Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou o pagamento de um valor extra de R$ 2.604 aos seus aposentados e pensionistas. Para saber mais sobre este pagamento extraordinário, este artigo irá detalhar as informações necessárias aos beneficiários para que possam aproveitar os recursos destinados. Fique por dentro do que o INSS está oferecendo a partir de hoje!

14° Salário do INSS: Beneficiários terão direito ao abono salarial

O 14º salário do INSS foi criado pelo deputado Pompeu de Mattos (PDT) e prescrito pelo Projeto de Lei nº 4367. Esta proposta tem como objetivo ajudar os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram afetados pela pandemia da Covid-19. De acordo com o IBGE, cerca de 31 milhões de aposentados e pensionistas têm direito a receber o abono salarial do 14º salário do INSS.

Como funciona o pagamento? O valor total do 14º salário do INSS pode chegar até o dobro do abono anual já estabelecido para cada beneficiário, contanto que não ultrapasse o valor máximo de dois salários mínimos. Além disso, o 14º salário do INSS está previsto para ser pago em até duas parcelas, cujos valores são definidos com base no valor recebido pelo Seguro Social. Por exemplo, o aposentado ou pensionista que recebe um salário mínimo do INSS receberá um 14º salário equivalente a um salário mínimo. Por outro lado, quem recebe um valor superior a um salário mínimo receberá um 14º salário equivalente a um salário mínimo somado à diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS, estimado em R$ 7.087,22.

Quando será pago?

O 14º salário do INSS seria dividido em duas parcelas, pagas ao fim do ano, assim como o 13º salário para trabalhadores de ofício privado. No entanto, o projeto ainda está em tramitação no Senado e não há previsão de quando será aprovado. Portanto, não será pago hoje (23).

Qual é a importância desta proposta?

Esta proposta é importante para aqueles que dependem dos proventos de seguro social para sobreviver pois vai auxiliar os beneficiarios durante a pandemia. Além disso, é importante que os beneficiarios estejam atentos às notícias sobre o projeto pois assim que for aprovado eles terão direito a receber as parcelas.

Quais são as reivindicações dos beneficiarios?

Os beneficiarios estão reivindicando que o Governo libere o pagamento desta parcela assim que possível pois é uma forma de amenizar as dificuldades financeiras causadas pela pandemia. Além disso, eles também estão pedindo que os valores sejam reajustados para se adequarem à inflação.

Descrição da Proposta de Lei Nº 4367

CaracterísticaDescriçãoExemplo
Autor da propostaNome da pessoa que criou a propostaDeputado Pompeu de Mattos (PDT)
Projeto de LeiNúmero do projeto de leiNº 4367
BeneficiáriosNúmero de beneficiários do INSS31 milhões
ValorValor máximo a ser recebido2 salários mínimos
ParcelasNúmero de parcelas previstas2 parcelas
ReivindicaçõesReivindicações dos beneficiáriosLiberação do pagamento e reajuste dos valores

Fonte:

Categorizado em: