Black Friday: consumidor deve ficar atento às promoções e condições de compras nesse período
O período especial em novembro é um momento marcante para muitas pessoas que têm a necessidade de realizar compras. Essa época está relacionada à Black Friday, evento no qual muitos indivíduos encerram o mês com seus cestos de compra cheios, aproveitando a oportunidade para adquirir presentes de Natal. A tradição das promoções ocorre na última sexta-feira do mês, embora algumas lojas realizem vendas da Black Friday durante todo o período ou na última semana de novembro. No entanto, com a alta expectativa por descontos, os consumidores devem ter precaução para não se tornarem vítimas de golpes ou enfrentarem condições de pagamento abusivas.
É importante ressaltar que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para ofertas extremamente atrativas feitas por grupos criminosos especializados. Portanto, é compreensível que a maioria dos consumidores prefira fazer suas compras em estabelecimentos conhecidos. Contudo, é fundamental conhecer os direitos do consumidor nessa situação.
A advogada especialista em direito do trabalho Priscilla Bortolotto Ribeiro orienta as pessoas a serem céticas em relação a ofertas que parecem ser muito boas para ser verdade. Ela salienta que mesmo com produtos reduzidos em preço, os consumidores continuam amparados pelo Código de Defesa do Consumidor contra práticas comerciais abusivas. Em alguns casos, os clientes podem se deparar com uma promoção online e, ao efetuar a compra, se deparam com um preço diferente. Nesses casos, é necessário lembrar que as lojas estão legalmente obrigadas a cumprir com o preço anunciado.
Outra questão que pode se tornar uma surpresa desagradável é a presença de defeitos nos produtos após a compra. As lojas podem vender produtos com imperfeições, mas são responsáveis por informar o cliente sobre essas diferenças. Caso a loja desconheça o defeito e acabe vendendo o produto mesmo assim, os consumidores têm o prazo de 30 dias para solicitar alguma solução para o problema. Além disso, vale destacar o direito de arrependimento. Se um produto for comprado online, é possível cancelar a compra em até sete dias após a entrega.
Em relação aos dados demográficos, uma pesquisa realizada pela Fecomércio revelou que os consumidores mais propensos a comprar na Black Friday são aqueles entre 18 e 24 anos, representando 30,9% do total. Esse grupo etário demonstra interesse em realizar compras em sites internacionais que não possuem suporte local, exigindo maior cautela no caso de arrependimento. Em seguida, temos os consumidores entre 35 e 49 anos, com 28,2% planejando fazer compras durante esse período. No que diz respeito aos produtos mais adquiridos, dispositivos eletrônicos (como consoles de videogame, laptops, tablets, smartphones e televisores) lideram a lista com 45,9% das respostas. Roupas e calçados também devem ser populares este ano, representando uma parcela significativa de 37,2%.
Resumo da Notícia |
---|
O período especial em novembro é marcado pela Black Friday, evento de promoções e compras. |
Consumidores devem ter precaução para evitar golpes e condições de pagamento abusivas. |
Lojas estão legalmente obrigadas a cumprir com o preço anunciado e informar sobre defeitos nos produtos. |
Consumidores entre 18 e 24 anos são os mais propensos a comprar na Black Friday. |
Dispositivos eletrônicos e roupas/calçados são os produtos mais adquiridos durante esse período. |
Com informações do site cbncuritiba.com.br.