Mutirões de avaliação social e de perícia médica terão 2.492 vagas no final de semana

No próximo fim de semana, será realizado um evento focado na análise social e exames médicos em várias regiões do Brasil. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está adotando medidas para acelerar a avaliação de benefícios, como subsídios por doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência. Serão oferecidas 2.412 consultas em diferentes locais: Duque de Caxias e Macaé (RJ), Teresina (PI), Iguatu (CE), Campina Grande (PB) e Distrito Federal.

No Distrito Federal, as consultas serão realizadas em quatro lugares diferentes: Taguatinga, Sobradinho, Luziânia e na estação Na Hora da Asa Sul. Serão disponibilizadas 1.218 consultas no total, sendo que a estação Na Hora da Asa Sul terá o maior número, com 630 consultas. Os atendimentos serão realizados por uma equipe composta por 29 assistentes sociais, 14 médicos examinadores e 31 membros da equipe administrativa.

Essas maratonas de consultas já estavam ocorrendo em todo o país desde julho deste ano, antes mesmo da implementação do Programa Confrontacional de Linha de Seguridade Social. De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, essa é mais uma iniciativa para reduzir as filas de solicitações e fornecer serviços mais rápidos à população.

No Rio de Janeiro, serão realizadas duas ações: uma em Duque de Caxias e outra em Macaé. Na Baixada Fluminense, haverá também um número disponível de consultas para exames médicos e avaliações sociais. Em Campina Grande, na Paraíba, as consultas ocorrerão na Agência de Seguridade Social em Dinamérica. Já no Ceará, haverá três agências envolvidas, onde serão distribuídas 350 consultas para avaliações sociais e exames médicos. Em Teresina, no Piauí, serão oferecidas 410 consultas no total.

Para participar dessas maratonas de consultas, é necessário agendar uma consulta através do Central 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h.

Essas iniciativas têm como objetivo agilizar o processo de avaliação dos benefícios oferecidos pelo INSS e garantir um atendimento mais eficiente para a população que precisa desses serviços. A expectativa é que esses eventos contribuam para reduzir as filas de solicitações e oferecer suporte adequado aos beneficiários. É importante destacar que essa é a primeira vez que uma maratona desse tipo está sendo realizada na Gerência Executiva do Distrito Federal.

LocalidadesNúmero de ConsultasEquipe
Duque de Caxias e Macaé (RJ)IndisponívelIndisponível
Teresina (PI)41029 assistentes sociais, 14 médicos examinadores e 31 membros da equipe administrativa
Iguatu (CE)35029 assistentes sociais, 14 médicos examinadores e 31 membros da equipe administrativa
Campina Grande (PB)IndisponívelIndisponível
Distrito Federal1.21829 assistentes sociais, 14 médicos examinadores e 31 membros da equipe administrativa

Com informações do site GOV.BR.

Categorizado em: