (Neste caso, depois de um determinado tempo, os colaboradores têm direito a começar a receber o benefício);

Benefício do INSS: Um direito dos cidadãos trabalhadores

É válido frisar que mesmo aqueles trabalhadores que se encontram desempregados têm seus direitos do INSS mantidos. Isso inclui o salário maternidade, o “período de graça”, que é aquele que ocorre 12 meses depois do desligamento do trabalho.

É fundamental você buscar todos os seus direitos como trabalhador na Previdência Social. Afinal, como um colaborador do INSS, é necessário estar inteirado sobre tais direitos, para manter sua supervivência em períodos de necessidade.

Os benefícios proporcionados pela Previdência, como o auxílio-doença e auxílio-doença acidentário, por exemplo; têm a suas estimativas idênticas, indo de acordo com a média do valimento de salários.

O que difere entre eles é que, no caso do auxílio-doença acidentário, ao voltar às atividades, o trabalhador possui garantia de emprego pelo prazo de um ano. É válido dizer que, no tempo em que o empregado esteve recebendo os benefícios, a companhia deve fazer o depósito do FGTS.

No entanto, esta condição não incide quando o empregado está recebendo um auxílio-doença comum, que não tenha sido ocasionado por problemas no trabalho.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, por favor mande uma mensagem para gente!

 

 

 

Compartilhar com amigos:

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário