PF coloca em ação 2ª fase de operação contra queimadas ilegais no Amazonas

A Polícia Federal deu início à segunda fase da “Operação Depuracão” em Manaus, como parte das estratégias preventivas e repressivas contra os incêndios ilegais na região metropolitana. Por meio de uma inspeção aérea concentrada no município de Autazes, indícios de atividade criminosa foram identificados em terras indígenas. As investigações continuam com o monitoramento por meio de sistemas de geoprocessamento para identificar e confirmar crimes ambientais.

Na primeira fase da “Operação Depuracão”, inspeções foram realizadas em fábricas de cerâmica e serrarias. Estabelecimentos envolvidos em atividades ilegais relacionadas à extração de argila, incêndios, desmatamento e falta de plano de recuperação para áreas degradadas foram fechados. Além disso, armas e munições de origem desconhecida foram apreendidas.

Situação ambiental crítica na Amazônia

A situação ambiental na Amazônia é considerada extremamente crítica, com uma seca intensa que é uma das piores já registradas na história, segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima. Diante desse cenário preocupante, foi solicitada pela Defensoria Pública a intervenção do Supremo Tribunal Federal através do Ministério Público Federal. Medidas estão sendo implementadas para combater os incêndios, o desmatamento e os efeitos da seca, como investimentos em equipamentos, capacitação de equipes, antecipação de benefícios sociais e alinhamento com o governo federal.

O envio de 150 bombeiros para a região foi anunciado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que classificou a situação na Amazônia como “muito grave”. O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, ressaltou a importância das operações para investigar e punir os responsáveis por incêndios e emissões de gases poluentes na Região Metropolitana de Manaus.

As autoridades estão adotando medidas preventivas e repressivas para lidar com os incêndios ilegais e outros crimes ambientais na Amazônia em 2023. No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito para garantir a preservação dessa importante área natural.

DataInformações
16/08/2023Polícia Federal inicia segunda fase da “Operação Depuracão” em Manaus
13/08/2023Primeira fase da “Operação Depuracão” fecha estabelecimentos envolvidos em atividades ilegais
Situação ambiental na Amazônia é considerada extremamente crítica
Ministra do Meio Ambiente anuncia envio de 150 bombeiros para a região
Autoridades adotam medidas preventivas e repressivas contra incêndios ilegais e crimes ambientais

Com informações do site PF (Polícia Federal)

Categorizado em: