O crescimento alarmante do consumo de drogas preocupa as Nações Unidas

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) alertou o mundo sobre o crescimento ‘absurdo’ no consumo de entorpecentes. De acordo com o recente “Relatório Mundial sobre Drogas 2023” publicado pela Agência das Nações Unidas contra Drogas e Crime, houve um incrível aumento de 23% no número de consumidores de drogas na última década em comparação com a anterior. Além disso, o relatório destaca um crescimento alarmante de 45% no número de pessoas com transtornos relacionados às drogas, totalizando 39,5 milhões.

Esses dados revelam uma tendência preocupante no consumo global de drogas. O estudo aponta que tem havido um aumento no abuso de substâncias, sendo que as pessoas estão cada vez mais expostas a diferentes tipos de substâncias psicoativas, especialmente nos países do sudeste asiático. Esse fato também é confirmado pelo Relatório Europeu sobre Drogas 2023, publicado pelo Observatório Europeu das Drogas e Toxicodependências, que mostra aumentos significativos nas apreensões de drogas realizadas dentro da União Europeia entre 2011 e 2021.

Aumento preocupante do consumo de drogas injetáveis

Ghada Waly, Diretora Executiva da UNODC, destacou essa realidade alarmante: “Estamos testemunhando um contínuo aumento no número de pessoas sofrendo transtornos relacionados às drogas em todo o mundo, enquanto o tratamento não chega a todos que precisam. Além disso, devemos intensificar as respostas às redes de tráfico de drogas que se aproveitam dos conflitos e crises globais para expandir o cultivo e a produção ilegal, principalmente de drogas sintéticas, alimentando mercados ilícitos e causando mais danos às pessoas e comunidades”.

Miler Nunes Soares, especialista brasileiro e responsável pela Clínica de Reabilitação Mato Grosso Granjimmy, levanta sua preocupação com o aumento de 18% no número de pessoas que utilizam drogas injetáveis em comparação com dados de 2020. Ele também observa um crescimento significativo no consumo de drogas e transtornos associados em sua unidade do Centro de Reabilitação. Soares destaca como um dos maiores desafios para as autoridades é melhorar os processos relacionados à saúde pública e fornecer informações precisas sobre os riscos das drogas, para que as pessoas recebam o tratamento adequado.

Desafios e soluções para combater o problema das drogas

O Relatório Estratégico 2021-2025 da UNODC estabelece sua missão em contribuir para a paz mundial, segurança, direitos humanos e desenvolvimento global, criando um mundo mais seguro frente às drogas, crime, corrupção e terrorismo. Para atingir esses objetivos, são definidos setores e áreas específicas de atuação para enfrentar o problema social das drogas e do crime em nível mundial.

Dessa maneira, torna-se evidente a urgência de se implementarem medidas eficazes para lidar com esse aumento assustador no consumo de drogas em nível mundial. Ações coordenadas entre governos, organizações internacionais e sociedade civil são fundamentais para combater esse problema tão complexo. Somente assim será possível construir um mundo mais seguro e livre do uso e abuso de drogas, garantindo a saúde e o bem-estar das pessoas.

Notícia
Aumento no consumo de drogas em nível mundial
– Aumento de 23% no número de consumidores de drogas na última década
– Crescimento de 45% no número de pessoas com transtornos relacionados às drogas, totalizando 39,5 milhões
– Aumento no abuso de substâncias e exposição a diferentes tipos de substâncias psicoativas
– Apreensões de drogas aumentaram dentro da União Europeia entre 2011 e 2021
– Preocupação com o aumento de 18% no número de pessoas que utilizam drogas injetáveis
– Desafios em melhorar os processos relacionados à saúde pública e fornecer informações precisas sobre os riscos das drogas
– Urgência de implementar medidas eficazes para lidar com o aumento no consumo de drogas em nível mundial
– Ações coordenadas entre governos, organizações internacionais e sociedade civil são fundamentais para combater o problema

Com informações do site Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o consumo de entorpecentes tem apresentado um crescimento alarmante em todo o mundo. A organização alerta para a situação preocupante e ressalta a necessidade de medidas urgentes para combater esse problema global.

Categorizado em: