Você já pensou em solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao INSS, mas não sabe como? Neste post, vamos te ensinar, de forma simples e objetiva, como realizar o procedimento e ter acesso a todos os direitos que você tem direito. Seguindo este guia completo, você entenderá melhor o processo e terá o seu benefício em pouco tempo.

Benefícios INSS, BPC, BPC-LOAS e Meu INSS: entenda como funcionam

A Previdência Social tem como objetivo garantir a proteção social dos cidadãos brasileiros. Para isso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece diversos benefícios previdenciários, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Quem tem direito ao BPC?

O BPC é destinado a idosos com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade. Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda familiar per capita seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo por pessoa e que todas as pessoas da família estejam inscritas no Cadastro Único e tenham CPF. Além disso, as pessoas com deficiência também passam por avaliações médicas e sociais no INSS.

Como fazer o requerimento do BPC?

O requerimento do BPC pode ser realizado nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo site, pelo aplicativo de celular “Meu INSS” e também nas agências da Previdência Social. Para fazer o requerimento, basta apresentar um documento de identificação com foto. É importante lembrar que não é preciso pagar intermediários ou agenciadores para receber esse benefício.

O que fazer caso o benefício seja suspenso ou cancelado?

Caso haja alguma interrupção ou cancelamento no pagamento do BPC, é importante verificar se houve alguma desatualização no Cadastro Único e realizar uma nova inscrição caso seja necessário. Também é importante verificar se houve algum aumento na renda familiar per capita e se houve alguma mudança na condição de deficiência. Para evitar repercussões no pagamento do BPC, é importante que as famílias verifiquem se o Cadastro foi atualizado pelo menos uma vez nos últimos 2 anos. O cidadão também pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade para receber as informações sobre o BPC e como pode requerê-lo.

Conclusão

Os Benefícios INSS, BPC, BPC-LOAS e Meu INSS são importantes benefícios previdenciários destinados principalmente às famílias com baixa renda e às pessoas com deficiência. Para ter direito a esses benefícios é necessário que todos os membros da família estejam inscritos no Cadastro Único e tenham CPF. Além disso, as pessoas com deficiência também passam por avaliações médicas e sociais no INSS. O requerimento dos benefícios pode ser feito nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo site, pelo aplicativo de celular “Meu INSS” e também nas agências da Previdência Social – sem precisar recorrer a intermediários ou agenciadores.

INSS oferece Benefícios Previdenciários para Famílias de Baixa Renda e Pessoas com Deficiência

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece diversos benefícios previdenciários para garantir a proteção social dos cidadãos brasileiros, principalmente às famílias de baixa renda e às pessoas com deficiência. Um dos principais benefícios oferecidos pelo INSS é o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

O BPC garante um salário mínimo por mês a idoso com 65 anos ou mais e às pessoa com deficiência de qualquer idade. Para ter direito a esse benefício, além da renda familiar per capita ser igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo por pessoa, todas as pessoas da família também precisam estar inscritas no Cadastro Único e ter CPF. Além disso, as pessoas com deficiência também passam por avaliações médicas e sociais no INSS.

O requerimento do BPC pode ser realizado nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo site, pel

Benefícios Sociais e seus Requisitos

BenefícioDestinatárioRequisitos
INSSTodos os cidadãos brasileirosTer CPF e estar inscrito no Cadastro Único
BPCIdosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idadeRenda familiar per capita igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo por pessoa e todos os membros da família inscritos no Cadastro Único e com CPF
BPC-LOASIdosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idadeRenda familiar per capita igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo por pessoa; todos os membros da família inscritos no Cadastro Único e com CPF; e as pessoas com deficiência passarem por avaliações médicas e sociais no INSS
Meu INSSTodos os cidadãos brasileirosTer CPF e estar inscrito no Cadastro Único

Fonte:

Categorizado em: