Casos de denúncias de descontos indevidos no INSS chegam a 130 mil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrenta um problema envolvendo deduções não autorizadas em benefícios, como pensões e aposentadorias, recebendo cerca de 130.000 queixas sobre o assunto. Esse cenário representa aproximadamente 2% das relações entre beneficiários e entidades vinculadas ao INSS, que giram em torno de 6,5 milhões em todo o Brasil. Atualmente, o INSS possui 29 parceiros afiliados, como sindicatos e associações voltadas para idosos aposentados.

Os segurados têm relatado a realização de deduções sem consentimento para associação às entidades. Muitos afirmam não terem dado permissão ou sequer sido contatados por essas organizações. Recentemente, houve um aumento nas reclamações direcionadas ao Amar Brasil Prime Clube (ABCB), vinculado ao INSS.

Segundo informações do Procon-SP e do site Reclame Aqui

As queixas contra o ABCB aumentaram significativamente nos primeiros meses deste ano. O Amar Brasil Prime Clube registrou um acréscimo expressivo no número de associados recentemente. A associação nega as acusações recebidas e informa que os associados têm a opção de solicitar o cancelamento da filiação através do Departamento de Atendimento ao Cliente (SAC).

Medidas para solucionar o problema

Diante desse cenário, o INSS recomenda aos beneficiários identificarem quaisquer deduções não autorizadas e solicitarem o bloqueio via aplicativo ‘Meu INSS’ ou ligando para Central 135. Além disso, as entidades responsáveis são notificadas e devem reembolsar os valores aos beneficiários afetados. Para fortalecer a segurança frente a possíveis irregularidades, o INSS está implementando a exigência de autorização biométrica para vínculos associativos, com prazo final até setembro deste ano.

Dessa forma, é essencial que os beneficiários estejam atentos às movimentações em seus benefícios junto ao INSS e ajam prontamente caso identifiquem qualquer situação suspeita ou não autorizada. A transparência e proteção dos direitos dos segurados são prioridades neste processo de regularização e prevenção de eventuais problemas futuros relacionados às deduções indevidas em benefícios previdenciários.

Problema:Deduções não autorizadas em benefícios do INSS
Quantidade de Queixas:130.000 reclamações recebidas
Entidades Vinculadas ao INSS:29 parceiros, como sindicatos e associações

Com informações do site Meio Norte.

Categorizado em: