Consumidores de itens de luxo ignoram crise e gastarão +40%

No ano de 2023, foi divulgado o resultado da nona edição do estudo True Luxury Global Consumer Insight, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) em parceria com a Fundação Altagamma. Segundo essa pesquisa, os consumidores de produtos de luxo de alta categoria têm a expectativa de aumentar seus gastos em 40% no próximo ano.

Os dados foram obtidos através da análise de mais de 12.000 consumidores de bens luxuosos em 12 países diferentes. É interessante observar que os millennials e a Geração Z representarão uma parcela significativa desse mercado, totalizando 75%. Estima-se que existam atualmente cerca de 370 milhões de consumidores nesse segmento ao redor do mundo, um aumento considerável em relação aos 500.000 registrados em 2022. Além disso, menos de 10% dos consumidores são responsáveis por representar 10% das vendas.

O estudo também revelou que os millennials e a Geração Z terão um impacto financeiro substancial nos próximos anos. Conforme o BCG, essas duas gerações já correspondem a um valor superior a €200 bilhões no mercado, dobrando o valor registrado em 2016. A projeção é que até 2026 eles representem 75% do mercado.

Apesar do otimismo dos consumidores desse setor, algumas preocupações ainda pairam sobre as economias globais. No Brasil, por exemplo, cerca de 34% dos brasileiros acreditam na possibilidade iminente de uma recessão econômica no país. Além disso, a alta inflação é vista como um fator duradouro e preocupante por parte de 65% dos brasileiros.

Outro desafio identificado pelo BCG é a digitalização do setor. Segundo a consultoria, menos da metade dos consumidores estão satisfeitos com suas experiências digitais no geral. Vale ressaltar que a China se destaca como o país com os consumidores mais ansiosos por produtos de luxo e experiências sofisticadas.

No que diz respeito à tecnologia,

o estudo apontou para a crescente adoção da inteligência artificial generativa na indústria de luxo. Essa ferramenta está sendo priorizada pelos executivos por oferecer oportunidades únicas, especialmente nas áreas de marketing, personalização e experiência do cliente. Através dessa tecnologia, é possível expandir o tratamento diferencial aos chamados “Consumidores Muito Importantes” para outros potenciais clientes sofisticados, alcançando um público estimado em 350 milhões de pessoas.

No Brasil, surgem como destaques as tendências do metaverso e da Web3, que permitem a virtualização de identidades e tendências da moda. O BCG sugere que essas plataformas ganharão força devido ao crescente interesse dos consumidores por experiências online. Essa mesma tendência é observada no Oriente Médio e na Índia, onde jovens entusiastas da tecnologia buscam escapar da realidade negativa através da imersão no universo virtual com o objetivo de prosperar e contribuir para tornar o mundo um lugar melhor.

Com base nesses dados, pode-se concluir que mesmo diante das adversidades econômicas globais, a elite no topo da pirâmide mundial de riqueza continua aumentando seus gastos em produtos de luxo através de um mercado impulsionado pelas gerações mais jovens e pela presença crescente da tecnologia. No entanto, é importante ficar atento aos desafios, como a recessão econômica e a insatisfação dos consumidores com as experiências digitais, que ainda podem provocar impactos significativos nesse setor.

Resumo da Notícia
Ano2023
EstudoTrue Luxury Global Consumer Insight
Realizado porBoston Consulting Group (BCG) e Fundação Altagamma
Expectativa de aumento de gastos40%
Número de consumidores de luxo370 milhões
Millennials e Geração Z no mercado75%
Valor das duas gerações no mercado€200 bilhões
Preocupações econômicas no BrasilRecessão e alta inflação
Satisfação com experiências digitaisMenos da metade dos consumidores
Adoção da inteligência artificial generativaExpansão do tratamento diferencial
Tendências no BrasilMetaverso e Web3
Interesse por experiências onlineCrescente entre os consumidores
Elite no topo da pirâmide de riquezaAumento de gastos em produtos de luxo

Com informações do site monitormercantil.com.br

Categorizado em: