Conheça 10 filmes famosos inspirados em crimes reais

A fascinação pelas narrativas de crimes reais não é um fenômeno recente, mas a forma como essas histórias nos alcançam tem evoluído ao longo do tempo. Com o surgimento de documentários e minisséries focadas em crimes reais, o cinema também encontrou inspiração em casos autênticos para criar tramas fictícias cativantes. Aqui estão 10 filmes aclamados que foram inspirados por histórias autênticas de crimes, sendo alguns deles conhecidos como clássicos do cinema.

Um exemplo notável é “A Corda” (1948), um clássico dirigido por Hitchcock, que traz uma trama baseada no assassinato de Bobby Franks em 1924. O filme conta a história de dois jovens que cometem um assassinato para demonstrar sua superioridade intelectual.

Outro trabalho cinematográfico de destaque é “Frenesi” (1972), também dirigido por Hitchcock, que se baseia em diversos assassinos seriais famosos, como Jack, o Estripador, e John Reginald Halliday Christie. Em sua trama, o filme explora os crimes cometidos por um estrangulador que utiliza uma gravata.

Já “A Cidade que Temia o Anoitecer” (1976) é um filme inspirado nas ações do Assassino Fantasma de Texarkana, responsável por aterrorizar uma pequena cidade nos Estados Unidos em 1946. Essa obra cinematográfica é considerada um precursor dos filmes de terror.

“Henry: Retrato de um Assassino” (1986) é outro filme marcante no gênero. Inspirado nos criminosos seriais Henry Lee Lucas e Ottis Toole, o filme é conhecido por seu tom sombrio e violento.

Ambientado na Austrália, “Wolf Creek” (2005) é uma obra inspirada nos crimes de Ivan Milat e Bradley John Murdoch, que atacaram mochileiros. O filme retrata de forma intensa os horrores cometidos pelos assassinos.

Um caso chocante retratado nas telas é “Um Crime Americano” (2007), baseado no assassinato real de Sylvia Likens. A trama mostra a tortura e o assassinato dessa jovem pelas mãos de seu tutor legal e crianças do bairro.

O cinema brasileiro também apresenta sua contribuição com filmes como “O Lobo Atrás da Porta” (2013), inspirado no caso do famoso “Besta de Penha”. Esse longa-metragem combina elementos de horror, suspense e drama ao abordar o desaparecimento de uma criança.

“Meu Amigo Dahmer” (2017) explora a adolescência de Jeffrey Dahmer, um dos assassinos seriais mais notórios dos Estados Unidos. O filme oferece uma visão intrigante sobre a vida pré-criminal do protagonista.

Baseado na história do assassino serial alemão Fritz Honka, “A Luva Dourada” (2019) se destaca por sua abordagem controversa e perturbadora. O filme mergulha nos detalhes sombrios dos crimes cometidos pelo protagonista.

Por fim, “Ted Bundy: O Monstro Americano” (2021) foca na relação entre o famoso assassino em série Ted Bundy e o agente do FBI Bill Hagmaier, destacando as conversas ocorridas no corredor da morte.

Ao analisar esses filmes, fica evidente como casos verídicos podem inspirar obras cinematográficas que oferecem perspectivas únicas sobre eventos históricos impactantes. Além de proporcionarem entretenimento, esses filmes também possibilitam uma compreensão mais profunda dos aspectos psicológicos e sociais por trás desses crimes.

.

FilmeBaseado emAno de lançamento
A CordaAssassinato de Bobby Franks1948
FrenesiAssassinos seriais famosos1972
A Cidade que Temia o AnoitecerAssassino Fantasma de Texarkana1976
Henry: Retrato de um AssassinoHenry Lee Lucas e Ottis Toole1986
Wolf CreekIvan Milat e Bradley John Murdoch2005
Um Crime AmericanoAssassinato de Sylvia Likens2007
O Lobo Atrás da PortaCaso do “Besta de Penha”2013
Meu Amigo DahmerAdolescência de Jeffrey Dahmer2017
A Luva DouradaAssassino serial Fritz Honka2019
Ted Bundy: O Monstro AmericanoAssassino em série Ted Bundy2021

Com informações do site CinePOP.

Categorizado em: