Fila do INSS pode durar, em média, 5 meses

Um relatório recente divulgado pela GloboNews revelou os tempos médios de espera para a concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o levantamento, a média de espera é de cinco meses.

Dentre os diversos benefícios oferecidos pelo INSS, aquele que exige o maior tempo de espera é o auxílio por incapacidade, que leva cerca de 171 dias para ser concedido. Em seguida, temos a pensão por morte decorrente de acidente de trabalho (169 dias), auxílio por reclusão (166 dias), auxílio inclusão para pessoas com deficiência (102 dias) e aposentadoria por idade (63 dias).

Diante desse panorama, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu um prazo máximo de espera de 45 dias para benefícios assistenciais, com a possibilidade de uma prorrogação adicional de mais 45 dias. O Ministério da Previdência Social vem se esforçando para regularizar essa situação dentro desses limites estabelecidos.

Programa de Confrontação das Listas de Espera do Seguro Social

Foi criado em julho deste ano o Programa de Confrontação das Listas de Espera do Seguro Social, com o objetivo de incentivar os funcionários e especialistas envolvidos na análise dos benefícios. O programa estabelece metas e oferece recompensas financeiras aos participantes. Por exemplo, aqueles que trabalham remotamente podem aderir ao programa após atingirem uma meta que seja 30% maior do que sua carga atual e receberão um adicional de R$68 para cada análise extra.

No entanto, os funcionários do INSS consideram que esse incentivo é insuficiente em relação à quantidade de trabalho que precisam realizar. Atualmente, existem cerca de 2,9 mil especialistas ativos no Brasil.

Dados oficiais do Portal da Transparência do Ministério da Previdência Social revelam que, em junho, aproximadamente 600 mil brasileiros estavam aguardando avaliação médica e quase 1,2 milhão aguardava análise administrativa. Esses números mostram a urgência de se resolver o problema das longas filas e tempos de espera para a concessão dos benefícios do INSS.

Diante desse cenário, é fundamental que medidas sejam tomadas para agilizar o processo e garantir que os cidadãos recebam seus benefícios dentro de prazos razoáveis.

BenefícioTempo médio de espera
Auxílio por incapacidade171 dias
Pensão por morte decorrente de acidente de trabalho169 dias
Auxílio por reclusão166 dias
Auxílio inclusão para pessoas com deficiência102 dias
Aposentadoria por idade63 dias

Com informações do site Portal iG.

Categorizado em: