www.previdencia.gov.br: Como consultar o INSS

É importante que o trabalhador saiba como visitar o site oficial do INSS – www.previdencia.gov.br e como consultar seus benefícios do INSS, de forma que esteja sempre atualizado com suas contribuições e direitos em relação à Previdência Social.

Infelizmente o site do INSS não é fácil de usar e constantemente apresenta problemas para o segurado na hora de resolver pequenos problemas, como por exemplo, atualizar o seu cadastro junto ao site.

Pensando nisto, criamos um guia completo para o trabalhador entender de uma vez por todas como acessar o www.previdencia.gov.br e como realizar o seus procedimentos, desde agendar seu horário junto ao INSS como consultar o seu CNIS.

AVISO: Leia o artigo até o final, para evitar complicações e/ou inserir algo errado no site da Previdência Social.

WWW.PREVIDENCIA.GOV.BR: Principais funcionalidades

O site oficial da Previdência Social tem inúmeras funcionalidades para ajudar o trabalhador a resolver os seus problemas de forma totalmente ONLINE.  Entre elas:

  • Como agendar horário presencial junto ao INSS
  • Como consultar sua Carta de Concessão
  • Como consultar seu CNIS
  • Pedir sua aposentadoria por idade
  • Pedir sua aposentadoria por invalidez
  • Pedir seu auxílio-doença
  • E muitos outros serviços.

Todos estas funcionalidades podem ser feita diretamente no site da Previdência, sem necessidade nenhuma de ir pessoalmente ao posto de atendimento do INSS e enfrentar demoradas filas para realizar qualquer uma delas.

Porém, é comum o segurado encontrar diversos erros na hora de realizar procedimentos simples, seja porque o website está fora do ar, ou porque não há nenhum tipo de guia ensinando como usar pela primeira vez.

WWW.PREVIDENCIA.GOV.BR Extrato de pagamento de benefício

É de extrema importância que o trabalhador visite o site oficial da Previdência Social www.previdencia.gov.br frequentemente para verificar o seu extrato de pagamentos. Nele consta todas as suas contribuições junto ao INSS.

Nele é possível selecionar um determinado período e verificar durante aquele tempo qual foram as contribuições, descontos e quanto recebeu do INSS, inclusive se recebeu qualquer tipo de benefício, como auxílio-doença ou auxílio-reclusão.

É importante lembrar sempre de constantemente verificar o extrato para saber se o empresário está realizando corretamente a contribuição, visto que é comum o trabalhador receber um salário e o empresário para diminuir seus gastos declara que paga um valor inferior, o que irá prejudicar o segurado na hora de se aposentar.

Para realizar a consulta é bastante simples:

  1. Primeiro entre no site do Meu INSS: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/
  2. Do lado direito, clique em Extrato Previdenciário
  3. Clique em “Fazer Login”
  4. Ao abrir uma nova janela, digite seu CPF e SENHA.
  5. pronto! Agora você já pode selecionar uma data inicial e uma final e verificar se suas contribuições junto à Previdência Social estão corretas.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, você pode verificar os nossos artigos completos de como consultar seu benefício do INSS. Nele há o passo-a-passo mais completo, ensinando como realizar o procedimento. 

Também é sempre possível ligar 135 para tirar suas dúvidas diretamente com o INSS.

http://www.previdencia.gov.br/
Modelo de extrato de pagamentos de benefício do INSS.

Dificuldades na hora de acessar o WEBSITE

É bastante comum o trabalhador encontrar enormes dificuldades na hora de acessar o site do WWW.PREVIDENCIA.GOV.BR, visto que ele constantemente trava, fica fora do ar ou não ensinar como realizar nem os procedimentos mais básicos.

Entre os principais problemas na hora de consultar seus benefícios são:

  1. O site não entra ou está fora do ar: Caso isso aconteça, o ideal é que se verifique em outro computador (não é recomendável realizar estes procedimentos via celular, visto que é mais fácil errar na hora de se inserir os dados), se o problema persistir deve-se tentar entrar em outro horário, visto que pode estar tendo algum tipo de dificuldade técnica ou estão atualizando o sistema.
  2. Não consegui criar a senha: Na hora da criação da senha é necessário responder uma série de perguntas sobre suas contribuições e benefícios, como por exemplo onde trabalhou em 2012 ou se já recebeu algum tipo de benefício especifico. Estas perguntas servem para que outra pessoa não consiga entrar no sistema se passando por outra, mas pode acabar por dificultando o acesso ao trabalhador. Caso isso aconteça é necessário ir diretamente ao posto de atendimento do INSS ou ligar 135 e falar diretamente com uma atendente.
  3. Os dados inseridos estão incorretos: Caso esteja aparecendo que seus dados inseridos estão incorretos, e você já conferiu novamente se todos estão digitados corretamente, há algum tipo de inconsistência no seu cadastro junto ao INSS. É necessário que você vá diretamente ao posto de atendimento e corrija o mais rápido possível.

Caso tenha ficado qualquer outra dúvida de entrar no site www.previdencia.gov.br, você pode entrar em contato com nossa equipe ou deixar seu comentário abaixo que responderemos assim que possível.

Que tal compartilhar com os amigos?

Diego Castro

Diego Castro - Advogado trabalhista, formado pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina (FAETE) e pós graduando em Direito e Processo do Trabalho.

Últimos posts por Diego Castro (exibir todos)

Deixe um comentário