Doze crimes britânicos famosos; confira as pistas que ajudaram a resolvê-los

Uma exposição fascinante em Londres está atualmente exibindo as peculiaridades e momentos sinistros da história do crime na cidade. A mostra intitulada “The Crime Museum Uncovered”, realizada pelo renomado Museu de Londres, apresenta objetos, narrativas e curiosidades selecionados cuidadosamente dos arquivos da famosa Polícia Metropolitana de Londres, New Scotland Yard. Perturbadores ocorridos que vão desde a era vitoriana até a década de 1960 estão à disposição dos visitantes até abril de 2016.

Um caso emblemático revelado pela exposição é o do Dr. Hawley Crippen, condenado em 1910 pelo assassinato de sua esposa. Sua tentativa de fuga para o Canadá foi desmascarada graças ao uso inovador da telegrafia sem fio na investigação criminal. Um corpo enterrado no porão da residência londrina do médico foi a pista crucial que levou à sua prisão.

Outro caso intrigante é conhecido como “cerco em Spaghetti House”. Embora fictício, este exemplo ilustra como crimes surpreendentes podem ocorrer em locais improváveis: neste caso específico, as impressões digitais deixadas num prato de espaguete desvendaram o mistério e levaram à captura do criminoso.

A exposição também explora casos bizarros, como o assassinato cometido com um papel mosca utilizado para sufocar a vítima. As impressões digitais encontradas no papel foram cruciais para identificar o culpado nesta instância incomum.

Registrando um momento histórico na Grã-Bretanha, a exposição destaca o enforcamento de Ruth Ellis em 1955, a última mulher a ser sentenciada à forca no país pelo assassinato de seu amante, David Blakely. Testemunhas e evidências circunstanciais desempenharam papéis importantes na condenação de Ellis.

Outro caso arrepiante é o das pessoas envolvidas com o assassinato de bebês no início do século XX. A condenação de Amelia Dyer foi possível graças a notas e recibos com sua própria caligrafia que foram encontrados e vincularam-na aos crimes cometidos contra os bebês confiados a ela para adoção.

Um fascinante vínculo entre o mundo do crime e James Bond é revelado na exposição através dos gêmeos Kray. Reggie e Ronnie Kray, notórios bandidos da Londres dos anos 60, foram expostos ao público após a descoberta de uma foto comprometedora que os ligava a um crime.

Além disso, a exposição explora também os infames torturadores da gangue Richardson, que eram rivais dos Krays. A traição de um informante levou à sua captura pelos crimes hediondos cometidos pela gangue.

Em um caso histórico, um microscópio foi utilizado para identificar pólen em uma vítima, determinando assim o local exato onde ocorreu sua morte e, consequentemente, conduzindo à condenação do criminoso responsável.

Os visitantes dessa intrigante exposição também terão a oportunidade de conhecer os eventos do cerco às ruas Sidney em 1911. Dois anarquistas foram mortos pela polícia após uma série de roubos e assassinatos. As evidências balísticas, apesar de estarem em estágios iniciais na época, foram fundamentais para solucionar o caso.

Por fim, um criminoso foi identificado de forma peculiar: sua vítima reconheceu a melodia que ele constantemente assobiava. Esse caso curioso mostra como os detalhes mais inusitados podem levar à captura de um infrator.

A exposição “The Crime Museum Uncovered” prova ser uma oportunidade única para os visitantes explorarem as complexidades e o lado sombrio da história criminal de Londres, revelando histórias fascinantes e impressionantes casos resolvidos com técnicas investigativas inovadoras. Se você estiver interessado em mergulhar na rica tapeçaria do passado criminoso de Londres, não perca essa extraordinária exposição antes que ela encerre suas atividades em abril de 2016.

ExposiçãoCasos em destaqueData de encerramento
The Crime Museum Uncovered
  • Dr. Hawley Crippen
  • Cerco em Spaghetti House
  • Assassinato com papel mosca
  • Enforcamento de Ruth Ellis
  • Assassinato de bebês por Amelia Dyer
  • Gêmeos Kray
  • Gangue Richardson
  • Identificação através de pólen
  • Cerco às ruas Sidney
  • Identificação pela melodia assobiada
Abril de 2016

Com informações do site British Crime Stories.

Categorizado em: