O recadastramento INSS surgiu no ano de 2012 como uma inciativa para que os cidadãos recebessem seus benefícios através de uma conta corrente e um cartão magnético ou poupança.

Além de ser um jeito de sempre manter os dados dos beneficiários atualizados.

Ou seja, o objetivo do Instituto Nacional do Seguro Social é atualizar o cadastro e resguardar o direito do benefício para apenas quem de fato possui direito, pois muitas pessoas se passavam pelos beneficiários para receber o benefício.

O prazo para a época de recadastramento é sempre definido pelo próprio INSS. Por isso sempre observe os prazos para não correr nenhum risco de perder o benefício pela falta de recadastramento.

Com base nisso, analisaremos alguma as principais informações sobre o assunto:

Qual o objetivo do recadastramento?

O principal objetivo do recadastramento INSS é evitar fraudes referentes ao recebimento dos benefícios do INSS.

Essa atualização serve para comprovar se aquele beneficiário ainda está vivo, ou se ainda está doente ou incapacitado para realizar suas atividades laborais.

Porém, se você não conseguiu realizar o seu recadastramento INSS por qualquer motivo, seja doença ou impossibilidade de locomoção, dentro do prazo estabelecido, o mais aconselhável será nomear um procurador com o devido registro em cartório, para que o mesmo possa recadastrar o benefício no seu lugar.

Ele também pode ser feito através de procurador, além de servir também para os beneficiários brasileiros que residem no exterior.

Infelizmente o que estamos vendo é um crescimento de pessoas que ainda possuem direito e vêem seu benefício negado mesmo quando ainda possui o direito á receber o seu benefício junto á Previdência.

recadastramento inss

Como realizar o procedimento?

O Instituto Nacional tem a missão de garantir o pagamento dos aposentados e pensionistas e para isso procura aperfeiçoar cada vez o mais o seu sistema, com a finalidade de conceder o benefício para o real legitimado.

Ou seja, a ideia do recadastramento anual é viabilizar as informações dos usuários.

Além de que para realizar o recadastramento é preciso comparecer a uma agência do INSS. Esse serviço não pode ser feito de forma online.

Uma grande novidade sobre o serviço é que agora a sua periodicidade será realizada de 5 em 5 anos, e apenas nesse tempo será revisado o documento e os dados do beneficiário.

Mas se o aposentado ou pensionista não efetivar seu recadastramento no mês do seu aniversário, seu benefício será automaticamente suspenso e só voltará a regularização depois de constado no sistema.

E se houver por parte do Instituto qualquer suspeita sobre a veracidade das informações apresentadas, o próprio INSS poderá solicitar ao aposentado ou pensionista o comparecimento à sede da agência mais próxima dele para averiguarem as informações que foram informadas.

Você pode consultar todos os seus benefícios no Meu INSS, diretamente do seu computador.

Mudanças com bancos

 O recadastramento INSS passou a ser realizado em qualquer agência de instituição bancária, o que antes era privativo apenas da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do BRB – banco de Brasília.

Hoje em dia, fora essas instituições, outras nove foram credenciadas para o recadastramento e são elas; Itaú, Bradesco, Santander, Banrisul, HSBC, Cecoopes, Banese, Bancoob e Sicredi.

Porém, o modelo continua o mesmo; o beneficiário comparece pessoalmente ao banco no mês do seu aniversário portando os documentos pedidos de acordo com a instituição.

Então, se você faz aniversário no mês de julho, terá o próprio mês do seu aniversário mais os dois seguintes para realizar o recadastramento, ou seja, mais agosto e setembro.

Mas se não puder comparecer no mês estabelecido é só entrar em contato com a unidade de recursos humanos do qual está vinculado e pedir orientações para fazer a prova de vida.

documentos

Documentos necessários:

De acordo com o banco escolhido os documentos necessários para o recadastramento mudam como por exemplo:

  • Banco do Brasil: No BB é necessário um documento com foto, o comprovante de residência e o CPF.
  • Santander: Apenas é necessário documento com foto.
  • Caixa Econômica Federal: apresenta como requisito obrigatório um documento com foto, e o opcional será um comprovante de residência.
  • Itaú Unibanco: os documentos obrigatórios são o cartão magnético e um documento com foto.
  • Bradesco: o cartão INSS ou o cartão da conta e um documento com foto. Além de que poderá ocorrer o cadastro biométrico e nesse caso apenas é necessário a leitura da palma da mão.

Prova de vida

Outra nomenclatura dada para realizar o recadastramento é a prova de vida INSS.

Que também tem a função de comprovar todos os dados cadastrais do segurado com o intuito de proporcionar o recebimento do benefício para quem de fato possui o direito de receber.

Além de que ocorre de maneira periódica. Então, se por algum motivo você não foi analisar sua prova de vida INSS, procure a agência mais próxima do Instituto Nacional e peça para verificar como anda sua situação cadastral.

Isso é fundamental para que o contribuinte não perca seu benefício.

Ficou alguma dúvida sobre o tema? É só mandar sua pergunta para a nossa equipe pelos comentários abaixo ou por e-mail, que será respondido o mais breve possível.