Aposentados recebem EXTRA em 2023 após revisão do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma instituição vital para a vida de muitos brasileiros, tendo como responsabilidade administrar o Sistema Geral de Aposentadoria e arrecadar as contribuições da previdência social.

Recentemente, um equívoco cometido pelo próprio INSS causou a necessidade de uma reavaliação, resultando em um pagamento adicional para alguns beneficiários já aposentados até o final deste ano, em 2023.

Segundo informações divulgadas pelo portal Jornal JF, o INSS confirmou que procederá com o pagamento da revisão do Artigo 29 a milhares de beneficiários. Esse pagamento extra surge em decorrência de um erro no cálculo efetuado pelo INSS, que deixou de considerar 20% das contribuições com valores mais baixos ao calcular a média salarial do segurado. Tal falha acarretou na redução dos rendimentos para diversos beneficiários, incluindo aqueles que recebem benefícios por doença, pensão por invalidez e pensão por morte.

No que diz respeito aos detalhes dessa revisão, é importante ressaltar que têm direito à revisão do Artigo 29 aqueles cujos benefícios foram concedidos entre os anos de 2002 e 2009. Essa revisão foi resultado de uma demanda judicial iniciada pelo Ministério Público Federal em parceria com a União Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos no ano de 2012. O INSS reconheceu sua dívida referente a essa revisão e comprometeu-se a realizar os pagamentos aos segurados que se enquadram nesse contexto.

Os pagamentos estão sendo feitos em lotes anuais, levando-se em consideração a idade do segurado. Os beneficiários aptos a receber o pagamento são aqueles que receberam benefícios como pensão por invalidez, benefício por doença e pensão por morte, ou ainda aqueles que receberam benefício por acidente entre 17/04/2002 e 17/04/2009.

A fim de obter mais informações acerca do pagamento da revisão do Artigo 29, os beneficiários podem acessar o site ou o aplicativo Meu INSS e realizar o login utilizando seu número de CPF registrado e senha do Gov.br. É fundamental estar atento aos prazos e às informações fornecidas pelo INSS para assegurar que todos os beneficiários elegíveis recebam o pagamento apropriado.

Portanto, é imperativo que os cidadãos brasileiros estejam cientes desse erro cometido pelo INSS, já que ele afeta significativamente a vida financeira de seus beneficiários. Com base nas informações fornecidas, fica evidente a importância dessa revisão e dos pagamentos adicionais para aqueles que têm direito. É fundamental acompanhar atentamente essa questão e buscar os recursos disponíveis para garantir que esses direitos sejam efetivamente honrados.

Notícia: Revisão do Artigo 29 do INSS
InstituiçãoInstituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Erro cometidoCálculo da média salarial com falha
BeneficiáriosAposentados entre 2002 e 2009
PagamentoAdicional para beneficiários elegíveis
DetalhesPensão por invalidez, benefício por doença, pensão por morte
RequisitosBenefícios concedidos entre 2002 e 2009
ProcedimentoAcessar Meu INSS com CPF e senha do Gov.br

Com informações do site INSS:

Aposentados receberão um valor extra em 2023, conforme anunciado após a revisão realizada pelo INSS. A medida foi tomada após uma consulta pública, visando garantir melhores condições aos beneficiários. Mais informações podem ser encontradas no site do INSS.

Categorizado em: