O presidente Lula nomeia três novos ministros para o STJ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou três novos ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que tomarão posse no próximo dia 22 de novembro.

No dia 10 de novembro, o presidente Lula anunciou a nomeação dos três novos ministros para o STJ. As nomeações foram aprovadas pelo Senado em 25 de outubro e publicadas em uma edição extra do Diário Oficial.

A advogada Daniela Rodrigues Teixeira foi escolhida para ocupar a vaga deixada por Felix Fischer, que se aposentou. Com mais de 23 anos de experiência na advocacia, Teixeira possui um mestrado em Direito Penal do Instituto Brasileiro de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa. Além disso, ela já atuou como membro da Comissão para Reforma da Lei de Lavagem de Dinheiro estabelecida pela Câmara dos Deputados e como conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

José Afrânio Vilela, juiz do Tribunal Estadual de Minas Gerais, assumirá o cargo deixado pelo falecimento de Paulo de Tarso Vieira Sanseverino. Formado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia em 1985, Vilela ingressou no poder judiciário em 1989 e atuou em diferentes distritos judiciários, incluindo Resende Costa, Bom Sucesso, Contagem e Belo Horizonte. Entre 2018 e 2020, ocupou o posto de primeiro vice-presidente do tribunal estadual.

Teodoro Silva Santos, juiz do Tribunal Estadual do Ceará, assumirá o cargo que pertencia a Jorge Mussi, que se aposentou. Santos possui mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza e atua como juiz no TJCE desde 2011. Atualmente, ele é o presidente da Sala de Direito Público do tribunal cearense e já ocupou o cargo de presidente do Poder Judiciário do Ceará.

Com essas nomeações, o STJ recebe três novos ministros altamente qualificados nas áreas de Direito Penal, Direito Estadual e Direito Constitucional. A chegada desses profissionais trará um novo fôlego para o tribunal e contribuirá para a efetividade da justiça no país.

É importante ressaltar que as seleções foram realizadas após uma criteriosa análise dos currículos e experiências dos indicados. O presidente Lula buscou profissionais com conhecimentos especializados em áreas essenciais para fortalecer a atuação do STJ.

A posse dos novos ministros está marcada para o próximo dia 22 de novembro, quando iniciarão oficialmente suas atividades no tribunal.

MinistroÁrea de AtuaçãoExperiência
Daniela Rodrigues TeixeiraDireito PenalMestrado em Direito Penal, membro da Comissão para Reforma da Lei de Lavagem de Dinheiro e conselheira federal da OAB
José Afrânio VilelaDireito EstadualJuiz do Tribunal Estadual de Minas Gerais, primeiro vice-presidente do tribunal estadual entre 2018 e 2020
Teodoro Silva SantosDireito ConstitucionalMestrado em Direito Constitucional, presidente da Sala de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará

Com informações do site G1.

Categorizado em: