O Detalhamento de Crédito INSS é um documento expedido pela Previdência Social, ou INSS, que tem como objetivo demonstrar toda a renda do segurado, você pode aprender a como consultar online seguindo nosso guia completo.

É um documento de muita importância, principalmente para aqueles que estão em busca de algum benefício, como o Seguro desemprego, Auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou aposentadoria por idade.

Antigamente era necessário que o trabalhador se dirigisse até uma agência do INSS, aonde deveria esperar longas filas, porém há alguns anos, tudo já pode ser feito no conforto da sua casa ou trabalho.

O Detalhamento de Crédito INSS, também conhecido como Extrato do INSS ou CNIS, pode ser retirado de forma rápida e simples, totalmente ONLINE no novo sistema do INSS, em seguida vamos ensinar passo-a-passo como é possível retirar o seu documento.

Como consultar o Detalhamento de Crédito?

Antigamente, todo o processo era feito pelo DATAPREV, porém em 2017, com a criação do MEU INSS, o sistema ficou bem mais fácil e seguro para o segurado da Previdência Social retirar seu Detalhamento de Crédito INSS em apenas alguns minutos.

Primeiramente, é importante que se tenha em mãos seus documentos pessoais (RG, CPF, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA), assim como qualquer documentos relativos as suas contribuições passadas, que serão necessário para gerar sua senha.

 Veja abaixo nosso guia completo (e com imagens): 
  1. O primeiro passo é entrar no sistema ONLINE chamado de clicando aqui.
  2. Depois o segurado deverá clicar em Extrato Previdênciário (CNIS).
  3. Caso já possua a senha, deverá apenas inserir seu CPF e sua senha, além do código verificador (letras que estão desenhadas na caixa à esquerda).
  4. Caso não possua senha, deverá clicar em no lado direito e realizar seu cadastro junto ao sistema.
  5. cadastro
  6. Lembre-se de digitar todos os dados corretamente, visto que poderá haver divergências, impedindo a geração de senha, caso seja digitado algum dos seus dados pessoais de forma incorreta.
  7. Deve-se responder todas as perguntas feitas. Geralmente são 05 perguntas sobre benefícios e contribuições feitas pelo segurado.
  8. Caso não consiga gerar sua senha ligando para o número acima, deve-se dirigir diretamente a uma agência do INSS e retirar seu código pessoalmente, tentar novamente em 24 horas ou ligar 135.

Todo o procedimento não deverá demorar mais de 10 minutos. Porém apesar de ser projetado para não haver maiores problemas, é bastante comum que algo possa acontecer. Se este é o seu caso, há os problemas mais comuns e suas soluções no final da página.

Para imprimir, basta clicar na impresso no lado direita acima ou apertar CTRL e a tecla P juntos. Lembre-se de imprimir em alta qualidade para evitar borrões.

Além de entrar no site como ensinamos no guia acima, você também pode ir diretamente em uma agência do INSS para retirar seu documento.

O que é o Detalhamento de Crédito INSS?

Como explicado acima, se trata de uma certidão expedida pela própria Previdência Social, que servirá como comprovante para qualquer interessado (incluindo o próprio segurado) de todas as suas contribuições e rendas do trabalhador.

Nele haverá toda a demonstração, explicado mês por mês de todos os valores de sua relação com o INSS.

É de extrema importância que o segurado sempre esteja olhando em seu documento, visto que há a possibilidade de haver dados que estejam incorretos, sendo necessário realizar requerimentos para sua correção.

Abaixo, segue um modelo de um Detalhamento de Crédito INSS, retirado direto do sistema da Previdência:

extrato de pagamento do benefício

Nele pode-se ver do lado esquerdo em COMPETÊNCIA, que significa os meses em que se trata a referida contribuição, junto com o seu valor em REMUNERAÇÃO.

Nele também pode-se verificar todos os dados cadastrais. Lembre-se sempre de verificar se seu nome e endereço estão inseridos corretamente, caso esteja errado, deve-se agendar seu horário com a maior rapidez possível ir na própria agência do INSS para regularizar seus dados, pois na hora de receber o seu benefício, é possível que seja negado por “dados divergentes”.

Caso tenha qualquer outro dado em que o segurado também não tenha compreendido, pode-se pedir explicações para algum servidor, também na agência do INSS mais perto da sua casa.

Após retirar seu documento, verifique com muita calma se todos os dados estão corretos. Lembre-se também de guardar em local protegido, pois você precisará dele no futuro.

Porque acompanhar mensalmente?

Muitos segurados da Previdência erram à não acompanhar seu detalhamento de crédito do INSS mensalmente.

Se trata de um documento de alta importância para o trabalhador, visto que nele contém todas as sua contribuições, seu extrato de pagamento de benefícios, além de outros dados que serão vitais na hora de pedir sua aposentadoria.

Um caso bastante comum é de o trabalhador receber um salário e o empresário contribuir para o INSS em um valor mais baixo, prejudicamento o mesmo na hora de pedir seus benefícios. Se este é o seu caso, é necessário corrigir imediatamente.

Outro problema bastante comum encontrado são os “dados divergentes.

Trata-se de haver diferenças entre os dados inseridos pelo INSS e os seus dados reais, o que pode até atrasar a concessão de seu benefício. Quando imprimir seu detalhamento de crédito lembre-se de verificar se todos os dados estão corretos.

É importante que este acompanhamento seja feito pelo menos uma vez a cada semestre, ou mais se possível, para evitar problemas no futuro.

Dica: Leia nosso artigo sobre como se aposentar sem contribuir. 

Problemas mais comuns:

Por se tratar de um sistema todo ONLINE, infelizmente é possível que o segurado por vezes não consiga realizar o procedimento para retirar o seu Detalhamento de Crédito INSS diretamente de sua casa.

Lembre-se: É sempre possível ir direto ao INSS retirar o documento, caso nenhum dos passos a seguir funcione. Caso tenha qualquer outra dúvida, deve-se ligar diretamente para o telefone de atendimento da Previdência Social, pelo telefone 135, de segunda a sexta no horário comercial.

Algumas vezes o sistema simplesmente estará fora do ar, não aparecendo nada quando o trabalhador clica para entrar no WEBSITE.

Nesses casos, o melhor a se fazer é esperar algumas hora e se tentar novamente em algum horário que possua menos pessoas tentando retirar o seu Detalhamento de Crédito INSS, pois o servidor pode estar apenas sobrecarregado naquele momento.

Caso mesmo assim ainda não se consiga acessar o MEU INSS (antigo DATAPREV), deve-se tentar retirar seu documento através de outro computador, que possua todos os sistemas operacionais atualizados e utilize de preferência os navegadores FIREFOX ou GOOGLE CROME.

Caso seu problema seja com a senha, visto que é um problema bem comum quando o segurado da Previdência Social liga 135 e não possui todos os comprovantes necessários para a criação da mesma, a única forma é se dirigindo pessoalmente (ou terceiro com procuração) até o posto de atendimento do INSS mais perto da sua residência e requerer uma nova senha para acesso ao MEU INSS.

Você inclusive pode verificar nosso guia completo sobre Problemas no Meu INSS.

Espero que através do nossos guia passo-a-passo você consiga retirar seu detalhamento de forma rápida e simples, sem maiores complicações.

Porém, se mesmo assim você ainda não obteve sucesso, você pode entrar em contato com nossa equipe clicando na parte superior do SITE ou deixar um comentário abaixo, que nossa equipe responderá o mais breve possível.