Jornal Nacional: INSS simplifica procedimentos e paralisa o JN com 4 presentões para beneficiários
Os beneficiários do INSS não precisam mais comparecer às agências para realizar a Verificação de Vida e garantir seus rendimentos mensais. A mudança implementada em 2022 transfere essa responsabilidade para o próprio INSS, simplificando o processo que antes exigia a coleta de dados dos últimos 10 meses para confirmar a situação dos beneficiários.
Facilidade de confirmação
Agora, a Verificação de Vida pode ser feita de maneira mais simples, por meio de registros de vacinação em postos de saúde públicos, acesso ao aplicativo Meu INSS com nível ouro no site Gov.br, contratação de crédito consignado com biometria e atendimento pelo SUS. Essas medidas visam agilizar e facilitar a confirmação da existência dos beneficiários, eliminando burocracias desnecessárias.
O INSS realizará diversas tentativas para identificar os beneficiários que não passarem pela Verificação de Vida, incluindo chamadas pelo número 135 sem custos e visitas presenciais, se necessário. Caso a situação não seja confirmada dentro do prazo de 60 dias, os rendimentos podem ser suspensos.
Essa alteração traz benefícios para o INSS e os segurados, evitando deslocamentos e burocracias. A comunicação eficiente sobre as atualizações é essencial para garantir que todos estejam cientes das novas diretrizes. Manter os documentos atualizados e conhecer as formas de Verificação de Vida disponíveis é fundamental para garantir a continuidade dos benefícios sem preocupações.
Alteração nas regras | Beneficiários do INSS não precisam mais comparecer às agências para Verificação de Vida |
Novos métodos | Registro de vacinação, acesso ao aplicativo Meu INSS, biometria para crédito consignado e atendimento pelo SUS |
Procedimentos adicionais | INSS fará chamadas e visitas presenciais para confirmar situação dos beneficiários |
Consequências | Rendimentos podem ser suspensos se a situação não for confirmada em até 60 dias |
Com informações do site TV Foco.