Quer saber tudo sobre o Fundo de Garantia do Tempo de serviço? Veja nosso guia completo e aprenda tudo que você precisa saber sobre ele! Leia o artigo até o fim para tirar todas as suas dúvidas.

O FGTS é um direito trabalhista que tem o intuito principal de proteger aquele trabalhador que foi demitido sem justa causa ou se encontra em algumas situações específicas elencadas pelo Governo.

Funciona então como uma indenização dada ao trabalhador que teve um enorme tempo da sua vida laboral destinada a empresas no qual era remunerado pelo regime celetista que corresponde a 8% do salário do trabalhador no qual é transferido para uma conta que é aberta na Caixa Econômica Federal.

Destaca que  para os trabalhadores que estão na condição de aprendizes, o valor depositado corresponde apenas a 2% do seu salário e esse valor depositado não é reduzido do salário mensal do trabalhador.

Este deposito é realizado mensalmente pela a empresa no qual o empregado está vinculado. E essa atividade é obrigatória para esse empregador!

Porém por terem sido contratados dentro do regime celetista, muitas pessoas ainda pensam que o FGTS apenas é destinado apenas para aqueles que possuem carteira de trabalho assinada, mas inúmeros outros tem direito, como:

  • Trabalhadores rurais
  • Trabalhadores temporários
  • Trabalhadores autônomos

Por isso é tão importante você saber tudo sobre este benefício. Pensando nisso criamos este guia completo que vai te ajudar passo-a-passo como fazer todos os procedimento necessários sem ter que sair de casa.

03 formas de consultar seu FGTS

 Pelo CPF 

É bem simples

Com base no número do seu CPF – cadastro de pessoa física é possível realizar a consulta  ligando para a central de atendimento da Caixa através do número 0800 726 0101.

A ligação é repassada a um atendente e o horário de funcionamento da central é todo dia e 7 dias por semana.

A ligação é gravada e a única coisa que você precisa fazer é digitar o número do seu CPF quando solicitado.

Depois de todas as instruções, você receberá diretamente pelo telefone o seu Saldo. Também é possível

Viu como é rápido e simples?

 Pela internet usando o CPF 

Serviço mais comum devido à sua grande comodidade, é a consulta do FGTS por meio da internet, já que você pode realizar a consulta sem ter que sair de casa.

Para fazer essa consulta é necessário que você esteja portando ou saiba o número do seu NIS (PIS/PASEP) ou o seu CPF. O procedimento é bem simples:

  1. Primeiro entre no site da Caixa Econômica Federal.Website da Caixa Econômica
  2. Insira seu CPF, NIS ou Email (Caso já seja cadastrado junto á Caixa).
  3. Insira sua senha, clique em Não sou  um robô e em Acessar.
  4. Clique em acessar!
  5. PRONTO!

Lembrando que já está disponível para baixar o aplicativo do FGTS trabalhador. Não perca tempo de ficar o mais informado possível.

 Pelo Celular 

Pelo celular também é possível realizar a consulta do seu FGTS, e tantas outras informações sobre esse benefício.

Com essa era de modernidade, a instituição bancária responsável pelo pagamento do FGTS disponibiliza agora para um aplicativo para Android e IOS.

É bem simples:

  1. Na loja de aplicativos do seu celular, busque por “FGTS Caixa”
  2. Instale o aplicativo no seu celular e o inicie.
  3. Clique em cadastrar-se e insira todos os dados que são pedidos, como RG, CPF, nome e outros.
  4. Você receberá um email de confirmação, basta entrar na sua caixa de entrada, abrir o email e confirmar o cadastro.
  5. Por último basta voltar para o aplicativo e realizar sua consulta.

Pronto! Agora toda hora que você quisar, basta você entrar novamente no seu aplicativo e realizar qualquer procedimento que precisar. O cadastro só é preciso na primeira vez!

Lembre-se de salvar sua senha em local seguro.

Atendimento da Caixa econômica

 Pela Agência Bancária 

A forma mais antiga de consulta do saldo do FGTS é indo até uma agência bancária, já que no passado não existia tecnologia no nosso dia a dia.

Então, se por algum motivo você não esteja conseguindo consultar  pela internet ou  não gosta de realizar esses serviços de forma online, não tem nenhum problema!

Nesse caso o mais aconselhável é que se encaminhe até a agência mais próxima da Caixa Econômica Federal.

A consulta é feita de forma simples por lá, apenas é preciso que esteja portando um documento de identificação com foto e o seu cartão cidadão. Feito isso, o atendente lhe informará tudo o que deseja saber sobre o seu  benefício.

Em caso de dúvidas, ou qualquer outro problema, basta você ligar para a ouvidoria do Governo destinada a esse assunto sob o número 0800 725 74 74.

Você também pode enviar um e-mail diretamente para nossa equipe na parte de contato.

Caso você queira tirar a certidão negativa do FGTS, basta você clicar neste link e ir para nosso guia completo.

O que é o Fundo de garantia?

Após explicar como consultar o seu saldo, é importante que você entender um pouco mais sobre esse benefício.

O fundo de garantia do tempo de serviço é um programa do governo federal e tem como função e objetivo proteger aquele trabalhador que foi demitido sem justa causa até que ele consiga um novo emprego, não passando por necessidades e para que não se sinta pressionado a pedir empréstimos. Pois antes não existiam medidas que assegurassem esses trabalhadores regidos pela CLT – consolidação de leis trabalhistas.

Ele não abrange quem pediu demissão por exemplo.

Ela funciona da seguinte maneira; é aberta uma conta na Caixa Econômica Federal, vinculada ao contrato de trabalhado da relação empregado – empregador, onde todo mês o empregador deposita um valor correspondente a 8% do salário daquele empregado. Ou seja, o FGTS é formado por esses depósitos mensais.

QUEM TEM DIREITO A SACAR O FGTS E COMO SACA-LO?

Para que o trabalhador receba seu saldo é necessário um vínculo empregatício, pois como vimos é um valor pago exclusivamente pela empresa da qual o empregado trabalha.

Dessa forma, possuem direito para sacar perante o fundo de garantia do tempo de serviço todos os trabalhadores que estão com todas as suas obrigações tributárias em dias; os Atletas profissionais; os trabalhadores rurais; e aqueles que estão regularizados e inscritos com a carteira de trabalho.

E esse valor pode ser sacado nos seguintes momentos:

  1. Ao final de um contrato temporário de trabalhado.
  2. Caso o empregado seja demitido sem justa causa pelo empregador.
  3. Quando a empresa pela qual o empregado tem vínculo empregatício abre falência ou fecha as portas.
  4. Para comprar ou financiar uma casa própria.
  5. Se o empregado descobre possuir alguma doença grave (AIDS, câncer, ou outras doenças em que possa estar em estágio terminal), também poderá sacar o seu benefício.
  6. Após o trabalhador se aposentar, tem direito a receber o valor do seu FGTS. Ou após 70 anos completados, o mesmo também pode sacar o valor.
  7. Porém, mesmo não cumprido essas hipóteses o governo poderá liberar o valor do fundo de garantia em catástrofes naturais ou em enchentes.
  8. E de acordo com o então presidente Michel Temer, o saldo do FGTS das contas que estão inativas desde o dia 31 de dezembro de 2015 também poderá ser usado, basta seguir alguns requisitos.

E para efetuar o saque do valor do seu FGTS não há nenhum segredo; em primeiro lugar o empregado deverá ser demitido sem justa causa e contatar a Caixa por qualquer meio útil, de preferência que seja pelo Canal Eletrônico Conectividade Social. Realizado o contato, terá um prazo de 5 dias para sacar o valor do benefício.

Lembrando de portar sempre documentos com foto, como RG, carteira de trabalho, o CPF, comprovante de residência, e o número do seu PIS. Depois ir até uma agência mais próxima e receber o dinheiro.

Problemas ao realizar o saque

Assim como qualquer outro programa do governo, o trabalhador ao realizar a consulta ao seu saldo do seu FGTS pode enfrentar alguns problemas.

O principal problema ao tentar realizar o procedimento é de o website não entrar.

Neste caso, é necessário que o trabalhador tente consultar no site da caixa em outro horário de menos movimento, como cedo da manhã ou tarde da noite, quando há menos movimento no website.

Se o problema persistir, recomenda-se que tente-se acessar o mesmo em outro computador ou celular, visto que o problema pode-se encontrar em sua máquina.

Outro dificuldade bastante comum é de os dados não baterem, e aparecer que não há nenhum trabalhador cadastro sobre aquela identidade.

Neste ultimo caso, você deve-se dirigir diretamente até o posto de atendimento da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL mais perto de você, visto que provavelmente há alguma inconsistência no seu cadastro.

Alguma dúvida acerca do texto? É só mandar sua pergunta para a nossa equipe pelos comentários abaixo ou por e-mail. Você também tem a opção de tirar suas dúvidas ligando para o portal de atendimento da caixa pelo número 0800 726 0207.