O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está tomando medidas importantes para aumentar a segurança dos benefícios previdenciários. Uma delas é a checagem de dados para a realização da prova de vida. Esta nova medida foi adotada para evitar fraudes e garantir que apenas os beneficiários legítimos possam receber os pagamentos. Neste artigo, vamos explicar como essa nova medida vem aumentando a segurança dos benefícios previdenciários.

INSS: Prova de Vida Automática entra em Vigor

A partir deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a utilizar um sistema automatizado para a realização da prova de vida. O serviço permitirá ao órgão o cruzamento de informações sobre os segurados na base de dados do governo federal. A partir de 2023, caberá ao INSS verificar se o segurado segue vivo.

O que é a Prova de Vida Automática? De acordo com o INSS, a prova de vida passa a ser automatizada a partir deste ano. O sistema permitirá o cruzamento de informações sobre os segurados na base de dados do governo federal. A partir de 2023, caberá ao INSS verificar se o segurado segue vivo. O cidadão não é mais obrigado a sair de casa para realizar sua prova de vida.

Como Funciona?

O INSS utilizará as bases de dados do governo federal para checar se os segurados estão vivos. Isso será feito com o cruzamento de informações, cada vez que os segurados acessarem um dos serviços do governo. Até que a regulamentação da medida seja publicada, não haverá bloqueio de benefícios por falta de prova de vida. A regulamentação trará detalhes de como o INSS fará os cruzamentos de dados e de como o segurado deverá agir, caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático.

E se não for possível comprovar digitalmente?

Nesse caso, o beneficiário será notificado sobre a necessidade de realização da prova de vida, preferencialmente por meio eletrônico. Apesar disso, quem preferir pode fazer a prova de vida como nos anos anteriores: indo a uma agência da rede bancária ou usando o Meu INSS. O cidadão também pode acessar o Meu INSS ou ligar para o telefone 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita.

Quais serviços do governo federal podem ser utilizados como comprovação?

Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), explica que basta utilizar um dos serviços do governo federal para provar que está vivo. Mas salienta que a comprovação no banco onde recebe o pagamento ou no próprio INSS também pode ser feita. O novo sistema identificará atividades recentes dos segurados, que não necessariamente são relacionadas ao INSS: comprovante de voto nas últimas eleições será válido como prova de vida, já que a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é um dos serviços que constam do sistema. Além disso, os segurados também podem fazer a prova de vida por biometria facial pelo aplicativo Meu INSS.

E os servidores públicos federais inativos e pensionistas da União?

Esses cidadãos continuam tendo que realizar suas provas de vida, por meio dos aplicativos Sougov.br e Gov.br ou na agência bancária onde o pagamento é realizado, no mês do aniversário do servidor/beneficiário.

Em suma, este novo sistema automatizado facilitará muito para os beneficiários do INSS comprovarem suas vidas sem precisarem sair de casa e sem riscos de bloqueio dos benefícios por falta da comprovação.

Detalhes da Prova de Vida

CaracterísticaDescriçãoExemplo
ServiçoServiço automatizado para a realização da prova de vidaINSS: Prova de Vida Automática
Cruzamento de DadosCruzamento de informações sobre os segurados na base de dados do governo federalBase de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
ComprovaçãoComprovação de vida dos seguradosComprovante de voto nas últimas eleições

Fonte:

Categorizado em: