Aposentados do INSS recebem benefício adicional após liberação do Conselho Federal de Justiça

Na tarde de quarta-feira (02), ocorreu uma autorização de um benefício adicional para o grupo de beneficiários do INSS. O Conselho Federal de Justiça realizou uma liberação importante na semana passada, concedendo pagamentos atrasados aos aposentados do INSS que tiveram seus benefícios por meio de processos judiciais. Essa informação foi divulgada pelo site ‘Catraca Livre’.

No total, são 84.091 processos com 109.403 beneficiários que serão atendidos pelo valor adicional liberado pelo Conselho Federal de Justiça.

É válido destacar que estão sendo liberados cerca de 1,8 bilhão de reais em pagamentos atrasados que serão disponibilizados aos beneficiários. Esse montante será utilizado para quitar as “Requisições de Pequeno Valor” relacionadas a diversos benefícios, como aposentadoria, auxílio-doença, BPC (Benefício de Prestação Continuada), pensão por morte e outros. Além disso, esses recursos serão destinados a processos que se enquadram no limite de até 60 salários mínimos.

No total, 84.091 processos com 109.403 beneficiários serão atendidos pelo valor adicional liberado pelo Conselho Federal de Justiça.

As transferências já foram realizadas para os Tribunais Federais Regionais e o processo está em andamento. Espera-se que todas as transações sejam concluídas no início da próxima semana.

Para consultar o valor depositado pelo poder judiciário, os aposentados devem fornecer seu número de CPF ou o número da OAB do advogado responsável pelo processo. Através da aba “Valor depositado em proposta”, é possível saber a quantia recebida.

Cabe ressaltar que o salário mínimo foi ajustado em 1º de maio de 2023, aumentando para 1.320 reais. Essa mudança, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial no mesmo dia, representa um aumento de 8,91% em relação ao valor do salário mínimo em 2022, que era de 1.212 reais.

Em meio a esse contexto, os aposentados podem ter dúvidas sobre o processo de liberação dos fundos adicionais e como verificar o valor depositado. No entanto, é importante frisar que as transferências já foram realizadas pelos Tribunais Federais Regionais e é necessário fornecer alguns dados pessoais para acessar as informações. Além disso, é relevante mencionar o aumento significativo do salário mínimo em relação ao ano anterior.

DataInformação
02 de maio de 2023Autorização de benefício adicional para beneficiários do INSS
Semana passadaConselho Federal de Justiça libera pagamentos atrasados aos aposentados do INSS
R$1,8 bilhão em pagamentos atrasados serão disponibilizados
Valor será utilizado para quitar “Requisições de Pequeno Valor” relacionadas a diversos benefícios
84.091 processos com 109.403 beneficiários serão atendidos
Transferências já foram realizadas para os Tribunais Federais Regionais
Consulta do valor depositado através do número de CPF ou número da OAB do advogado responsável
Aumento do salário mínimo para R$1.320,00

Com informações do site TV Foco.

Categorizado em: