INSS na ilha: moradores recebem atendimento no arquipélago de Fernando de Noronha

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando uma série de atividades em Fernando de Noronha, Pernambuco, visando facilitar o acesso aos serviços da seguridade social para os moradores locais. As ações tiveram início no dia 4 com uma conferência sobre métodos de contribuição e benefícios da seguridade social. Até o dia 7, estão programados atendimentos gerais à população, análises sociais e exames médicos na ilha.

As orientações e avaliações sociais serão realizadas das 8h30 às 17h30 na Casa da Justiça e Cidadania de Noronha. Já os exames médicos acontecerão na Unidade de Saúde Familiar das 8h30 às 12h. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Superintendência Regional do INSS no nordeste do Brasil e a administração da ilha. Um anexo ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre as instituições viabiliza não apenas o acesso aos serviços da seguridade social, mas também destina recursos do orçamento do arquipélago para promover tais iniciativas presenciais.

O projeto, que ocorrerá semestralmente, oferece diversos serviços relacionados à seguridade social, como solicitação de benefícios, esclarecimento de dúvidas e consulta ao histórico de contribuição. Além disso, os processos poderão ser analisados durante esses períodos especiais no arquipélago. Vale ressaltar que as avaliações sociais e exames médicos só estariam disponíveis no continente sem essa iniciativa.

Uma das beneficiadas por essa ação foi Edna Maria, uma mulher de 63 anos que enfrentava dificuldades para resolver sua situação com o INSS há muito tempo. Com essa consulta, Edna Maria foi encaminhada corretamente e agora tem esperança de se aposentar em breve. “Eles vieram em boa hora”, afirmou ela. “Preciso descansar. Mal posso esperar”.

Essa semana especial promovida pelo INSS em Fernando de Noronha visa proporcionar atendimento personalizado aos moradores locais e melhorar a qualidade de vida da população no arquipélago pernambucano. As ações são parte de um esforço conjunto entre as instituições envolvidas, reconhecendo a importância de levar esses benefícios às comunidades mais afastadas do continente. Espera-se que essa iniciativa proporcione resultados positivos e beneficie a população local.

DataAtividadesLocal
4 de marçoConferência sobre métodos de contribuição e benefícios da seguridade socialFernando de Noronha
Até 7 de marçoAtendimentos gerais à população, análises sociais e exames médicosCasa da Justiça e Cidadania de Noronha (atendimentos) e Unidade de Saúde Familiar (exames)

Com informações do site Portal Gov.br.

Categorizado em: