Com o passar dos anos a tecnologia evoluiu muito e muitos órgãos aproveitam dessa evolução para usa-la ao seu favor, desenvolvendo novas tecnologias que facilitam a vida do trabalhador e agilizam as requisições e pedidos junto aos órgãos.
Pensando nisso, o Ministério do Trabalho e Emprego criou a Carteira de Trabalho Digital. O que só foi possível com a integração do sistema de validação e informação do PIS.
O intuito do documento é reduzir o tempo de emissão do documento para no máximo 20 minutos e entregar ao seu usuário no momento da sua requisição, pois antigamente demorava muito tempo para que a CTPS do empregado ficasse pronta.
Com base nisso, iremos analisar como funciona essa Carteira digital, quais seus benefícios, como emiti-la e muito mais.
Sumário:
Como tirar a CTPS digital?
Você pode tirar sua carteira digital inserindo sua conta de acesso único do governo no aplicativo para celular feito pelo governo.
É bastante simples! Para isso você precisará apenas de um cadastro na conta de acesso único do governo e um celular.
Para realizar o cadastro na conta única:
- Entre no site https://sso.acesso.gov.br/
- Clique em crie sua conta.
- Insira todos os seus dados, que são o seu CPF, nome completo, telefone para contato e E-mail, clique em Não sou um robô, aceite os termos de uso e clique em continuar.
- Em seguida será feito uma série de perguntas para confirmar que você é realmente quem está usando, como seu ano de nascimento e o primeiro nome da sua mãe.
- No próximo passo vão perguntar como você quer receber a confirmação, se por email ou celular. Escolha o seu preferido e clique em continuar, será enviado uma senha de confirmação para o escolhido. Insira e continue.
- O último passo é preencher com a senha que você quer. Lembre-se que é muito importante lembrar dela, você usará em quase todos os serviços do governo!
- PRONTO! Agora basta ir para o próximo guia.
Como Requerer tendo o acesso único:
- Primeiro baixe o aplicativo, se você usa android clique aqui e se você usa iphone, clique aqui.
- Após instalado, abra o aplicativo e preencha com seu CPF e senha cadastrada anteriormente no sistema único de acesso.
- PRONTO! Agora basta levar seu celular, que funciona também como sua Carteira de trabalho!
Como funciona?
Após a integração do sistema do Governo federal, todas as informações dos trabalhadores sejam em âmbito trabalhista ou previdenciário são facilmente cruzadas e acessadas.
O que permite ao brasileiro o agendamento ou o requerimento dos seus documentos de maneira eletrônica.
Além de que é extremamente útil, pois o trabalhador não precisa ir atrás de todas as empresas pelas quais já passou prestando seus serviços, já que esses dados ficam gravados no seu histórico.
Esse novo sistema acaba permitindo que o trabalhador valide os documentos e benefícios sociais que recebe, gerando rapidez, eficácia e segurança, pois é mais fácil de evitar fraudes e irregularidades trabalhistas tanto para o trabalhador quanto para o Governo.
Lembrando que a Carteira de Trabalho Digital é totalmente gratuito. O trabalhador nada pagará por ele. Porém, quem já possui a Carteira de Trabalho convencional não precisa solicitar a carteira de trabalhado digital, já que a convencional é válida.
O pedido da Carteira de Trabalho Digital só ocorrerá na primeira emissão ou para retirada da segunda via.
Como emtir?
Basta segui o guia que explicamos acima.
Não é necessário nenhum tipo de “emissão”, visto que basta você baixar o aplicativo e ela já estará pronta para ser usada em qualquer lugar.
Porém, se você ainda deseja emitir a antiga, deve se dirigir até o MTE mais perto de sua residência, e pedir pessoalmente a emissão do documento com algum servidor do local, visto que algumas pessoas ainda preferem o modo antigo.
Caso você deseje agendar seu atendimento para tirar, você pode fazer através deste guia completo.
O trabalhador não precisa levar foto, tudo é feito no próprio local.
Benefícios e vantagens?
Alguns benefícios são latentes quando se fala na carteira de trabalho digital, como por exemplo:
- Praticidade: exclusivo para o trabalhador que não possui tempo a perder. A sua emissão é rápida, apenas é necessário tirar uma foto digital e em no máximo 20 minutos de espera sua carteira de trabalho estará pronta.
- Investimento: a carteira de trabalhador digital é gratuita, inclusive sua 2º via além de ser feita na hora. O investimento acaba sendo financeiro e temporal. E para tirar sua foto, a mesma é produzida digitalmente também, ou seja, não precisará pagar para tirar uma foto 3×4 como era feito no passado.
- Comodidade: A única coisa que o trabalhador precisa é de um computador com acesso à internet. Além de que em relação a emissão de 2º via, para requere-la no passado era necessário entrar em contato com todas as empresas onde trabalhou e pedir colaboração para confirmar os dados informados.
- Segurança: Todos os dados e informações do trabalhador estão em seu histórico no sistema do Ministério. Então, foi assaltado? Perdeu o documento? Não tem nenhum problema. É só solicitar novamente sua CTPS.
Por isso não perca tempo, tire a sua carteira digital o mais rápido possível usufrua de todos os benefícios de forma gratuita, basta seguir os passos acima.
A carteira de trabalho digital é diferente da convencional. Sua composição gráfica possui corres diversificadas, além de possuir itens de segurança, o que facilitam a vida do Ministério do Trabalho que automaticamente cruza as informações recebidas com outros bancos de dados para analisar sua veracidade.
Os itens de segurança são; número, série, código de barras, cruzamento de dados e etc. E seu sistema de emissão foi a parte que mais sofreu modificações.
E caso o trabalhador que solicitou a CTPS digital seja estrangeiro, sua carteira virá com uma cor diferente, mas a estrutura continuará igual à do brasileiro. Já que ultimamente, muitos são os estrangeiros que solicitam ao MTE uma carteira de trabalho.
É preciso trocar a antiga pela nova?
Não é preciso trocar sua antiga carteira de trabalho pela digital, pois como dito lá em cima, a mesma ainda é válida.
Porém, se essa for a primeira emissão da sua CTPS, ou você precise de uma 2º via é só entrar no sistema e requerer a impressão da carteira digital.
Gostaram do texto? Ficou alguma dúvida?
É só mandar sua pergunta para a nossa equipe pelos comentários abaixo ou por e-mail, que será respondido o mais breve possível.