Em geral, anexo não autenticado no inss significa que o documento não foi assinado pelo segurado. Isto é, o segurado não confirmou sua identidade e, portanto, o documento não tem validade.

Isso pode ocorrer, por exemplo, quando o segurado apresenta um documento de identidade falso ou incompleto. Outra possibilidade é que o documento esteja em nome de outra pessoa.

Neste caso, o documento não terá validade e o segurado não poderá usufruir dos benefícios do INSS.

Para evitar este problema, é importante que o segurado apresente um documento válido e completo quando for solicitado pelo INSS.

Além disso, é importante que o documento esteja em seu nome. Dessa forma, o segurado poderá usufruir dos benefícios do INSS sem problemas.

Como corrigir anexo não autenticado na Previdência Social?

Desde 2009, o Ministério da Previdência tem um programa de correção de anexo não autenticado no INSS. Este programa tem como objetivo ajudar os segurados a regularizarem sua situação perante o INSS, permitindo-lhes obter os benefícios a que têm direito.

Para corrigir o anexo não autenticado, o segurado deve apresentar uma série de documentos à Previdência. São eles:

  • Cópia do RG e CPF;
  • Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • Cópia da certidão de óbito, se for o caso;
  • Cópia da carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
  • Cópia dos comprovantes de rendimentos, se for o caso;
  • Cópia da certidão de reservista ou do certificado de dispensa de incorporação, se for o caso;
  • Cópia da declaração de imposto de renda, se for o caso;
  • Cópia do comprovante de endereço.

Além dos documentos acima, o segurado deve apresentar uma declaração, assinada por ele mesmo, em que informa os dados que constam no anexo não autenticado e os dados que deveriam constar no anexo autenticado.

Após a apresentação dos documentos, o segurado receberá um novo anexo, autenticado, contendo as informações corretas. A partir daí, ele poderá solicitar os benefícios a que tem direito, como aposentadoria, auxílio-doença ou pensão por morte.

O programa de correção de anexo não autenticado no INSS é uma oportunidade para que os segurados regularizem sua situação e obtenham os benefícios a que têm direito. Por isso, é importante que as pessoas fiquem atentas a este programa e busquem a correção do seu anexo o quanto antes.

Porque é importante corrigir o quanto antes?

O INSS não é apenas um órgão fiscalizador, mas também um órgão de correção. Se você recebeu um anexo não autenticado, é importante que o corrija o quanto antes. O motivo é simples: o anexo não autenticado pode levar à suspensão do seu benefício.

Por quê? O anexo não autenticado pode ser uma farsa. Pode ser que alguém esteja tentando se aproveitar da sua situação para obter um benefício que não tem direito. Ou pode ser que o anexo esteja incompleto ou com informações erradas.

No primeiro caso, a pessoa pode ser penalizada com a suspensão do benefício. No segundo caso, o anexo pode ser devolvido para correção, o que atrasa o processo.

Por isso, é importante que você corrija o anexo não autenticado o quanto antes. Só assim você pode ter a certeza de que o seu benefício não será suspensão e o processo não será atrasado.

Categorizado em: