A inflação ao consumidor da China despenca em outubro

O índice de preços ao consumidor (IPC) da China teve uma queda de 0,2% em outubro em relação ao ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS).

A redução pode ser atribuída ao fornecimento suficiente de produtos agrícolas e à desaceleração na demanda do consumidor após o Festival do Meio Outono e as férias nacionais do mês passado.

Queda nos preços dos alimentos foi um fator importante

Os preços dos alimentos caíram 4% em relação ao ano anterior em outubro, com destaque para a carne suína, cujo preço teve uma queda significativa de 30,1%. Esse declínio é maior do que o registrado em setembro, quando houve uma queda de 22%.

No entanto, os preços não alimentares tiveram um aumento de 0,7% em relação ao ano anterior em outubro. Isso indica que o IPC subjacente, excluindo alimentos e energia, teve um aumento de 0,6% no mês passado em comparação com o ano anterior.

Desaceleração ocorreu devido à oferta interna superar a demanda

De janeiro a outubro, o IPC médio cresceu 0,4%. Wen Bin, economista-chefe do Banco Minsheng da China, observa que essa desaceleração ocorreu porque a oferta interna superou a demanda no mercado chinês. A demanda externa ainda permanece fraca, mas Wen prevê um aumento ligeiro no IPC no início do próximo ano.

Índice de preços ao produtor também apresentou queda

O índice de preços ao produtor (IPP) da China registrou uma queda de 2,6% em relação ao ano anterior em outubro. Essa diminuição pode ser atribuída às flutuações nos preços internacionais do petróleo bruto e dos metais não ferrosos, além de uma base alta no mesmo período do ano passado.

Expectativa é que o IPC volte a aumentar nos próximos meses

Em resumo, o IPC da China teve uma queda de 0,2% em outubro em relação ao ano anterior, devido à oferta suficiente de produtos agrícolas e à desaceleração da demanda. Os preços dos alimentos foram os principais responsáveis pela queda, enquanto os preços não alimentares tiveram um aumento modesto. A expectativa é que o IPC volte a aumentar nos próximos meses.

FatoDetalhes
IPC da China em outubroCaiu 0,2% em relação ao ano anterior
Queda nos preços dos alimentos4% em relação ao ano anterior
Preço da carne suínaRedução de 30,1% em relação ao ano anterior
Aumento nos preços não alimentares0,7% em relação ao ano anterior
IPC médio de janeiro a outubroCrescimento de 0,4%
Previsão para o próximo anoIPC deve aumentar ligeiramente
IPP da China em outubroQueda de 2,6% em relação ao ano anterior

Com informações do site O Cafezinho.

Categorizado em: