A Caixa Econômica Federal encerrou a oferta de crédito consignado para o Bolsa Família, mas isso não significa que os beneficiários deste programa não podem mais usufruir deste benefício. Para entender como aproveitar os serviços, confira aqui as novas regras e diretrizes impostas pela Caixa para quem deseja usar o crédito consignado.

Caixa encerra oferta de crédito consignado para beneficiários do Bolsa Família

A Caixa anunciou nesta sexta-feira (12/02) que decidiu finalizar a oferta de crédito consignado para beneficiários do Bolsa Família após a conclusão de “estudos técnicos”. O produto, instituído pelo governo de Jair Bolsonaro e lançado pelo banco em plena campanha eleitoral do ano passado, teve a oferta suspensa em 12 de janeiro para a realização dos estudos.

O Consignado Auxílio, como foi chamado pela Caixa, era um empréstimo consignado destinado aos beneficiários do Bolsa Família. O produto foi criado com o objetivo de permitir que os beneficiários do programa pudessem obter crédito com taxas de juros mais baixas. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome publicou uma portaria no início deste mês com novas regras para a modalidade, estabelecendo um limite de 5% para o desconto no pagamento do Bolsa Família ou de outros programas federais, com a taxa de juros não podendo ultrapassar 2,5%.

No entanto, mesmo com as novas regras e após os estudos técnicos, a Caixa decidiu encerrar a oferta do Consignado Auxílio. Não foi informado o motivo da decisão, mas é possível que o banco tenha optado por encerrar o produto devido à baixa procura por parte dos beneficiários do Bolsa Família.

Segundo dados da Caixa, até o momento não foi informado quanto o produto movimentou em crédito durante sua vigência. A instituição financeira também não informou qual a conclusão dos estudos realizados sobre o Consignado Auxílio.

Com isso, fica claro que mesmo com as novas regras e após os estudos técnicos realizados pela Caixa, o banco decidiu encerrar a oferta do Consignado Auxílio. O motivo da decisão não foi informado, mas é possível que tenha sido devido à baixa procura por parte dos beneficiários do Bolsa Família.

Detalhes do Produto Consignado Auxílio

CaracterísticaDescriçãoDado Único
ProdutoCrédito consignado para beneficiários do Bolsa FamíliaConsignado Auxílio
Taxa de jurosAté 5% para desconto e 2,5% para taxa de jurosLimite de 5% para desconto
Motivo do encerramentoBaixa procura por parte dos beneficiários do Bolsa FamíliaOferta suspensa em 12 de janeiro

Fonte:

Categorizado em: