**Apagão na Bahia deixa consumidores sem energia e com prejuízos**

No dia 15 de janeiro deste ano, um **apagão nacional** ocorreu por volta das 8h30, deixando todo o país em um estado caótico. A falha no sistema elétrico afetou 415 dos 417 municípios na Bahia atendidos pela Neoenergia Coelba. No entanto, o fornecimento de energia já foi normalizado em todos os municípios afetados no estado, assim como em outras áreas do país.

Relatos de pessoas que tiveram prejuízos com a perda de eletrodomésticos, como geladeiras, micro-ondas e televisores, estão se multiplicando. Em casos como esse, nem sempre está claro qual é a melhor forma de agir e os consumidores precisam estar cientes dos protocolos necessários para acessar seus direitos de reembolso.

**Segundo informações fornecidas pela Neoenergia Coelba**, os consumidores devem entrar em contato com a empresa dentro de 90 dias a partir da data em que ocorreu o dano ao equipamento. Além disso, é importante que os consumidores sigam algumas orientações da companhia:

1. Permitir o acesso ao equipamento e às instalações quando solicitado, pois obstruções podem resultar na negação do reembolso;
2. Dar permissão para que representantes da Neoenergia Coelba tenham acesso tanto ao equipamento quanto às instalações elétricas. Mais uma vez, obstruções comprovadas podem levar à negação do reembolso.

A advogada Paula Campos Ramos, especialista em Direito do Consumo, aconselha as vítimas a documentarem todos os danos sofridos. É importante que os consumidores tirem fotos e façam vídeos para comprovar que houve um dano. O próximo passo é entrar em contato com a empresa fornecedora de eletricidade, relatar o ocorrido e solicitar uma compensação pelos prejuízos.

**Além disso, Ramos ressalta que aqueles que perderam eletrodomésticos antes do apagão, durante momentos de instabilidade elétrica, também têm direito a buscar reembolso**. No entanto, nesse caso específico, é fundamental ter pelo menos dois laudos periciais que comprovem a causa do dano.

Após entrar em contato com a empresa, os consumidores devem aguardar o resultado do pedido de reembolso. O prazo para obter uma resposta é de 15 dias após a data de verificação ou solicitação.

Para se protegerem de possíveis problemas e assegurarem seus direitos, a advogada recomenda que os consumidores obtenham pelo menos dois laudos e orçamentos: um feito por um especialista credenciado pelo fabricante do equipamento danificado e outro elaborado por um profissional não credenciado.

Caso nenhum reparo ou reembolso seja efetuado dentro dos 90 dias após a solicitação, os consumidores podem contar com o apoio da Procon de sua cidade ou buscar ajuda jurídica junto a um advogado confiável. É importante apresentar todos os documentos relevantes relacionados ao caso (fotos, vídeos, laudos periciais) juntamente com uma identificação com foto e um comprovante recente de residência em seu nome.

Apagão Nacional – O que fazer em caso de danos?
Data15 de janeiro de 2022
DescriçãoUm apagão nacional ocorreu por volta das 8h30, afetando 415 dos 417 municípios na Bahia atendidos pela Neoenergia Coelba. O fornecimento de energia já foi normalizado em todos os municípios afetados no estado, assim como em outras áreas do país.
PrejuízosRelatos de pessoas que tiveram prejuízos com a perda de eletrodomésticos estão se multiplicando.
Orientações da Neoenergia Coelba
  1. Permitir o acesso ao equipamento e às instalações quando solicitado;
  2. Dar permissão para que representantes da Neoenergia Coelba tenham acesso tanto ao equipamento quanto às instalações elétricas.
Prazo para solicitar reembolso90 dias a partir da data em que ocorreu o dano ao equipamento.
Documentação necessáriaFotos, vídeos e laudos periciais que comprovem os danos.
Prazo para resposta15 dias após a data de verificação ou solicitação.
Recomendações da advogada
  • Obter pelo menos dois laudos e orçamentos: um feito por um especialista credenciado pelo fabricante do equipamento danificado e outro elaborado por um profissional não credenciado.
  • Caso nenhum reparo ou reembolso seja efetuado dentro dos 90 dias após a solicitação, buscar apoio da Procon ou ajuda jurídica.

Com informações do site iBahia.

Categorizado em: