INSS retoma atendimento nas agências e vai liberar auxílio-doença em unidades que perito faltar

As agências do INSS estarão abertas normalmente na sexta-feira (3), após o feriado do Dia de Finados. O atendimento acontecerá no horário habitual, das 7h às 17h ou das 8h às 17h, dependendo da região e unidade.

Para os segurados que tiveram consultas médicas agendadas e não foram atendidos por falta de perito, será possível solicitar benefícios utilizando o serviço Atestmed. Esse serviço requer a apresentação de um certificado online contendo informações como nome completo, data de emissão, diagnóstico completo ou código da CID (Classificação Internacional de Doenças), assinatura digital do profissional e identificação do médico.

Caso seja necessário solicitar afastamento por doença através do Meu INSS, é importante ter em mãos um atestado médico, relatórios e exames recentes. Os documentos serão analisados pela agência e estima-se que os benefícios serão concedidos em até 15 dias.

Se a solicitação estiver relacionada a acidente de trabalho ou doença ocupacional, também será feito o agendamento de consultas. No entanto, a Associação Nacional de Médicos Examinadores (ANMP) instruiu os examinadores a estenderem o feriado do Dia de Finados devido ao descumprimento por parte do governo na previsão antecipada de consultas na agenda.

É válido ressaltar que os examinadores médicos federais têm enfrentado resistência da atual administração, que implementou medidas para reduzir as filas do INSS. Uma dessas medidas é a possibilidade de estender o afastamento por doença sem a necessidade de exame, com renovação automática até abril de 2024.

A ANMP orienta os examinadores médicos federais a enviarem e-mail institucional aos seus superiores informando sua ausência no trabalho na próxima sexta-feira (11/03), como forma de protesto e alerta ao governo. A associação também destaca a possibilidade de greve.

Uma portaria conjunta do INSS e do Ministério da Previdência Social publicada na quarta-feira (1º) determinou a prorrogação automática dos afastamentos por doença, sem a necessidade de um novo exame médico. Essa medida faz parte das ações para combater as longas filas de benefícios e resolver os problemas enfrentados pelos segurados.

Com base nessas informações, é possível afirmar que as unidades do INSS estarão abertas normalmente após o feriado do Dia de Finados. Os segurados que precisarem solicitar benefícios ou afastamento por doença devem estar atentos aos requisitos e procedimentos necessários. A ANMP continua atuante em defesa dos interesses dos examinadores médicos federais, buscando melhores condições de trabalho e garantindo o cumprimento das normas.

Funcionamento das Unidades do Seguro Social após o Feriado de Finados
As unidades do Seguro Social terão seu funcionamento regular na sexta-feira (3), um dia após permanecerem fechadas durante o feriado do Dia de Finados. As agências estarão abertas em seu horário habitual, que varia das 7h às 17h ou das 8h às 17h, dependendo da região e unidade.
Para os segurados que possuem consultas médicas agendadas e não foram atendidos devido à ausência do examinador, será possível solicitar benefícios por meio do Atestmed. Esse serviço requer a apresentação de um certificado online, que deve conter informações como o nome completo, data de emissão, diagnóstico completo ou código da CID (Classificação Internacional de Doenças), assinatura digital do profissional e identificação do médico.
Caso seja necessário solicitar afastamento por doença através do Meu INSS, é importante ter em mãos um atestado médico, relatórios e exames recentes. O atendente da agência fará uma cópia dos documentos e registrará a solicitação. Após análise dos documentos, estima-se que os benefícios serão concedidos em até 15 dias.
Se a solicitação estiver relacionada a acidente de trabalho ou doença ocupacional, também será feito o agendamento de consultas. Importante mencionar que os examinadores receberam instruções da ANMP (Associação Nacional de Médicos Examinadores) para estender o feriado do Dia de Finados devido ao descumprimento por parte do governo em relação à previsão antecipada de consultas na agenda, conforme comunicado da associação.
É válido ressaltar que os examinadores médicos federais têm enfrentado resistência da atual administração, que implementou medidas para reduzir as filas do INSS. Uma dessas medidas é a possibilidade de estender o afastamento por doença sem a necessidade de exame, com renovação automática até abril de 2024.
A ANMP orienta os examinadores médicos federais a enviarem e-mail institucional aos seus superiores imediatos informando sua ausência no local de trabalho na próxima sexta-feira (11/03), como forma de protesto e alerta ao governo. A associação também ressalta que poderão entrar em greve.
Em uma portaria conjunta do instituto e do Ministério da Previdência Social publicada na quarta-feira (1º), foi determinada a prorrogação automática dos afastamentos por doença quantas vezes forem necessárias, sem a exigência de um novo exame médico. Essa mudança faz parte das ações para combater as longas filas de benefícios e resolver os problemas enfrentados pelos segurados.
Com base nessas informações, é possível afirmar que as unidades do Seguro Social estarão abertas normalmente após o feriado do Dia de Finados. Os segurados que precisarem solicitar benefícios ou afastamento por doença devem estar atentos aos requisitos e procedimentos necessários. A ANMP continua atuante em defesa dos interesses dos examinadores médicos federais, buscando melhores condições de trabalho e garantindo o cumprimento das normas.

Com informações do site UOL.

Categorizado em: