SIGEPE

Desde 2013 o SIGEPE Contracheque é uma implantação governamental que ainda está em fase de adaptações. Com base nos comunicados realizados, sua conclusão só ocorrerá nos anos de 2021.

O SIGEPE ou Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal veio para substituir um antigo sistema que era denominado de SIAPE (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos) e tem como objetivo ser um portal do servidor para os servidores públicos federais, pensionistas e aposentados do poder Executivo.

Além de ser um lugar que traz segurança e confiança para os trabalhadores, o SIGEPE aborda diversos serviços, entre os quais a emissão de contracheque é o mais procurado.

Para saber mais sobre esse sistema, como emitir seu contracheque e outros serviços é só ficar com a gente até o final.

COMO ACESSAR O SIGEPE CONTRACHEQUE

Para que você possa acessar o SEGEPE é necessário primeiro fazer o login no SIGAC pelo site ao lado (https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/).

sigepe contracheque

O SIGAC é um sistema de gestão de acesso que precisa do número do CPF e a senha do servidor. Fora essa senha do servidor, pode ser possível escolher a opção de escolher o TOKEN digital.

A utilização do TOKEN traz uma maior segurança, caso seja essa a opção de acesso escolhida pelo servidor, já que impossibilita a invasão de terceiros nos seus dados sem a devida permissão.

Então, como esse seja o seu primeiro acesso, ou tenha esquecido a senha, para atualizar a senha, desbloqueio do usuário, obter acesso e outras opções você encontra um pequeno manual no próprio site.

Por isso, em caso de dúvidas, ele mesmo lhe auxiliará a concluir a atividade.

Porém, você precisa saber que por ser um site novo, ele apresenta muita manutenção e dado esse motivo pode ser que algumas vezes ele se encontre fora do ar.

Para que o contracheque dos servidores do poder executivo possa ser emitido é preciso que seja realizado o login explicado no tópico acima.

Depois de entrado definitivamente no sistema, procure a opção de contracheque e faça sua visualização.

Para imprimi-lo é só apertar “CTRL-P”.

sistema de gestão

BENEFÍCIOS QUE O SIGEPE TROUXE

O ambiente tecnológico que o Governo criou é simples e de fácil utilização, por si só já trouxe vários benefícios, já que conseguiu juntar serviços de órgãos diferentes em um mesmo lugar.

Mas os benefícios não são somente para os usuários e sim para o Governo que teve redução de custos para atualização de sistema de medidas de segurança, já que agora o sistema é integrado e não um individual para cada sistema.

OUTROS SERVIÇOS DISPONÍVEIS

Por atender uma grande área de gestão de pessoas, o SIGEPE também dispõe de:

  • Criação de cargos e empregos;
  • Gestão funcional do servidor;
  • Ingresso do servidor;
  • Gestão de benefícios;
  • Atendimento ao servidor e pensionista;
  • Gestão de desenvolvimento;
  • Folha de pagamento;
  • Benefícios, adicionais, indenizações e retribuições e etc.

Esses são alguns dos serviços disponíveis pelo sistema, mas como ainda está em fase de planejamento, pode ser que ocorra a entrada ou saída de outras prioridades.

SIGEPE

APLICATIVO CELULAR

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão buscou uma forma de informatizar ainda mais esse sistema e com isso criou o aplicativo SIGEPE MOBILE.

Ao baixar o aplicativo, você terá na palma da sua mão informações que são de grande utilidade para os servidores do poder executivo estadual e distrital.

Se você recebe seus pagamento e proventos pelo SIAPE, baixe logo esse aplicativo.

Nele é possível encontrar informações cadastrais, funcionais, financeiras, relacionadas a férias, consignação, fazer envio de contracheque por e-mail, consultar comprovante de pensão alimentícia, ver central de mensagens e outros serviços que também são disponibilizados pelo site físico.

Para baixar o APP é só ter acesso a internet por meio de um celular ou tablet. Após isso, você entrará na sua loja de aplicativos (que varia dependendo da marca utilizada do smarthphone) e coloque na barra de pesquisa o nome do aplicativo. Feito isso, clique em “instalar”.

Aceite todos os termos de uso que lhe serão apresentados e prontinho, agora é só começar a utilizar dos recursos que o aplicativo lhe oferece.

Da mesma forma do site, para ter acesso as dezenas de serviços encontrados no site é preciso informar o número do seu CPF e a senha cadastrada no Sistema de Gestão de Acesso.

Finalizando, é importante manter o aplicativo sempre atualizado, pois como o sistema ainda está em fase de adaptação, nunca se sabe o que será retirado e implementado, por isso, faça todas as atualizações apresentadas. A última atualização realização foi feita em 1 de março de 2018.

Já são mais de 1 milhão de pessoas cadastradas nesse sistema, venha você servidor, fazer parte dele também.

Em caso de dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários abaixo, que nossa equipe entrará em contato o mais breve possível.

Se gostou do nosso texto, compartilhe com os amigos.

Saiba também como consultar o Contracheque PE aqui.

Compartilhar com amigos:

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário