previdencia-social

Se você está lendo este artigo, é porque você é um dos brasileiros que já se pegou pensando a respeito da Previdência Social e suas respectivas funcionalidades, tais como Extrato, CNIS e Consulta; não é mesmo?

E se você não sabe como proceder em nenhuma destas etapas, não tem problema, pois neste artigo, nós iremos te ajudar em tudo o que for possível, relacionado a Previdência Social. Acompanhe o post e veja como tirar o seu extrato, realizar a consulta da Previdência e obtenha todas as informações do CNIS.

Vamos lá?

foto-inss-previdencia

Entendendo o banco de dados da Previdência Social

A primeira coisa que você precisa saber é que o banco de dados representante da Previdência Social é o Dataprev. É através do site da Dataprev (ao longo deste artigo, nós disponibilizaremos o link do endereço) que você poderá realizar as suas consultas, além de obter informações relacionadas aos seus benefícios referentes a pagamentos, tabelas, entre outros.

Ou seja, é possível adquirir conhecimento sobre tudo em apenas um clique. O site é prático e de fácil acesso. É a tecnologia facilitando a execução de procedimentos burocráticos requeridos por órgãos como o Governo, por exemplo.

Recomenda-se o comparecimento em algum posto de atendimento presencial da Previdência Social apenas em casos onde você não consiga realizar o que necessita via web. Os procedimentos de extrato e consulta via internet, são benéficos tanto na questão da economia de tempo, evitando a locomoção desnecessária; agilizando também para o órgão público e na respectiva atividade do procedimento.

Caso você não saiba, o órgão responsável pela administração dos subsídios recebidos pelo Regime Geral da Previdência Social e pela liquidação de benfeitorias como a aposentaria, dentre outros benefícios concedidos pelo Governo Federal; é o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

previdencia-social

Extrato da Previdência Social: Para que serve e como solicitar?

O extrato emitido pela Previdência Social possibilita que o cidadão comprove o recebimento de seu benefício.

Este extrato nada mais é do que um documento e todo documento possui um valor. No caso do extrato da Previdência Social, é ele quem trará de forma detalhada todas as movimentações relativas aos seus benefícios, tais como: Liquidações, bônus, descontos e até mesmo a data em que o mesmo foi pago ou auferido.

A emissão do extrato da Previdência Social também tem grande serventia e utilidade para aqueles que já são aposentados.

No caso de pessoas da terceira idade, por exemplo, o extrato pode ser utilizado para conseguir emitir bilhetes de viagens de forma gratuita e transporte público, como ônibus e metrô.

Já para os bolsistas, o extrato tem como serventia a comprovação da renda mensal per capita da família, caso algum membro seja aposentado ou pensionista.

Consultando o Extrato no site da Previdência Social

Conforme informamos no início deste artigo, hoje não há mais a necessidade de se deslocar e ir pessoalmente à Previdência Social e enfrentar filas, apenas para resolver pequenas questões. Com a internet e a tecnologia de sites e aplicativos desenvolvidos para facilitar a vida das pessoas, ficou muito mais fácil e acessível ter acesso ao seu histórico de movimentação.

O melhor de tudo é que estas consultas são disponibilizadas aos brasileiros de forma inteiramente gratuita. Ou seja, você não paga nada e pode acessar a qualquer dia e hora.

Para ter acesso ao seu extrato, basta seguir as instruções abaixo. Veja:

– Acesse o site oficial do Dataprev, clicando neste link;

– Ao visitar o site do Dataprev, você será direcionado à tela inicial, onde o sistema irá solicitar as informações a seguir:

Data de nascimento;

CPF;

Preenchimento do código de verificação  (para comprovar que você não é um robô);

– Preenchido estes campos, clique em “visualizar” e veja o seu extrato da Previdência Social.

Com os dados informados corretamente, o seu extrato será automaticamente aberto.

CNIS: O que é e para o que serve?

Muita gente não sabe, mas o CNIS é muito importante para qualquer trabalhador brasileiro. O Cadastro Nacional de Informações Sociais, ou simplesmente CNIS, nada mais é do que o banco de dados do INSS. Algumas pessoas devem conhece-lo pela sigla CNT, mas desde 1991, ela passou a ser chamado CNIS.

Atuando como uma base de dados, o CNIS é uma fundamental ferramenta que colabora e ajuda na integração dos dados ministrados por outras entidades pertencentes ao governo Federal no campo da Seguridade Social.

CNIS na internet: Como consultar?

Assim como o extrato da Previdência Social, o CNIS também pode ser consultado através da internet. A Caixa Econômica Federal possibilita a consulta online por meio do Internet Banking da instituição. Quer saber como fazer a consulta do seu CNIS, então veja a seguir o procedimento a ser feito:

– Acesse o site oficial da Caixa Econômica Federal, clicando aqui;

– Clique na opção “Acesse sua Conta”;

– Você será direcionado à página do Internet Banking da Caixa, onde você deverá selecionar a opção “Serviços ao Cidadão”;

– Por fim, clique em “Extrato Previdenciário”.

Como se cadastrar no CNIS?

Para as pessoas que ainda não possuem cadastro do CNIS, há dois meios se se fazê-lo. São elas: Através da internet, clicando neste link ou de forma presencial, em um agência do INSS.

Pelo site, você conseguirá executar uma série de procedimentos de forma rápida, como por exemplo o próprio extrato previdenciário (CNIS) quanto o agendamento de perícias.

Como tirar o extrato do CNIS?

Para tirar o seu extrato do CNIS, basta acessar a área “Meu INSS” localizado neste link, clicando na sequência em “Extrato Previdenciário (CNIS) ”.

Depois que você preencher o formulário requisitado, o sistema irá fornecer um número de acesso, cuja confirmação precisará ser feita através do telefone da entidade, o 135.

frente-previdencia-social-cnis

Consulta da Previdência Social

Existe também uma outra alternativa online, na qual você poderá fazer uso para fazer suas consultas no Cadastro Nacional de Informações Sociais. O site para ter acesso a este serviço se encontra neste link, bastando que você clique na opção “Área do Usuário” e posteriormente em “login”, onde é necessário cadastrar uma senha de acesso.

Preencha um formulário com suas informações pessoais. Feito isso, será fornecida uma chave de acesso. Depois, ligue para a Central de Atendimento do INN (número 135) e faça a validação da chave.

Como consultar seu extrato de contribuições na Previdência Social

Após o cadastramento, efetue o login para ter disponibilidade a Central de Serviços. Feito isso, é só clicar em “Extrato Previdenciário”.

Faça a verificação das inscrições constadas em seu CPF e clique sobre o número do NIS apropriado, para ter acesso ao balanço de liquidações à Previdência.

O relatório relativo ao extrato previdenciário exibe todas as colaborações ao INSS do trabalhador, mostrando também informações da empresa, período e valores de colaborações em cada liquidação e o encerramento do contrato de emprego.

inss-cnis-previdencia-social

Consultando o seu extrato de contribuições

Depois do cadastramento no “Meu INSS”, efetue o login e vá à “Central de Serviços”. Confirme as inscrições localizadas para o seu CPF e clique sobre o número do NIS.

Consulta da situação de benefício liberado na Previdência Social

Quando um cidadão segurado possui alguma solicitação de benefício a ser recebida pela Previdência Social, existe a possibilidade de realizar o acompanhamento da liberação do mesmo pela própria página do site.

Para realizar a consulta, você deverá estar munido dos seguintes dados:

– Número do Benefício;

– Nome completo do beneficiário;

– Data de nascimento do beneficiário;

– Número do CPF;

– Código de confirmação.

A consulta relacionada aos benefícios concedidos pelo INSS também podem ser feitas via internet, por meio do site da Previdência Social.

Além disso, a plataforma online também disponibiliza aos usuários o agendamento da consulta para benefícios através do próprio site da Previdência Social, bastando que o indivíduo escolha a data, hora e local.

Agora, não há mais a necessidade de enfrentar filas, aguardando o atendimento. O agendamento online facilita esta questão, poupando os cidadãos de outras burocracias.

Quer consultar o seu benefício do INSS? Então visite a página da Dataprev, e informe o número do seu benefício, conforme explicamos mais acima. Uma informação importante é: Não é preciso colocar pontos, traços ou barras na numeração dos dados. Basta inserir os números.

Aqueles que já deram entrada na aposentadoria do INSS também podem verificar o procedimento e o tempo que o mesmo levará para ficar disponível. Lembrando que são quatro tipos de aposentadoria autorizadas pelo INSS. São elas:

– Aposentadoria por idade (Mulheres após os 55 anos de idade e Homens 65 anos);

– Aposentadoria por período de colaboração (Neste caso, depois de um determinado tempo, os colaboradores têm direito a começar a receber o benefício);

Benefício do INSS: Um direito dos cidadãos trabalhadores

É válido frisar que mesmo aqueles trabalhadores que se encontram desempregados têm seus direitos do INSS mantidos. Isso inclui o salário maternidade, o “período de graça”, que é aquele que ocorre 12 meses depois do desligamento do trabalho.

É fundamental você buscar todos os seus direitos como trabalhador na Previdência Social. Afinal, como um colaborador do INSS, é necessário estar inteirado sobre tais direitos, para manter sua supervivência em períodos de necessidade.

Os benefícios proporcionados pela Previdência, como o auxílio-doença e auxílio-doença acidentário, por exemplo; têm a suas estimativas idênticas, indo de acordo com a média do valimento de salários.

O que difere entre eles é que, no caso do auxílio-doença acidentário, ao voltar às atividades, o trabalhador possui garantia de emprego pelo prazo de um ano. É válido dizer que, no tempo em que o empregado esteve recebendo os benefícios, a companhia deve fazer o depósito do FGTS.

No entanto, esta condição não incide quando o empregado está recebendo um auxílio-doença comum, que não tenha sido ocasionado por problemas no trabalho.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, por favor mande uma mensagem para gente!

 

 

 

Compartilhar com amigos:

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário