Procon interdita lojas da Casa & Video por oferta de crédito abusivo em Juiz de Fora

O Procon da cidade de Juiz de Fora interditou diversas lojas da rede Casa & Video por oferta de crédito abusivo. No dia 7 de hoje, o órgão fechou essas lojas após constatar que estavam realizando promoções de crédito consideradas “abusivas e irresponsáveis”, desrespeitando as leis de proteção ao consumidor e contribuindo para o endividamento excessivo dos cidadãos.

De acordo com a análise feita pelo Procon, a empresa não estava verificando adequadamente a situação financeira dos clientes antes de oferecer crédito, dificultando assim a compreensão dos riscos envolvidos na obtenção desse tipo de serviço. Esse procedimento vai contra as leis de proteção ao consumidor, que exigem a análise das informações disponíveis nos bancos de dados de proteção ao crédito para evitar que pessoas sejam levadas a um endividamento imprudente.

Como consequência dessa infração, as lojas da Casa & Video permanecerão fechadas até que a empresa infratora faça uma contrapublicidade nos mesmos meios, local, espaço e momento em que anunciou sua oferta abusiva. Essa medida tem como objetivo reparar os danos causados pela propaganda enganosa e abusiva. Caso o representante legal da empresa se recuse a cumprir essa determinação, estará sujeito às penalidades previstas no Código Penal por crime de desobediência.

Além do fechamento das lojas, os serviços de concessão de crédito e outros nas unidades localizadas na Avenida Brasil e Rua Halfeld também foram temporariamente suspensos pelo órgão fiscalizador. Essas medidas visam garantir que os consumidores não sejam lesados e que a empresa seja responsabilizada por suas infrações.

A assessoria de imprensa da Casa & Video ainda não forneceu uma resposta sobre a situação. Continuaremos acompanhando o desdobramento desse caso e atualizaremos nossos leitores assim que tivermos um posicionamento.

Caso os consumidores identifiquem qualquer irregularidade nas lojas da cidade, é possível fazer denúncias através do número de telefone (32) 3690-7984, no site Prefeitura Ágil ou pessoalmente, mediante agendamento prévio, pelos números (32) 3690-7610 ou (32) 3690-7611. Essas opções estão disponíveis para garantir que as reclamações sejam registradas e as medidas necessárias sejam tomadas para proteger os direitos dos consumidores.

Restaurante também é fechado por servir alimentos inadequados

Em outro acontecimento relacionado, um restaurante também foi fechado por servir alimentos inadequados, totalizando 50 kg. O Procon está atuando em diversas frentes para garantir a segurança e o cumprimento das leis de proteção ao consumidor na cidade de Juiz de Fora.

Diante desses casos, é fundamental que os órgãos fiscalizadores estejam atentos e que as empresas estejam cientes de suas responsabilidades perante os consumidores. A proteção ao consumidor deve ser levada a sério para evitar práticas abusivas e garantir um ambiente seguro para todos.

NotíciaResumo
Procon fecha lojas da Casa & Video em Juiz de ForaLojas fechadas por promoções de crédito abusivas
Análise do Procon identifica falta de verificação financeiraEmpresa não analisava situação dos clientes adequadamente
Lojas permanecerão fechadas até contrapublicidadeMedida visa reparar danos causados pela propaganda abusiva
Serviços de concessão de crédito suspensos nas unidadesMedida para proteger consumidores e responsabilizar a empresa
Restaurante também é fechado por servir alimentos inadequadosProcon atua para garantir segurança e cumprimento das leis

Com informações do site Tribuna de Minas.

Categorizado em: