Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulga informações sobre benefícios negados aos beneficiários

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou recentemente informações importantes sobre os benefícios que estão sendo negados aos beneficiários. Esse comunicado explosivo foi direcionado aos aposentados e pensionistas, especificamente referente às solicitações de benefícios feitas pelos segurados no mês de junho que foram negadas por algum motivo.

Segundo o INSS, o número de solicitações de benefícios negadas tem sido preocupante. Os benefícios em questão incluem aposentadoria baseada na idade e tempo de contribuição, pensão por morte e o Benefício de Prestação Continuada para Idosos (BPC), excluindo aqueles que requerem avaliação médica, como a aposentadoria por invalidez e o auxílio-doença.

De acordo com informações da renomada publicação Folha de S. Paulo, as principais razões pelas quais o INSS rejeita essas solicitações estão relacionadas à falta de documentação que comprove a elegibilidade do segurado e ao fato de não atingir os requisitos mínimos estabelecidos pela previdência social ou não conseguir demonstrar o cumprimento desses requisitos após as mudanças ocorridas com a reforma da previdência em 2019.

No mês de junho deste ano, o instituto analisou um total de 860,5 mil solicitações de benefícios. Deste valor, apenas 54% foram concedidos, enquanto os outros 46% foram negados. Entre as 515,3 mil solicitações referentes à aposentadoria e pensão, aproximadamente 49% foram negadas e apenas 21% foram aprovadas. Já em relação às avaliações médicas realizadas, das 345,2 mil análises, 58% confirmaram incapacidade temporária ou permanente, resultando na aprovação do benefício, enquanto os outros 42% não confirmaram.

Diante desses números alarmantes, especialistas destacam a necessidade de maior atenção e cuidado por parte dos segurados ao preencherem os formulários e ao reunir a documentação necessária para evitar que suas solicitações sejam negadas.

De acordo com informações do portal de notícias, há um atraso considerável de aproximadamente 1,8 milhões de solicitações na Administração da Previdência Social no primeiro semestre deste ano. Como uma medida para resolver essa situação, o governo emitiu uma medida provisória que visa fornecer bônus ao pessoal administrativo e aos examinadores médicos como forma de incentivar um processamento mais ágil dos benefícios. A expectativa é que os prazos de espera possam ser reduzidos para até 45 dias até o fim de dezembro deste ano, como estipulado pela legislação previdenciária. Atualmente, a maioria dos beneficiários aguarda cerca de 90 dias para obter uma resposta ou resolução em suas solicitações, havendo casos em que o processo pode levar mais de um ano, especialmente no caso do Benefício de Prestação Continuada para Idosos (BPC).

Com a implementação dessas medidas, espera-se que o INSS consiga agilizar o processamento das solicitações, garantindo que os beneficiários obtenham seus direitos de forma mais eficiente.

Benefícios Negados pelo INSS
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou informações sobre benefícios negados aos aposentados e pensionistas
Principais razões para negação: falta de documentação e não cumprimento dos requisitos mínimos
No mês de junho, apenas 54% das solicitações foram concedidas
Atraso considerável de aproximadamente 1,8 milhões de solicitações no primeiro semestre deste ano
Medida provisória emitida para acelerar o processamento dos benefícios
Expectativa de redução dos prazos de espera para até 45 dias até o fim de dezembro

Com informações do site TV Foco.

Categorizado em: